Pessoas no mundo todo estão se inspirando em personagens de Game of Thrones para nomear seus bebês.
Aryas, Sansas, Khaleesis, Brans e Jons estão sendo registrados aos milhares no EUA, Inglaterra e País de Gales.

A série de maior sucesso da história da HBO é, segundo uma pesquisa realizada em 2016, também a preferida dos brasileiros. Não é de se surpreender que mamães e papais queiram para seus filhos nomes dos guerreiros e guerreiras de Game of Thrones. Então, vamos às nossas sugestões?

Nomes de menina inspirados em Game of Thrones

Nomes de menina inspirados em Game of Thrones

Para o bem ou para o mal, a maioria das mulheres de Game of Thrones são fortes, corajosas e guerreiras. Só nos EUA, quase mil bebês chamadas Arya, uma das Stark, foram registradas em 2012. Nesta seleção, escolhermos as mulheres mais importantes de Westeros e Essos que podem inspirar o nome da sua menina.

1. Arya

A filha mais jovem de Ned e Catelyn Stark conquistou o coração de muita gente com sua esperteza. Seu nome apresenta algumas teorias de origem.

Há fontes que indicam o surgimento do latim, cujo significado seria "ar", e por extensão, "ela é essencial". A palavra também pode significar "melodia, melodiosa".

Outras fontes apontam este nome como sendo uma variante de Ari, Ariel ou Ariele, nesse sentido, significaria "leoa de Deus".

Se considerarmos, no entanto, a origem sânscrita, o nome significaria "nobre". Todos muito pertinentes à personagem e apostamos que a sua pequena guerreira que vem aí também!

2. Brienne

Brienne de Tarth tem um coração tão grande quanto à sua altura. Leal, forte e honesta, a personagem carrega um nome que tem tudo a ver com a sua personalidade.

Brienne é a versão feminina de Brian, um nome celta que pode significar "colina", "montanha", "nobre", "virtuoso" ou "aquele que é forte".

Bastante popular em países da língua inglesa, este nome carrega o simbolismo de uma pessoa forte e famosa nas lendas gaeléticas.

3. Catelyn

A grande protetora e mulher dedicada Catelyn Stark, Lady de Winterfell, é outra personagem que marca muito a série.

Seu nome assemelha-se ao nome de menina comum no Brasil, Ketlyn. E o significado é o mesmo, só muda a grafia.

Catelyn é um nome grego que vem do grego katharós e significa "casta", "pura". Catarina, em português, tem a mesma raiz etimológica.

O apelido afetivo usualmente dado a meninas com esse nome é Kate, o mesmo da atual esposa de príncipe William, da Inglaterra, Kate Middleton.

4. Cersei

Este é um nome de menina bem diferente e ousado, assim como Cersei Lannister, Rainha dos Sete Reinos de Westeros, e uma das mulheres mais inteligentes da série.

Ao que tudo indica, é uma criação do próprio autor dos livros em que se baseia a série, pois não há uma origem definida para este nome. Alguns fãs da série supõem que é um anagrama para o nome francês "Cerise", que significa cereja.

O que podemos tirar disso é um mistério, mas de fato é uma personagem que vale a pena ser lembrada ou eternizada em algumas bebês por aí.

5. Doreah

Uma das escravas resgatadas por Daenerys e responsável por ensiná-la a arte do amor.

Tudo indica que Doreah é um nome grego com origem igual aos nomes Dóris e Dora. A história desses nomes é muito antiga e bonita, e vale a pena ler na íntegra clicando neles, mas podemos adiantar que: o nome significa "a dória", ou "presente de Deus", "dádiva divina".

Dóris é uma palavra grega que remete aos povos que ficaram conhecidos por serem guerreiros e darem origem aos espartanos. Além disso, segundo a mitologia grega, Dóris era uma ninfa do mar, mãe das Nereidas.

Um nome cheio de força e misticidade!

6. Khaleesi

O título da personagem "mãe dos dragões" na série é o campeão de registros no EUA, entre os nomes de bebês inspirados em Game of Thrones. Foram 150 meninas nomeadas Khaleesi lá em 2012.

É um nome fictício criado por George R. R. Martin que, na língua do povo Dothraki, significa "rainha".

Daenerys, o nome real da princesa da dinastia Targaryen, também é um belo nome que, simbolicamente, representa uma pessoa idealista, incansável, mística.

7. Lysa

A Senhora do Ninho da Águia, Lysa Arryn, é uma personagem também marcante da série, irmã de Catelyn Stark, Lady de Winterfell.

Seu nome encontra semelhante em nomes comuns, sendo Lisa o mais parecido.

Lisa, sendo um diminutivo do nome latino Elisabete, significa "Deus é abundância" ou "Deus é juramento".

8. Myrcella

Outro nome fictício criado para a única filha de Jamie e Cersei Lannister.

O nome parece uma variação do nosso Marcela, que vem do latim, Marcius, e significa "jovem guerreira". Nesse sentido, tem tudo a ver com a série, não é?

9. Roslin

Roslin Frey é a filha de Lorde Walder, foi ofertada à Edmure Tully no memorável Casamento Vermelho.

Parece ser uma variante fictícia do nome Rosalina, que por sua vez, é um nome de origem germânica, resultado da junção de rosa mais lein, que é um sufixo diminutivo. Significa, portanto "pequena rosa".

Simboliza, como a personagem da série, uma mulher delicada e bela como uma flor.

10. Sansa

Uma das personagens mais belas da série, Sansa Stark é uma das filhas do casal Eddard e Catelyn Stark, prometida e esposa do Príncipe Joffrey.

Ingênua e sonhadora, a personagem conquistou muita gente pelo seu nome que é de origem sânscrita e significa "charme, encantamento". Dá pra entender porque britânicos e americanos estão nomeando suas filhas assim, não é?

11. Shae

Esse nome bonito de sonoridade delicada também é fictício, criado por George R. R. Martin para uma das mulheres por quem Tyrion Lannister se apaixona.

Assemelha-se, no entanto, com Shay, um nome irlandês derivado de Shamus, que é uma forma do nome James.

James é um nome hebraico que quer dizer "calcanhar", e significa "aquele que vem no calcanhar". Tem origem na história bíblica de Jacó e seu irmão gêmeo, Esaú.

12. Osha

Uma das personagens secundárias muito querida por fãs da série, Osha é uma mulher selvagem e destemida capturada por Robb e mantida em Winterfell, que depois é encarregada de proteger Bran, o pequeno guerreiro do Norte.

Seu nome encontra um semelhante no masculino Osho, uma palavra derivada de "oceano", que remete à sua vastidão. Foi um dos nomes adotados pelo líder religioso indiano que tornou conhecido o movimento Rajneesh.

13. Yara

Como uma guerreira corajosa, inteligente, determinada e orgulhosa, Yara Greyjoy faz jus ao seu nome.

Ela comanda seus próprios navios, sendo feroz e independente. Seu nome próprio significa ‘’senhora da água", "dona da água", "dominadora", ou "mãe d'água". Tudo a ver, não é mesmo?

Yara tem origem indígena, a partir do Tupi-Guarani y-îara, o qual significa “senhora das águas”.

Uma variação mais popular no Brasil do nome Yara é Iara.

14. Lyanna

A mãe de Jon Snow e filha do Lorde Rickard Stark, Lyanna Stark, é conhecida pelos fãs somente por suas memórias e o legado que deixou no destino dos Sete Reinos.

A personagem possui um espírito selvagem e foi uma mãe muito protetora. Seu nome é uma variação de Liana, a qual provém de Laiane, que significa "Deus é juramento".

Um bonito termo afetivo que é usado no Brasil para esse nome é Lia ou Lya.

15. Daenerys

Quem é a mãe dos dragões, que possui uma personalidade impulsiva e forte, mas ao mesmo tempo é jovem e um pouco ingênua? Daenerys Targaryen, uma personagem bastante cativante.

Considerada a mãe dos oprimidos, passou boa parte da sua vida sofrendo e convivendo com os horrores que a sua família lhe causou, principalmente seu irmão Viserys Targaryen.

O nome da personagem não tem origem definida, provavelmente foi uma criação do autor dos livros George R. R. Martin, porém todos os aficcionados por GOT fizeram suposições a respeito da origem do nome.

A primeira suposição é que Daenerys é a junção do elemento hebraico daen, que quer dizer ‘’Deus é meu juiz’’, e do grego eris, o qual significa ‘’confronto’’ e ‘’oposição’’. Éris também era a deusa grega da discórdia.

A segunda suposição diz que Daenerys tem uma sonoridade parecida com Denarius, que era uma moeda de prata do sistema monetário romano. Empregando um sentido conotativo, quer dizer que a personagem sempre foi usada como uma moeda de troca, inclusive pelo irmão.

Nomes de menino inspirados em Game of Thrones

Nomes de menino inspirados em Game of Thrones

Tendo sido inspirada em uma época "medieval", é de se esperar que os personagens masculinos da série sejam marcantes por sua força, liderança e perspicácia.

Todo fã de Game of Thrones sabe que se apegar a uma personagem não é um bom negócio, pois logo ele pode morrer. Mas há um jeito deles viverem para sempre! Vamos aos nomes que possibilitam isso?

16. Brandon

Bran, o garoto Stark sensitivo, é um dos personagens-chave da série, tendo sido o motivo de início de uma guerra.

Brandon tem origem dos elementos do inglês antigo brom que significa "giesta" (espécie de flor) e dun que quer dizer "monte, colina", significando, assim, "monte coberto de giestas".

Alguns autores ainda relacionam o nome como sendo uma variante de Brendan, um nome vindo do irlandês Bréanainn, derivado de uma palavra galesa que significa "príncipe". Neste caso, combina muito mais com a personagem de GOT!

E sabe o que é mais legal? Quem assiste a série com certeza vai compreender: um nome similar, Brendo, tem origem no gaélico, Breandam, e quer dizer literalmente "pequeno corvo". Será que veio daí a inspiração?

17. Eddard

O Guardião do Norte, Eddard Stark, ou "Ned", é um homem confiável, justo e honrado.

Seu nome é ficcional, como vários dos criados pelo autor dos livros, mas aparentemente baseado em Edward, um nome que é a variante inglesa e polonesa de Eduardo, e significa "guardião rico" ou "protetor das riquezas".

18. Jaime

O "regicida", Sir Jaime Lannister, é considerado o homem mais bonito do reino. Irmão gêmeo de Cersei, é inteligente, ousado e muito perceptivo.

Seu nome tem origem no hebraico Yaaqobh, o mesmo que Jacó, em português.

Parece que George R. R. Martins realmente fez suas pesquisas antes de criar seus personagens, porque Jaime significa "calcanhar". O que isso tem a ver com o Lannister?

Este era um nome comumente utilizado para nomear o filho gêmeo que nascia por último, tal como aconteceu com a personagem bíblica Jacó, que segundo a Bíblia nasceu segurando o calcanhar de seu irmão, Esaú. Não é demais?!

19. Jorah

O cavaleiro exilado que se coloca, muito protetor, à serviço de Daenerys Targaryen tem um nome hebraico.

Tem origem no termo Iarden, que significa literalmente "o que corre" ou "aquele que desce", numa referência ao curso de um rio.

Equivale ao nome Jordan, Jordão, em português. Aliás, o Rio Jordão é um dos mais conhecidos do oriente médio, onde acredita-se que tenham acontecido alguns milagres.

20. Jon

Esse é fácil de adivinhar, não é?

O filho bastardo de Lorde Eddard Stark de Winterfell, Jon Snow, é um homem charmoso, aventureiro e corajoso. Um dos protagonistas da série e queridinho dos fãs.

A versão em português de seu nome é João, nome comum, amado por brasileiros, que tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, e significa "Deus é cheio de graça", "agraciado por Deus". É um dos nomes judeus mais populares do mundo.

21. Khal

Este é um nome bem diferente para menino, assim como a personagem que o carrega na série. Khal Drogo é um homem forte, bruto, poderoso. Casou-se com Daenerys Targaryen e ficou famoso por nunca ter sido derrotado em batalha.

Por ser um nome ficcional, não dá para especificar a sua origem, mas encontramos um semelhante árabe, Khalil, que significa "grande amigo" ou "camarada honorável". E então, acha que combina com o Senhor dos Cavalos?

22. Loras

Apesar de parecer um nome feminino, é assim que se chama Sor Loras Tyrell, que por sinal é conhecido como "Cavaleiro das Flores". Um homem com beleza delicada e postura refinada além de habilidoso cavaleiro.

O significado pode derivar tanto de Lora, nome espanhol que significa "lamentadora", como de laurus, palavra em latim que remete a "loureiro, louro", justamente a planta utilizada como prêmio na Grécia Antiga para esportistas, heróis, gênios e sábios.

Até hoje, o loureiro é uma árvore relacionada ao triunfo, vitória.

23. Robert

Robert Baratheon é o Rei dos Sete Reinos. Homem forte, que não gosta de ficar entediado, e ótimo em batalhas.

Outro nome parecido na série é Robb Stark, filho mais velho de Lorde Eddard e de Lady Catelyn e herdeiro de Winterfell. Um homem inteligente, decidido e líder nato.

Ambos parecem ter se inspirado no nome que em português seria Roberto, que tem origem a partir do germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa "glória"; e berhto, que quer dizer "brilhante", "afamado".

É um nome que significa "aquele que a glória tornou famoso" ou "famoso e glorioso". Tudo a ver com o Rei Robert e Robb, O Rei do Norte!

24. Samwell

Alguns dizem que Samwell Tarly é um covarde, outros veem no personagem um guerreiro leal e doce. Sam, como é chamado, foi enviado à Patrulha da Noite pelo seu pai, deserdado por covardia.

Acaba por ser um dos rapazes mais queridos da série.

Seu nome parece ser uma mistura de sam, de Samuel, com well, de Maxwell. O primeiro vem do hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente "seu nome é Deus". O segundo vem do inglês antigo Mackeswell, e significa "forte corrente".

25. Tyrion

Famoso pela sua inteligência, Tyrion Lannister é o irmãos mais novo dos gêmeos Cersei e Jaime, renegado pelo pai por ser um anão.

Sua personalidade esperta cativa milhares de fãs no mundo, e seu nome até combina com o leão que estampa o brasão da família.

Uma das origens aponta para uma derivação do grego, Turannos, que significa soberano, rei. A outra pode ser uma variante do nome gaélico irlandês Tir Eoghain, que quer dizer "terra de Eoghan", uma homenagem a Eogan Mac Néill, que fundou o Reino de Ailech, atual condado de Tyrone, na Irlanda.

26. Theon

Um nome fictício que varia do que conhecemos no Brasil como Theo, ou Teodoro. O significado é simples e poderoso: surge a partir de théos, palavra grega cujo sentido literal é "Deus".

Theon Greyjoy é o filho mais novo de Lorde Balon Greyjoy das Ilhas de Ferro. Um garoto ambicioso e espontâneo.

27. Ramsay

Qual o personagem que é a personificação do puro mal em GOT? Se você respondeu Ramsay Bolton acertou! Ele é essencialmente um sociopata, além de ser manipulador, desonroso e sádico.

Comete atrocidades horríveis na série, ferindo pessoas por pura diversão, sem nenhum remorso.

Seu nome é uma variação do sobrenome Ramsey, o qual é derivado dos elementos em inglês antigo hramsa que é ‘’alho selvagem’’ e eg que significa ‘’ilha’’. O nome era dado à pessoas que viviam em uma ilha onde o alho selvagem era cultivado.

28. Gregor

Conhece o personagem apelidado por ‘’A Montanha’’? Estamos falando do enorme guerreiro selvagem Gregor Clegane. Ele e o irmão mais velho Sandor são temíveis e extremamente violentos. Estão sempre prontos para matar impiedosamente qualquer oponente.

Seu nome é a versão masculina germânica de Gregório, o qual tem origem a partir do grego gregorien /egrégoriem, que significa “vigilante” ou “aquele que fica de alerta”.

No Brasil, o nome Gregor não é tão comum, sendo mais popular Gregório e em segundo lugar Gregory.

29. Aegon

Uma das revelações bombásticas de Game of Thrones é que nosso querido e amado Jon Snow é na verdade um Aegon Targaryen. Além de ter um filho chamado Aegon com sua esposa Elia Martell, o príncipe Rhaegar Targaryen teve um caso com Lyanna Stark, onde o filho deles foi encoberto como uma bastardo, se tornando Jon Snow.

Seu nome é derivado do germânico ag, que significa ''borda de uma espada'' ou ''lâmina de uma espada'' e da palavra grega agónas, que quer dizer ''luta''. Esse significado tem tudo a ver com o nosso guerreiro favorito, que além de tudo é aventureiro e corajoso.

Se gostou dessa noma seleção de nomes inspirados em personagens de Game of Thrones, você também pode gostar de: