25 nomes de bebê inspirados em personagens de livros (e seus significados)

Amantes de livros podem encontrar nas suas histórias prediletas inspiração para os nomes de seus filhos. Afinal, quem nunca se apaixonou por um personagem a ponto de querer ter o sua personalidade (ou nome)? 

Pensando nisso, selecionamos 25 nomes de bebê inspirados em personagens ficcionais dos livros. 

Nomes nerds para bebê: inspirados em personagens da literatura 

nomes inspirados em personagens de livros

A cultura pop é uma grande influenciadora dos nomes de bebê. Livros, filmes, séries, novelas e afins fazem o registro de alguns nomes dispararem nos órgãos oficiais, relevando papais e mamães aficionados por aí. Você é um deles? Então esta seleção é perfeita para você! 

1. Arya

Livro: As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R R Martin 
Personagem: Arya Stark
Significado: há alguns significados possíveis. Se consideramos a origem do latim, o nome significaria "ar" e, por extensão, "ela é essencial". Pode significar também "melodia". A origem sânscrita aponta para o sentido de "nobre". Se, como indicam algumas fontes, o nome for uma variação de Ariel, então significaria "leoa de Deus".
Variantes: Ari, Ariel ou Ariele

2. Beatriz

Livro: Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare
Personagem: Beatriz
Significado: vem do latim beatus, que significa "feliz", ou "a que traz felicidade".  
Curiosidade: Antes de Shakespeare, outra musa da literatura chamava-se Beatriz: a principal personagem feminina de "A Divina Comédia", livro clássico do escritor italiano Dante Alighieri. 

3. Clarice

Livro: O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris
Personagem: Clarice Starling
Significado: com raiz etimológica no latim, clarus, o nome significa "brilhante", "ilustre". 

4. Coraline 

Livro: Coraline, de Neil Gaiman 
Personagem: Coraline Jones
Significado: este é um nome de origem latina que significa "donzela dos mares". 
Variantes: Cora ou Carolina são nomes parecidos e também muito bonitos. Clique neles para saber seus significados. 

5. Elizabeth

Livro: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen 
Personagem: Elizabeth Bennet
Significado: Surgiu a partir do hebraico Elishebba, que significa "Deus é juramento".
Curiosidades: Além da personagem feminina que há mais de um século e sucesso na literatura, este também é o nome de várias rainhas inglesas, incluindo a atual. 
Variações: Liz ou Lisa

6. Emma

Livro: Madame Bovary, de Gustave Flaubert
Personagem: Emma Bovary
Significado: é um apelido para nomes germânicos começados por Ermin, Irmin, Yrmin, e seu significado é "todo, universal". 
Curiosidades: O livro de Gustave Flaubert é considerado "O Romance dos Romances" por ter estrelado uma forma considerada subversiva de falar de amor na década de 1850. O nome teria surgido no ano de 1002 com a rainha Emma, da Normandia, mas sua popularidade só foi reavivada através da literatura, no século dezoito, devido ao poema do inglês Matthew Pior, chamado "Henry e Emma". 

7. Matilda

Livro: Matilda, de Roald Dahl’s 
Personagem: Matilda Wormwood
Significado: um nome de origem germânica que significa "forte guerreira". É formado pelos elementos maht, que quer dizer "força", e hild, que significa "combate" ou "batalha". 
Curiosidades: além do filme lançado em 1996, o livro que conta a história da jovem e genial Matilda também foi adaptado várias vezes para o teatro. 

8. Savannah

Livro: Querido John, de Nicholas Sparks
Personagem: Savannah Curtis
Significado: é o nome de um dos principais biomas do mundo, pois sua origem vem da palavra sabina, uma palavra em latim que significa "zimbro, junípero", espécies de plantas usadas para fazer perfumes e bebidas. Seu significado literal é "aquela que cultiva / comercializa plantas típicas da savana".
Variáveis: no Brasil, é mais comum a escrita Savana, com mais de 1.000 pessoas registradas. 

9. Augustus

Livro: A Culpa é das Estrelas, de John Green 
Personagem: Augustus Waters / "Gus" 
Significado: é a forma original da escrita do nome Augusto, que derivado do latim significa "sagrado", "sublime", "elevado". 
Curiosidade: antigamente, Augustus era uma espécie de título concedido a imperadores, para passar ao povo a ideia de que eles eram sagrados. O primeiro a utilizar o termo foi o filho do imperador romano Júlio César. Augusto também é o nome do personagem masculino mais importante do livro “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.

10. Ícaro

Livro: Mitologia Grega 
Personagem: Ícaro, filho de Dédalo 
Significado: simbolicamente, representa a vontade humana de voar. Em termos etimológicos, deriva do termo grego Ikaros, que significa "o seguidor". 
Variantes: se você gosta de ler mitologia grega, vai amar a nossa sessão focada em nomes mitológicos.

11. Jean

Livro: Os Miseráveis, de Victor Hugo
Personagem: Jean Valjean
Significado: sendo uma variável francesa do nome João, Jean é um nome hebraico que significa "agraciado por Deus" ou "Deus é cheio de graça".
Curiosidades: O livro de Victor Hugo, um clássico da literatura, foi um dos motivos pelo qual o nome ficou popular no final do século XIV.

12. Luke

Livro: a trilogia original de Star Wars 
Personagem: Luke Skywalker 
Significado: é uma versão inglesa do nome Lucas, e significa "o que vem da Lucânia", que por sua vez é uma região no sul da Itália colonizada pelos gregos. A raiz etimológica, no entanto, é a mesma de Lúcio, nome que tem o sentido de "luz", ou "o luminoso"
Curiosidade: parece que George Lucas pesquisou a etimologia do nome de um de seus principais personagens, pois é um nome que carrega o simbolismo da luz, do conhecimento, e da força, o que tem tudo a ver com Luke! 

13. Noah

Livro: Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks
Personagem: Noah Calhoun
Significado: o famoso personagem bíblico que construiu a arca, e no Brasil é chamado de Noé. Seu nome tem origem hebraica, a partir da palavras noach, que significa "descanso", "repouso" ou, ainda, "de longa vida".
Curiosidade: Em 2017, Noah foi o segundo nome de menino mais popular no EUA.

14. Rick

Livro: Quadrinhos de The Walking Dead, escrita por Robert Kirkman e desenhada por Tony Moore e Charlie Adlard
Personagem: Rick Grimes
Significado: Forma encurtada do nome Ricardo, Rick significa "príncipe forte" ou "príncipe corajoso".

Nomes inspirados em príncipes, princesas e contos de fadas

nomes inspirados em princesas e principes de contos de fadas

Para pais coruja, seus filhos e filhas sempre serão príncipes e princesas. Há quem queira, inclusive, nomear bebês com nomes da realeza, seja ela ficcional ou da realidade. É o seu caso? Então vamos aos nomes de menino e menina que se inspiram na literatura fantástica e contos de fadas.

15. Arabela

Livro: Arabela, mimada que só ela e A Pequena Sereia 
Personagem: Arabela
Significado: Qualquer nome que termina com "bela", como Isabela, logo nos faz pensar em beleza. No entanto, não é esse o significado deste nome inglês. Arabela tem o sentido de "capaz de ser sensibilizada pelas súplicas".
É um nome diferente e uma alternativa também muito bonita para quem gosta da ideia de o "bela" no nome da bebê. 

16. Aurora

Livro: A Bela Adormecida, dos irmãos Grimm 
Personagem: A Bela Adormecida
Significado: Um das princesas mais famosas dos contos de fada, criada em 1812, tem um nome que significa "o nascer do sol",  "o raiar do dia", ou "aquela que brilha como o ouro".
Curiosidades: na ciência, a Aurora Boreal é um dos fenômenos naturais mais bonitos da terra. Para a mitologia romana, Aurora é a deusa da manhã, equivalente à grega Eos. Nome poderoso, não?

17. Bianca

Livro: As Aventuras de Bernardo e Bianca, Margery Sharp
Personagem: Bianca
Significado: um nome é uma variante italiana da palavra branca, e significa justamente isso: "branca, alva, cândida".
Curiosidades: apesar de não estar entre as princesas mais famosas, Bianca é uma personagem linda da literatura, que foi parar no cinema através de um filme da Disney de 1978. Bianca também é usado para batizar um dos satélites naturais do planeta Urano.
Variantes: Bia e Blanche

18. Léia

Livro: Star Wars: O Império Contra-Ataca, de Donald F. Glut 
Personagem: Leia Organa Solo
Significado: fãs de Star Wars, rendam-se! Sem dúvida Leia é uma das princesas mais queridas da ficção. Seu nome tem algumas possibilidades: pode ter vindo do hebraico Leah, que significa "vaca selvagem", e pode ter surgido do inglês antigo, significando então "nascida no campo". 
Variantes: Lia ou Léa são dois nomes com o mesmo significado e ainda mais curtinhos e elegantes. 

19. Merida

Livro: Valente: A Conquista de Merida 
Personagem: Merida
Significado: uma das princesas mais corajosas e diferentes da Disney tem um nome celta que significa "aquela que alcançou um alto nível de honra" ou "a bem vista por todos", o que tem tudo a ver com a personagem!
Alguns estudiosos apontam também para a natureza latina do nome, que poderia significar "pérola".

20. Adam 

Quadrinho: He-man, de Roger Sweet
Personagem: Príncipe Adam Randorson (He-man é seu alter-ego) 
Significado: É um nome hebraico, o mesmo que originou Adão, e significa simplesmente "homem" ou  "homem formado na terra". 

21. Conrado

Livro: A Pastorinha dos Gansos, Irmãos Grimm
Personagem: Conrado 
Significado: Tão diferente e chique este nome, não é? Ele significa "conselheiro prudente". A origem é germânica e a variante original escrevia-se com K, Konrad.

22. Eric

Livro: A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen
Personagem: Príncipe Eric
Significado: nome com duas possibilidades de origem, uma germânica, significando "o que reina como a águia", e outra nórdica, significando  "rei para sempre, o que governa para sempre".

23. Henrique

Livro: Branca de Neve, Irmãos Grimm
Personagem: O Príncipe Encantado 
Significado: o nome Henrique não poderia ser mais conveniente: deriva da união dos elementos heim, que significa "lar", "casa", e rik, que quer dizer "senhor", "príncipe", "poder". Logo, significa "senhor do lar" ou "príncipe do lar".
Curiosidade: Além de ser o tal "príncipe encantado", o mais famoso personagem dos contos de fada, Henrique, também já foi o nome de reis ingleses e portugueses. É um nome muito utilizado para denominar personagens nobres na literatura. 

24. Phillip

Livro: A Bela Adormecida, Irmãos Grimm 
Personagem: Príncipe Phillip
Significado: A versão em português deste nome, Felipe, tem origem no  grego Phílippos, e significa "amigo dos cavalos" ou "homem que ama a guerra". 
Curiosidades: apesar de não ser muito comum, segundo o Censo de 2010 havia quase 500 "Phillips" no Brasil. O personagem da Disney foi o primeiro que teve seu nome próprio dito no filme (outros eram referidos apenas como "príncipe"). Segundos os criadores, a inspiração foi o príncipe Phillip, duque de Edimburgo e marido de Elizabeth II.

25. Odin

Livro: Mitologia Nórdica
Personagem:  Odin, o "Pai de Todos" 
Significado: nome nórdico que com o tornou-se mais inglês e significa "inspiração, exaltação, inquietação".
Curiosidade: apesar de ser um nome bem diferente e exótico, segundo o censo de 2010 havia quase 30 pessoas registradas com esse nome no Brasil. Para a mitologia nórdica, Odin é o mestre supremo, o maior deus. 

Gostou da nossa seleção de nomes de menina e menino inspirados em personagens famosos dos livros? Então você também pode querer ler: