Animes e mangás são fortes influências japonesas e boas inspirações para nomes com os seus personagens e clãs. Selecionamos alguns nomes masculinos e femininos marcantes.

Nomes de menina inspirados em animes

1. Nara

Nara é um nome com origem japonesa. O significado japonês remete a "carvalho" ou "aquela que nivela, torna plano", além de ser o nome de uma cidade.

2. Aya

Anime: Kin-iro Mosaic / Kinmoza!
Personagem: Aya Komichi
Significado: dependendo do dialeto, pode significar "bonita" ou "colorida".

3. Keiko

Anime: Yu Yu Hakusho
Personagem: Keiko Yukimura
Significado: "criança ou filha abençoada", "criança ou filha alegre"
Curiosidade: o significado deste nome surge da junção dos kanjis kei que, entre outros, significa "benção, congratulação, alegria, felicidade, valente, honra", e pode ser um nome isolado também, predominantemente masculino. Já o kanji ko significa "criança, filha".

4. Serena

Anime: Sailor Moon
Personagem: Usagi ou Serena Tsukino
Significado: é a variante espanhola do nome Sirena, que significa "ligação, cadeia, laço". Já Usagi, o nome original da personagem, significa "coelho".

5. Sakura

Anime: Sakura Card Captors
Personagem: Sakura Kinomoto
Significado: "flor de cerejeira" ou "excelente florescimento", resultado da junção dos elementos saku, que significa "florescer", e ra, que significa "bom, excelente".
Curiosidade: um dos nomes femininos mais comuns no Japão, há uma lenda por trás do nome Sakura: diz respeito a uma princesa chamada Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu e dado origem à árvore com flores rosadas que hoje é símbolo nacional.

6. Karin

Anime: Bleach
Personagem: Karin Kurosaki
Significado: é a versão sueca do nome Katherine, ou Catarina, como conhecemos no Brasil. Significa "pura" ou "casta".

7. Saki

Anime: Saki
Personagem: Saki Miyanaga
Significado: é a combinação dos kanjis 咲 (sa) e 希 (ki), que significam, respectivamente, flor e esperança.

8. Yamanaka

Yama é montanha, Naka é uma preposição. Ino significa porco. A unção dos três não parece fazer muito sentido, mas no fim sempre compete aos pais encontrar sentidos que importam.

9. Hinata

Hinata é um nome feminino que é bastante comum no Japão, e está relacionado ao sol. Dependendo do kanji pode significar "lugar ao Sol", "local ensolarado", "em direção ao Sol", "girassol".

Há, ainda, outras leituras possíveis para esse nome. Isso porque hina tem o sentido de "galinha, pintinho ou boneca". Hi, por sua vez, significa "proporção", e na, "maçã vermelha".

Embora mais usado para meninas, pode ser também um lindo nome inspirado em Naruto para meninos.

10. Inuzuka

O conhecido Clã Inuzuka do Naruto, é identificado especialmente pelas manchas vermelhas nas bochechas e a companhia inseparável de seus cães. E o significado do nome tem tudo a ver: Inu significa cão/cachorro e Zuka simplesmente é a terminação comum usada em nomes japoneses.

Nomes de menino inspirados em animes

11. Akira

Anime: Akira, Special A, Eden of the East
Personagem: Akira, Akira Toudou, Akira Takizawa
Significado: decomposto, o nome pode significar "excelente outono", a partir das palavras aki (outono) e ra (bom, excelente). No entanto, as várias opções de kanji podem nos levar a outros significados, como "brilhante ou talentoso", "iluminado" ou até "leis, normas".
Curiosidade: No Japão, os nomes Akiha e Akina são femininos. No Brasil, pelo fato de a pronúncia de Akira e Akiha ser semelhante, o nome pode servir, na verdade, a ambos os sexos.

12. Hiroshi

Anime: The Wallflower
Personagem: Hiroshi
Significado: "generoso", "tolerante" ou "próspero".

13. Yuri

Anime: Angel Beats!
Personagem: Yuri Nakamura
Significado: em japonês, significa "lírio", e pode ser usado também para mulheres. Já a partir do hebraico ou grego, este nome pode significar, respectivamente, "luz de Deus" ou "pequeno agricultor".
Curiosidades: o primeiro humano a ir para o espaço, em 1961, chamava-se Yuri Gagarin.

14. Takashi

Anime: Highschool of the Dead (H.O.T.D.)
Personagem: Takashi Komuro
Significado: varia de acordo com o kanji, podendo significar "homem obediente", "nobre aspiração", "historiador precioso", "homem respeitado".

15. Kurama

Anime: Yu Yu Hakusho
Personagem: Kurama Youko
Significado: combinação dos kanjis kura, que significa "armazém, depósito, porto, refúgio, abrigo", e ma, que significa "cavalo". Podendo então ter o sentido de "aquele que guarda os cavalos".

16. Yui

Anime: K-On!
Personagem: Yui Hirasawa
Significado: nome formado pelos elementos yu (amarrar ou excelência, superioridade) e i (roupa). Outros significados são possíveis através dos kanjis.

17. Kagura

Anime: Gintama
Personagem: Kagura
Significado: é mais um nome com vários kanjis possíveis, podendo significar "alma feliz" e "dança dos deuses".

18. Sasuke

Formado pelos kanjis sa (ajuda) e suke (socorro), Sasuke significa "aquele que socorre", "ele é uma grande ajuda".

É predominantemente um nome masculino, usado para o personagem Sasuke Uchiha em Naruto: um ninja, ou shinobi, com poderes incríveis, como o de colocar fogo em um alvo apenas usando a força da concentração.

19. Haruno

Logo mais vamos falar do nome Sakura, mas agora o foco é para Haruno, o primeiro nome da personagem kunoichi de Naruto.

Haruno significa primavera. Sakura são flores de cerejeira. Uma coisa está ligada à outra e reflete no cabelo e roupas da personagem.

20. Naruto

O nome do protagonista de um dos animes japoneses mais famosos no Brasil significa "massa de peixe servida sobre o lámen". É também o nome de uma cidade japonesa.

21. Hatake

Hatake, um dos ninjas mais poderosos da série Naruto, é o primeiro nome de um dos professores do protagonista, e significa "campo de cultivo". Já Kakashi, seu segundo nome, significa espanta pássaros (ou espantalho).

Nenhum dos dois tem, aparentemente, ligação com as funções do personagem, mas como tudo na cultura japonesa, se analisarmos de perto, provavelmente será possível encontrar essas etimologias em alguma característica desse Shinobi líder do Time 7.

Você também deve gostar de: