Amantes de livros podem encontrar nas suas histórias prediletas inspiração para os nomes de seus filhos. Afinal, quem nunca se apaixonou por um personagem a ponto de querer ter o sua personalidade (ou nome)? 

Pensando nisso, selecionamos 25 nomes de bebê inspirados em personagens ficcionais dos livros. 

Nomes nerds para bebê: inspirados em personagens da literatura 

nomes inspirados em personagens de livros

A cultura pop é uma grande influenciadora dos nomes de bebê. Livros, filmes, séries, novelas e afins fazem o registro de alguns nomes dispararem nos órgãos oficiais, relevando papais e mamães aficionados por aí. Você é um deles? Então esta seleção é perfeita para você! 

1. Arya

Livro: As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R R Martin 
Personagem: Arya Stark
Significado: há alguns significados possíveis. Se consideramos a origem do latim, o nome significaria "ar" e, por extensão, "ela é essencial". Pode significar também "melodia". A origem sânscrita aponta para o sentido de "nobre". Se, como indicam algumas fontes, o nome for uma variação de Ariel, então significaria "leoa de Deus".
Variantes: Ari, Ariel ou Ariele

2. Beatriz

Livro: Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare
Personagem: Beatriz
Significado: vem do latim beatus, que significa "feliz", ou "a que traz felicidade".  
Curiosidade: Antes de Shakespeare, outra musa da literatura chamava-se Beatriz: a principal personagem feminina de "A Divina Comédia", livro clássico do escritor italiano Dante Alighieri. 

3. Clarice

Livro: O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris
Personagem: Clarice Starling
Significado: com raiz etimológica no latim, clarus, o nome significa "brilhante", "ilustre". 

4. Coraline 

Livro: Coraline, de Neil Gaiman 
Personagem: Coraline Jones
Significado: este é um nome de origem latina que significa "donzela dos mares". 
Variantes: Cora ou Carolina são nomes parecidos e também muito bonitos. Clique neles para saber seus significados. 

5. Elizabeth

Livro: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen 
Personagem: Elizabeth Bennet
Significado: Surgiu a partir do hebraico Elishebba, que significa "Deus é juramento".
Curiosidades: Além da personagem feminina que há mais de um século e sucesso na literatura, este também é o nome de várias rainhas inglesas, incluindo a atual. 
Variações: Liz ou Lisa

6. Emma

Livro: Madame Bovary, de Gustave Flaubert
Personagem: Emma Bovary
Significado: é um apelido para nomes germânicos começados por Ermin, Irmin, Yrmin, e seu significado é "todo, universal". 
Curiosidades: O livro de Gustave Flaubert é considerado "O Romance dos Romances" por ter estrelado uma forma considerada subversiva de falar de amor na década de 1850. O nome teria surgido no ano de 1002 com a rainha Emma, da Normandia, mas sua popularidade só foi reavivada através da literatura, no século dezoito, devido ao poema do inglês Matthew Pior, chamado "Henry e Emma". 

7. Matilda

Livro: Matilda, de Roald Dahl’s 
Personagem: Matilda Wormwood
Significado: um nome de origem germânica que significa "forte guerreira". É formado pelos elementos maht, que quer dizer "força", e hild, que significa "combate" ou "batalha". 
Curiosidades: além do filme lançado em 1996, o livro que conta a história da jovem e genial Matilda também foi adaptado várias vezes para o teatro. 

8. Savannah

Livro: Querido John, de Nicholas Sparks
Personagem: Savannah Curtis
Significado: é o nome de um dos principais biomas do mundo, pois sua origem vem da palavra sabina, uma palavra em latim que significa "zimbro, junípero", espécies de plantas usadas para fazer perfumes e bebidas. Seu significado literal é "aquela que cultiva / comercializa plantas típicas da savana".
Variáveis: no Brasil, é mais comum a escrita Savana, com mais de 1.000 pessoas registradas. 

9. Augustus

Livro: A Culpa é das Estrelas, de John Green 
Personagem: Augustus Waters / "Gus" 
Significado: é a forma original da escrita do nome Augusto, que derivado do latim significa "sagrado", "sublime", "elevado". 
Curiosidade: antigamente, Augustus era uma espécie de título concedido a imperadores, para passar ao povo a ideia de que eles eram sagrados. O primeiro a utilizar o termo foi o filho do imperador romano Júlio César. Augusto também é o nome do personagem masculino mais importante do livro “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.

10. Ícaro

Livro: Mitologia Grega 
Personagem: Ícaro, filho de Dédalo 
Significado: simbolicamente, representa a vontade humana de voar. Em termos etimológicos, deriva do termo grego Ikaros, que significa "o seguidor". 
Variantes: se você gosta de ler mitologia grega, vai amar a nossa sessão focada em nomes mitológicos.

11. Jean

Livro: Os Miseráveis, de Victor Hugo
Personagem: Jean Valjean
Significado: sendo uma variável francesa do nome João, Jean é um nome hebraico que significa "agraciado por Deus" ou "Deus é cheio de graça".
Curiosidades: O livro de Victor Hugo, um clássico da literatura, foi um dos motivos pelo qual o nome ficou popular no final do século XIV.

12. Luke

Livro: a trilogia original de Star Wars 
Personagem: Luke Skywalker 
Significado: é uma versão inglesa do nome Lucas, e significa "o que vem da Lucânia", que por sua vez é uma região no sul da Itália colonizada pelos gregos. A raiz etimológica, no entanto, é a mesma de Lúcio, nome que tem o sentido de "luz", ou "o luminoso"
Curiosidade: parece que George Lucas pesquisou a etimologia do nome de um de seus principais personagens, pois é um nome que carrega o simbolismo da luz, do conhecimento, e da força, o que tem tudo a ver com Luke! 

13. Noah

Livro: Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks
Personagem: Noah Calhoun
Significado: o famoso personagem bíblico que construiu a arca, e no Brasil é chamado de Noé. Seu nome tem origem hebraica, a partir da palavras noach, que significa "descanso", "repouso" ou, ainda, "de longa vida".
Curiosidade: Em 2017, Noah foi o segundo nome de menino mais popular no EUA.

14. Rick

Livro: Quadrinhos de The Walking Dead, escrita por Robert Kirkman e desenhada por Tony Moore e Charlie Adlard
Personagem: Rick Grimes
Significado: Forma encurtada do nome Ricardo, Rick significa "príncipe forte" ou "príncipe corajoso".

Nomes inspirados em príncipes, princesas e contos de fadas

nomes inspirados em princesas e principes de contos de fadas

Para pais coruja, seus filhos e filhas sempre serão príncipes e princesas. Há quem queira, inclusive, nomear bebês com nomes da realeza, seja ela ficcional ou da realidade. É o seu caso? Então vamos aos nomes de menino e menina que se inspiram na literatura fantástica e contos de fadas.

15. Arabela

Livro: Arabela, mimada que só ela e A Pequena Sereia 
Personagem: Arabela
Significado: Qualquer nome que termina com "bela", como Isabela, logo nos faz pensar em beleza. No entanto, não é esse o significado deste nome inglês. Arabela tem o sentido de "capaz de ser sensibilizada pelas súplicas".
É um nome diferente e uma alternativa também muito bonita para quem gosta da ideia de o "bela" no nome da bebê. 

16. Aurora

Livro: A Bela Adormecida, dos irmãos Grimm 
Personagem: A Bela Adormecida
Significado: Um das princesas mais famosas dos contos de fada, criada em 1812, tem um nome que significa "o nascer do sol",  "o raiar do dia", ou "aquela que brilha como o ouro".
Curiosidades: na ciência, a Aurora Boreal é um dos fenômenos naturais mais bonitos da terra. Para a mitologia romana, Aurora é a deusa da manhã, equivalente à grega Eos. Nome poderoso, não?

17. Bianca

Livro: As Aventuras de Bernardo e Bianca, Margery Sharp
Personagem: Bianca
Significado: um nome é uma variante italiana da palavra branca, e significa justamente isso: "branca, alva, cândida".
Curiosidades: apesar de não estar entre as princesas mais famosas, Bianca é uma personagem linda da literatura, que foi parar no cinema através de um filme da Disney de 1978. Bianca também é usado para batizar um dos satélites naturais do planeta Urano.
Variantes: Bia e Blanche

18. Léia

Livro: Star Wars: O Império Contra-Ataca, de Donald F. Glut 
Personagem: Leia Organa Solo
Significado: fãs de Star Wars, rendam-se! Sem dúvida Leia é uma das princesas mais queridas da ficção. Seu nome tem algumas possibilidades: pode ter vindo do hebraico Leah, que significa "vaca selvagem", e pode ter surgido do inglês antigo, significando então "nascida no campo". 
Variantes: Lia ou Léa são dois nomes com o mesmo significado e ainda mais curtinhos e elegantes. 

19. Merida

Livro: Valente: A Conquista de Merida 
Personagem: Merida
Significado: uma das princesas mais corajosas e diferentes da Disney tem um nome celta que significa "aquela que alcançou um alto nível de honra" ou "a bem vista por todos", o que tem tudo a ver com a personagem!
Alguns estudiosos apontam também para a natureza latina do nome, que poderia significar "pérola".

20. Adam 

Quadrinho: He-man, de Roger Sweet
Personagem: Príncipe Adam Randorson (He-man é seu alter-ego) 
Significado: É um nome hebraico, o mesmo que originou Adão, e significa simplesmente "homem" ou  "homem formado na terra". 

21. Conrado

Livro: A Pastorinha dos Gansos, Irmãos Grimm
Personagem: Conrado 
Significado: Tão diferente e chique este nome, não é? Ele significa "conselheiro prudente". A origem é germânica e a variante original escrevia-se com K, Konrad.

22. Eric

Livro: A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen
Personagem: Príncipe Eric
Significado: nome com duas possibilidades de origem, uma germânica, significando "o que reina como a águia", e outra nórdica, significando  "rei para sempre, o que governa para sempre".

23. Henrique

Livro: Branca de Neve, Irmãos Grimm
Personagem: O Príncipe Encantado 
Significado: o nome Henrique não poderia ser mais conveniente: deriva da união dos elementos heim, que significa "lar", "casa", e rik, que quer dizer "senhor", "príncipe", "poder". Logo, significa "senhor do lar" ou "príncipe do lar".
Curiosidade: Além de ser o tal "príncipe encantado", o mais famoso personagem dos contos de fada, Henrique, também já foi o nome de reis ingleses e portugueses. É um nome muito utilizado para denominar personagens nobres na literatura. 

24. Phillip

Livro: A Bela Adormecida, Irmãos Grimm 
Personagem: Príncipe Phillip
Significado: A versão em português deste nome, Felipe, tem origem no  grego Phílippos, e significa "amigo dos cavalos" ou "homem que ama a guerra". 
Curiosidades: apesar de não ser muito comum, segundo o Censo de 2010 havia quase 500 "Phillips" no Brasil. O personagem da Disney foi o primeiro que teve seu nome próprio dito no filme (outros eram referidos apenas como "príncipe"). Segundos os criadores, a inspiração foi o príncipe Phillip, duque de Edimburgo e marido de Elizabeth II.

25. Odin

Livro: Mitologia Nórdica
Personagem:  Odin, o "Pai de Todos" 
Significado: nome nórdico que com o tornou-se mais inglês e significa "inspiração, exaltação, inquietação".
Curiosidade: apesar de ser um nome bem diferente e exótico, segundo o censo de 2010 havia quase 30 pessoas registradas com esse nome no Brasil. Para a mitologia nórdica, Odin é o mestre supremo, o maior deus. 

Gostou da nossa seleção de nomes de menina e menino inspirados em personagens famosos dos livros? Então você também pode querer ler: