Conheça o significado de 46 nomes de personagens masculinos e femininos de animes, tipo de desenhos animados de produção japonesa.

Naruto Uzumaki

Personagem principal da série de mangá “Naruto”, ele é um ninja cheio de poderes e habilidades. Seu nome tem origem a partir de uma comida tradicional do Japão, chamada de Narutomaki, que significa “massa de peixe servida sobre o lámen”.

Goku

Chamado de Son Goku, ele é um dos personagens de mangá mais conhecidos ao redor do mundo, protagonizando a série japonesa “Dragon Ball”. Ele é um saiyajin bastante engraçado. Seu nome significa “esclarecimento celeste”, “percepção celestial”.

Hinata Hyuga

Sendo uma das principais personagens da série de mangá “Naruto”, a Hinata é membro do clã Hyuga, sendo mestre da técnica chamada de byakugan, que a fez ter uma visão perto de 360°, além de outros poderes. Seu nome próprio significa “lugar ao Sol”, “local ensolarado”, “em direção ao Sol”, “girassol”.

Sakura Haruno

Personagem fictícia do mangá “Naturo”, a menina de cabelos rosas é considerada uma ótima lutadora, que domina as artes ninjas medicinais. Seu nome é um dos mais populares no Japão e significa “flor de cerejeira”, “excelente florescimento”.

Gohan

Gohan é o filho de Goku do mangá “Dragon Ball”, ele vai aparecer na segunda parte da franquia, chamada de “Dragon Ball Z”. Ele é considerado um híbrido, metade humano e metade saiyajin. O seu nome quer dizer “aquele que é alimentado pelo entendimento” ou “esclarecimento que alimenta”.

Sasuke Uchiha

Esse personagem do anime “Naruto” é amigo e, ao mesmo tempo, tem rivalidade com o protagonista Naruto Uzumaki. Seu nome é baseado no pai do Terceiro Hokage, chamado de Sasuke Sarutobi e significa “aquele que socorre”, “ele é uma grande ajuda”, “dele esperamos socorro”.

Kaneki Ken

Esse nome se refere ao protagonista do mangá “Tokyo Ghoul”, ele é um jovem que se transforma, se tornando metade humano e metade ghoul. Ghouls são criaturas com aparência humana, mas que vivem à caça de carne de humanos para comer. Kaneki significa “graciosidade de Deus”.

Keiko Yukimura

Essa personagem faz parte da série de mangá japonesa chamada “Yu Yu Hakusho”, na qual o protagonista Yusuke Urameshi forma um par romântico com ela. Keiko é um nome feminino popular no Japão e significa “criança ou filha abençoada”, “criança ou filha alegre”, “criança ou filha feliz”, “criança ou filha valente”, “criança ou filha honrada”.

Kurama Youko

Fazendo parte da série de mangá “Yu Yu Hakusho”, esse personagem é um youkai-raposa que após ter sido ferido por um caçador reencarnou em uma criança. O nome próprio Kurama significa “aquele que guarda os cavalos”, “refúgio dos cavalos”, “aquele que tem cavalos”; “ele possui a verdade”.

Fuyuki Hinata

Esse nome se refere ao protagonista da série de mangá “Keroro Gunso”. Seu nome próprio é composto pelos kanjis fuyu, que pode significar “inverno” e ki, que pode significar “árvore, nobre, valioso, esperança”. Significa “árvore de inverno”, “inverno nobre”, “inverno valioso”, inverno de esperança” ou “esperança no inverno”.

Vegeta

Egoísta e orgulhoso, o personagem Vegeta ou Príncipe Vegeta faz parte da série de mangá “Dragon Ball”. Ele evolui de vilão para anti-herói. Seu nome significa “vegetal”.

Roronoa Zoro

Personagem de série de mangá “One Piece”, Ronronoa é considerado um caçador de piratas. Seu nome provavelmente foi inspirado em um pirata verdadeiro, o francês François L'Olonnais.

Ichigo Kurosaki

Esse nome se refere ao personagem principal da série de mangá “Bleach”, o qual ganha a habilidade de poder ver, tocar e falar com os espíritos de pessoas mortas. Seu nome próprio possivelmente significa “morango”. Também pode querer dizer um-cinco, sendo ichi o número um e go o número cinco, já que o personagem aparece com o número 15 frequentemente. Há a possibilidade também de significar “protegendo um”.

Kenshin Himura

Como protagonista do mangá “Rurouni Kenshin”, o nome próprio Kenshin é composto pelos elementos ken, que significa “espada” e shin, que quer dizer “coração”, pois o personagem é um espadachim pacífico e que tem compaixão.

Kakashi Hatake

Kakashi é um dos personagens mais populares do anime “Naruto”, ele é um gênio ninja, que possui uma personalidade forte e é cheio de habilidades. Seu nome completo significa “espantalho do campo”, pois ele assusta o perigo e protege os ninjas mais jovens.

Ochaco Uraraka

Essa personagem do anime “My Hero Academia” é uma jovem muito animada e positiva, que tem o seu nome próprio composto pelos elementos ocha, que se refere ao chá, especialmente o chá-verde, e co, que quer dizer criança, ficando “criança do chá”. Já o seu sobrenome tem o sentido de “brilhante e bonita”.

Ryuko Matoi

Ryuko é a personagem principal do anime intitulado de “Kill la Kill”, ela entra na Academia Honnouji para descobrir o assassino do seu pai e vingar a morte dele. Seu nome tem diversas possibilidades de significado, dentre elas: "criança errante", "criança perdida", "criança meteoro", "dois grandes rivais".

Light Yagami

Também chamado de Raito Yagami, esse personagem é o principal do mangá “Death Note”, é ele que encontra o caderno sobrenatural com o nome de death note, onde quando se escreve o nome de alguém e visualiza a morte da pessoa, ela acaba por morrer. Seu nome próprio significa "luz", com o kanji relativo também à palavra lua. Já seu sobrenome quer dizer "noite" ou "deus".

Chihiro Ogino

Personagem principal da animação “A Viagem de Chihiro”, ela é uma criança que vai adentrar em um mundo sobrenatural. Seu nome é composto pelos kanjis chi, que significa "mil" e hiro, que quer dizer "procurar, pesquisar". É dito que o criador da animação, Miyazaki, faz uma crítica quando Chihiro passa a se chamar Sen no meio da história, que significa somente "mil", relativo a um número, simbolizando a perca da sua identidade. Por isso o nome do filme em japonês é "Sen to Chihiro no Kamikakushi".

Yusuke Urameshi

Protagonista do mangá “Yu Yu Hakusho”, Yusuke significa “ajudante de fantasma”.

Usagi Tsukino

Sendo a protagonista da série de mangá “Sailor Moon”, Usagi também é chamada de Serena Tsukino no Brasil. Seu nome significa “coelho da lua”, referente a uma lenda japonesa de um coelho que vivia na lua.

Mitsuha Miyamizu

Protagonizando a animação japonesa “Kimi no na wa” com o personagem Taki Tachibana, Mitsuha é uma jovem garota que vive na cidade rural de Itomori, no Japão. O nome Mitsuha provavelmente significa "três folhas".

Lelouch Lamperouge

Personagem da série de anime “Code Geass”, Lelouch é considerado um anti-herói, sendo o líder da Ordem dos Cavaleiros Negros. Seu nome possivelmente surge a partir do francês e significa “obscuro, desonroso, duvidoso”.

Seto Kaiba

Como um personagem esnobe e que se sente superior, Seto Kaiba faz parte da série de mangá Yu-Gi-Oh!, sendo um dos principais rivais do protagonista Yugi. É provável que seu nome seja uma variação de Seth, em relação ao deus egípcio, com origem no egípcio Swtkh, possivelmente significa “aquele que foi definido”, “o nomeado”; "coluna, pilar" ou "deslumbramento".

Tanjiro Kamado

Protagonista da série de mangá “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba”, Tanjiro é um garoto de bom coração que se torna um caçador de demônios. Possivelmente seu nome significa “segundo filho de alto valor”.

Edward Elric

Esse personagem divide o protagonismo com seu irmão mais novo, Alphonse, na série de mangá “Fullmetal Alchemist”, sendo o alquimista federal mais jovem. Seu nome é a versão inglesa de Eduardo e significa "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico".

Levi Ackerman

Também chamado de Capitão Levi, esse personagem faz parte do anime “Shingeki no Kyojin”, liderando o Esquadrão de Operações Especiais. Seu nome próprio quer dizer "ligado", "unido" ou "vinculado a alguma coisa ou alguém".

Akane Tsunemori

Com uma personalidade que acredita na moralidade da lei e da ordem, a personagem Akane, da série de mangá “Psycho-Pass”, tem a função de inspetora novata na Unidade Um ou Divisão Um. Seu nome surge a partir do kanji akane, que quer dizer “vermelho profundo” ou “sangrento”.

Yomiko Readman

O nome próprio dessa personagem significa literalmente “mulher que lê” e tem tudo a ver com a sua função na série, sendo apelidada de “the paper”, pois ela é uma agente da Divisão de Operações Especiais da Biblioteca Britânica do anime “Read or Die”.

Rintarou Okabe

Esse personagem faz parte da série de anime “Science Adventure”, sendo um cientista louco que fundou o Laboratório de Dispositivos do Futuro. Seu nome provavelmente é composto pelos kanjis rin, que significa "ética", ta, que é "grosso, grande" e rou, que quer dizer "filho". Pode significar "grande filho da ética".

Gintoki Sakata

Gintoki é o protagonista da série "Gintama", ele é um samurai muito habilidoso, que é fundador e presidente do Yorozuya. Seu nome é composto pelos elementos gin, que é "prata" e toki, que significa "tempo", ficando com o sentido de "tempo de prata".

Killua Zoldyck

Como um dos principais personagens da série de anime "Hunter x Hunter", Killua é um garoto que provém de uma família de assassinos profissionais, sendo que ele recebeu um ótimo treinamento para suportar vários tipos de tortura, inclusive seu nome vem de matar ou kill em inglês.

Itachi Uchiha

Um dos personagens mais populares do anime “Naruto”, o vilão Itachi faz parte do clã Uchiha, como um ninja muito hábil e poderoso. Seu nome significa "fuinha", "doninha", referente ao animal carnívoro de mesmo nome.

Hachiman Hikigaya

Esse personagem fictício faz parte da série de mangá "Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru", como um adolescente pessimista, de mente fechada e realista, que é forçado a se juntar ao clube de serviço voluntário da sua escola. Seu nome próprio possivelmente significa "oito estandartes".

Rem

Essa personagem feminina é uma das principais do anime “Re:Zero”. É dito que no fim do arco 3 da série ela teve seu nome e memórias comidos pelo personagem Lye Batenkaitos, pode ser por esse fato que seu nome é Rem, do inglês remember, que é “lembrar”.

Yato

Como um deus menor e personagem da série de mangá "Noragami", Yato tem o sonho de se tornar um deus grandioso e adorado pelas massas. Seu nome possivelmente significa "noite interrompida", também pode ser uma referência ao deus do folclore japonês chamado Yato-no-kami.

Spike Spiegel

Esse personagem faz parte de um dos animes mais aclamados, o futurístico "Cowboy Bebop". Spike é um dos caçadores de recompensas que perseguem criminosos pelos planetas do sistema solar. Seu nome significa “espigão”, “aquele que tem cabelos espigados”, “aquele que tem unhas compridas”.

Hitagi Senjougahara

Essa personagem faz parte da série de anime “Monogatari”, ela é uma estudante do terceiro ano do ensino médio que possui uma "doença incurável". Não se sabe o significado ao certo do nome Hitagi, provavelmente se relaciona ao termo para "obras públicas".

Yuno Gasai

Como a segunda personagem principal da série “Mirai Nikki” ou “Diário do Futuro”, essa jovem de 14 anos de cabelos rosas é a portadora de um dos chamados Doze Diários do Futuro. Yuno provavelmente significa "cidra existente" (relativo à árvore asiática) ou "razão de existir".

Saitama

Sendo um super-herói na série de anime "One Punch-Man", Saitama é poderoso e consegue derrotar qualquer adversário com um único soco. Possivelmente o nome dele foi baseado em uma província japonesa, que fica na região de Kanto, próxima a Tóquio.

Nozomu Itoshiki

Esse nome diz respeito ao protagonista do mangá “Sayonara, Zetsubou-Sensei”, ele é um professor do ensino médio que é o filho mais novo da família Itoshiki. Seu nome próprio provavelmente significa "esperança" ou "desejo", porém é seu sobrenome que reflete suas características, pois juntando os kanjis de Itoshiki, lembra a palavra zetsubō, que significa "desespero", já que o personagem tem uma atitude extremamente negativa e pessimista.

Sakamichi Onoda

Esse personagem vai fazer parte do mangá intitulado “Yowamushi Pedal”, sendo ele o protagonista que adora andar de bicicleta e subir colinas íngremes, devido a isso seu nome próprio significa “declive”, “ladeira”.

Guts

Personagem principal do anime chamado de “Berserk”, Guts é um homem poderoso, ex-mercenário que comandava um grupo de ataques chamado "Bando do Falcão". O mangá foi baseado na Europa Medieval. Não se sabe a origem ou significado do nome, somente que o criador, Kentaro Miura, queria um nome de sonoridade simples e que parecesse um nome alemão.

Yoruichi Shihoin

Inteligente e poderosa, Yoruichi é uma das personagens principais da série de anime “Bleach”. Seu nome próprio significa “noite um”.

Natsu Dragneel

Esse nome faz referência ao mago da série de mangá “Fairy Tail”, o qual se utiliza do fogo como uma das suas principais habilidades mágicas, devido a isso, provavelmente seu nome próprio quer dizer “verão” em japonês.

Monkey D. Luffy

Protagonista na série de mangá “One Piece”, esse personagem é um pirata e seu nome próprio é Luffy, sendo apelidado de "Luffy do Chapéu de Palha", o nome tem significado incerto. Já Monkey é o nome de família, seu pai se chama Monkey D. Dragon. O “D” que compõe o nome é um mistério, possivelmente se refere a alguma linhagem ou mesmo a pessoas tocadas pelo mesmo destino.

Você também pode se interessar pelo conteúdo "Nomes de personagens femininas de anime".