Nomes Gregos Masculinos | Nomes Gregos Femininos

Os nomes gregos e de origem mitológica são muito procurados por quem deseja significados milenares. Além disso, a comunidade de descendentes gregos no Brasil costuma passar a tradição e batizar a nova geração com nomes relacionados ao seu país de origem. Selecionamos neste artigo os nomes gregos e mitológicos mais bonitos.

Nomes gregos mitológicos MASCULINOS

1. Apolo

O deus mais belo entre todos os deuses. Assim é descrito Apolo na mitologia grega. Ele era um dos doze deuses que habitavam o monte Olimpo e puxava o Sol com sua carruagem, fazendo nascer o dia.

O nome surge de Apóllon, que significa “espírito do calor”. Apolo é também descrito como o deus da música, da dança, da poesia e da medicina.

2. Eros

Na cultura grega é muito discutida as diferenças entre amor e desejo. Até hoje Eros, o deus do desejo, é associado às canções populares.

Com origem na palavra ἔρως que significa “amor” ou “desejo” provém do verbo ἔραμαι, que significa “desejar, amar”. Filho de Afrodite e Ares, esse deus é representado com flechas que quando disparadas sob um indivíduo faz com que ele se apaixone por alguém. Em sua versão romana, o deus é chamado de cupido.

3. Zeus

O mais importante deus da mitologia grega, Zeus carrega no nome os significados de "brilhar", "céu", "deus", “deus dos deuses”, “deus do trovão”, “deus do relâmpago”. Ele vem do nome do deus indo-europeu Dyeus, dyeu significa "brilhar", "céu" ou "deus"

Zeus era filho de Cronos e Reia. Na mitologia, Cronos era o deus do céu, da água e da terra. Esse nome masculino é também associado à “força” e ao “poder”.

4. Aquiles

Herói da guerra de Troia e um dos principais personagens da Ilíada de Homero, Aquiles é lembrado por seu ponto fraco, o calcanhar. Seu nome é a junção das palavras akhos, que significa “dor”, “sofrimento” e laos, que significa “nação” ou “povo”.

Vindo da palavra grega Achilléus, o nome Aquiles tem os significados de “espírito da vida”, “calor da criação”, “sofrimento do povo” e “dor da nação".

5. Adônis

A associação do nome Adônis com beleza é resultado das inúmeras histórias da mitologia grega. Podendo significar “jovem”, “belo” ou “meu senhor”, este nome é sinônimo de “pessoa que é bonita e jovem”.

Na história mitológica, Adônis despertou a paixão de Afrodite, a deusa do amor. Morto por um javali, nasceram as rosas, que antes eram brancas e foram pintadas de vermelho pelo sangue de Adônis.

6. Orfeu

Nome popular no Brasil, Orfeu tem origem etimológica de Orféf̱s do grego antigo que por sua vez originou Orpheus no latim. O nome significa “aquele que toca música com perfeição” ou “o talentoso poeta”.

Na história mitológica, Orfeu era filho do deus Apolo e da musa Calíope. Ele era conhecido por suas habilidades musicais que faziam com que até mesmo os animais parassem suas atividades para escutar suas melodias.

7. Hades

Deus do mundo subterrâneo ou reino dos mortos, Hades significa “invisível”. Na mitologia grega, ele era irmão de Zeus e marido de Perséfones.

Na cultura popular, Hades aparece na animação Hércules e também na peça musical “Hadestown”, onde o deus do mundo subterrâneo é normalmente retratado como uma pessoa poderosa e controladora.

8. Hermes

O nome Hermes se refere ao deus grego do comércio, da riqueza, da eloquência, da prosperidade, da fertilidade, entre outras coisas. Ele é considerado um dos principais deuses do Olimpo e seu nome quer dizer “espírito da vida”, “princípio gerador da Natureza”.

9. Poseidon

Considerado o deus dos oceanos, mares e tempestades, Poseidon é descrito como um homem barbudo, atlético e que carrega um tridente.

O nome dele significa "marido da terra", "senhor da terra" ou "deus dos mares, dos oceanos e das tempestades".

10. Ícaro

O nome Ícaro significa "seguidor", ganhando o sentido de alguém com ambição e determinação, principalmente por se referir ao herói grego de mesmo nome.

Ícaro sempre quis voar e seu pai Dédalo construiu asas artificiais com várias penas coladas com cera para que o filho pudesse voar, porém, o alertou que não se aproximasse muito do Sol. Contudo, Ícaro ao sentir o poder de voar, se aproximou do Sol, as asas derreteram, fazendo-o cair no mar, onde morreu afogado.

11. Dionísio

Sendo o deus grego do vinho, das festas e da fecundidade, Dionísio era filho de Zeus e Semele. Seu nome quer dizer “consagrado a Dionísio”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”.

12. Hélio

Na mitologia grega Hélio ou Hélios representa o sol e dirige uma carruagem de fogo pelos céus, ele é filho dos titãs Hipérion e Téia.

Devido a isso, seu nome quer dizer literalmente "sol".

13. Perseu

Na mitologia grega, Perseu é o filho de Zeus e Danae, e ficou conhecido por matar a górgona Medusa, se tornando um herói.

Seu nome significa “filho do fogo” ou “filho da luz”.

14. Herácles

Também chamado de Hércules, esse semi-deus da mitologia grega tem várias lendas notáveis. Ele era um jovem guerreiro, que por matar sua esposa e seus filhos recebeu os chamados “Os Doze Trabalhos de Hércules”.

O nome quer dizer “aquele que dispensa o calor e a claridade”.

15. Atlas

Esse nome significa “grande montanha” ou “aquele que suporta”, pois se refere a um dos titãs que participou em uma guerra contra Zeus e como castigo foi condenado a sustentar os céus e astros nos ombros por toda a eternidade.

16. Argos

Também chamado de Argus, esse nome se refere a mais de um personagem na mitologia grega, onde um dos principais é um gigante de cem olhos chamado de Argos Panoptes.

O nome Argos significa “reluzente”, “brilhante”.

17. Orion

Orion diz respeito a um caçador gigante na mitologia grega que foi morto a pedido da deusa da terra Gaia, sendo posto nas estrelas por Zeus.

O nome possivelmente surge a partir do grego horion, que significa "fronteira, "limite".

Nomes de origem grega masculinos

18. Felipe

Este popular nome tem origem no nome grego Phílippos, que é a junção das palavras phílos, que significa "amigo", e híppos, que significa "cavalo". O nome, portanto, tem o significado de “amigo dos cavalos”, mas também pode siginificar “o que gosta dos cavalos” ou, por extensão, “o que ama a guerra”.

Encontramos as variações no Brasil com Philipe e Phelipe.

19. Nicolas

Sucesso, coragem e vitória estão muito associados ao nome Nicolas. Ele tem origem grega do nome Nikólaos e é o resultado da junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”, da qual resulta "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória".

Na mitologia grega, Níke era uma deusa, personificação da vitória.

20. Alexandre

Alexandre, o Grande, deixou sua marca na história da humanidade. Seu nome é popular desde os tempos antigos e significa "protetor do homem", "defensor da humanidade", “o que repele os inimigos”.

21. Igor

Este bonito nome masculino é considerado uma variante russa de Jorge que tem origem grega de Geórgios a partir da palavra geórgos. Ele é composto pelos elementos ge, que significa "terra", e erghon, que quer dizer "trabalho". O nome tem, portanto, o significado de “aquele que trabalha na terra, agricultor”.

No Brasil, encontramos também as variações Higor ou Higo.

22. Heitor

Este imponente nome masculino carrega em suas origens gregas o significado de "aquele que guarda" ou "aquele que retém o inimigo".

Ele tem origem na palavra Héktor, a partir da raiz ekhein, que quer dizer “possuo, tenho em meu poder”. Na guerra de Troia, Heitor foi um príncipe que lutou com bravura nas batalhas se destacando também como guerreiro.

23. Theo

Este nome tem se popularizado no Brasil nos últimos anos pelo seu aspecto curto, bonito e diferente.

De origem grega a partir de théos, ele significa “deus”, “Deus supremo”. Sendo também o diminutivo de Teodoro, a junção de théos - deus e dôron - dom, dávida, um outro significado para o nome seria “presente ou dádiva de Deus”.

24. Pietro

Essa versão italiana do nome Pedro tem suas origens no grego Pétros, a partir da palavra petra, uma tradução do aramaico Cephas, que significa literalmente "pedra, rochedo".

O nome Pietro tem os significados portanto de "pedra", "rochedo" ou "firme".

25. André

André vem do grego Andreas, que é calcado no elemento andrós, ficando com o significado de “másculo”, “viril”, “masculino”.

26. Denis

A partir do nome grego Dionísio, Denis quer dizer “consagrado a Dionísio”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”.

27. Damon

Um nome original, Damon se refere a um personagem de uma lenda da mitologia grega e surge com o grego damazo, que quer dizer “domador”.

28. Lucas

Lucas tem origem no grego Loukás, um apelido do original Loukanós, o qual vem da raiz lyke, luk ou luc, que originaram a palavra lux, que significa "luz". Devido a isso, o nome Lucas ganho o sentido de "o que vem da Lucânia", "lucano", "luminoso" ou "iluminado".

29. Leandro

O nome Leandro tem origem no grego Leíandros, formado a partir da união das palavras léon, que significa “leão”, e andrós, que quer dizer “homem”. Dessa forma, fica com o significado de “homem-leão” ou “homem dócil”.

Nomes gregos mitológicos FEMININOS

30. Cibele

Se Zeus é o grande pai dos deuses, Cibele seria então a “grande mãe dos deuses”. O nome também significa “espírito criador do calor e da vida” e “espírito gerador do calor e da vida”.

Este nome de origem mitológica tem suas variações no Brasil também como Sibele ou Cybele. Na história, Cibele é conhecida como a personificação da natureza rude e selvagem.

31. Cíntia

Com origem no grego Kynthia, o belo nome Cíntia quer dizer “mulher originária de Cinto” ou “do Cinto”. Esse significado está ligado na realidade ao monte Cinto, situado na ilha de Delos. Na história mitológica, Cíntia e seu irmão gêmeo Apolo nasceram naquela região.

O nome também carrega a simbologia de uma das deusas mais veneradas na antiguidade e foi também dado à deusa da lua Ártemis.

32. Dione

Na mitologia grega, Dione é o nome dado à deusa das ninfas, amante de Zeus e mãe de Afrodite. Seu nome carrega os significados de “consagrado a Dionísio”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite” ou "deusa das ninfas".

Variante gráfica de Dioni, apelido de Dionísia, é a forma feminina de Dionísio. Ele tem origem no grego Dionysios, formado pelos elementos dyu, que significa “céu, espírito, dia” e nisa, “noite, água”.

33. Afrodite

A deusa do amor tem em seu nome o significado de “espuma” ou “espuma do mar”. Isso acontece, porque segunda a história mitológica, Afrodite teria sido originada a partir dos órgãos genitais de seu pai Urano, que foram cortados e jogados ao mar. Da espuma do mar, Afrodite nasceu.

Nome feminino forte e muito ligado aos significados de amor, Afrodite pode ter sido originado da palavra grega Aphrodite que deriva da palavra aphrós, que quer dizer “espuma”.

34. Emília

Versão feminina do nome Emílio, Emília significa “a que fala de modo agradável” ou “rival”.

Na mitologia grega, através do nome do filho de Numa, Aimylios, significa “o que fala de modo agradável”, batizado assim por ter uma linguagem graciosa.

35. Jacinta

Esta é a versão feminina do nome Jacinto, originado no grego de Hyákinthos, através do latim Hyacinthu, que significa literalmente “ai de mim!”.

Esse significado ocorre porque na história mitológica Jacinto era um jovem amado pelos deuses Zéfiro e Apolo. Quando morreu pelos ciúmes de Zéfiro, Apolo o transformou em uma flor cujas pétalas carregavam as palavras de lamúrio “ai ai!

36. Jocasta

Este nome feminino é considerado como a latinização do grego Iokaste, que possui um significado incerto para a maioria dos etimologistas. Contudo, estudiosos atribuem seu significado a “mãe de Édipo”.

Na história mitológica grega, Édipo matou o próprio pai e casou com sua mãe sem saber. A partir desta lenda surgiu o estudo desenvolvido por Freud chamado “Complexo de Édipo”.

37. Athena

Considerada a deusa grega da sabedoria, da inteligência, da eloquência, da guerra e protetora das artes, Athena é uma jovem muito linda e graciosa, umas das personagens mais importantes do panteão grego.

Seu nome significa “louvor aguçado”.

38. Phoebe

Esse nome se refere à titã filha de Urano e Gaia, considerada a deusa da profecia e conectada à Lua e ao místico. Phoebe significa “brilhante”, “pura”.

39. Pandora

Pandora é uma mortal, filha de Zeus, que foi criada por ele para punir a humanidade pelo roubo de Prometeu do segredo do fogo. A conhecida "caixa de Pandora", da lenda de mesmo nome, guardava todo o mal lá dentro e foi liberada sobre a humanidade.

O nome tem o sentido de “todos os presentes”.

40. Ariadne

Filha do rei de Creta, Minos, Ariadne é uma jovem que ficou conhecida pela lenda, na qual ela salva seu amor, Teseu, a escapar do labirinto após matar o Minotauro.

Seu nome significa "muito casta", "a mais pura", "puríssima" ou "a mais sagrada".

41. Cassandra

Cassandra é uma das dezenove filhas do rei Príamo e da rainha Hécuba de Troia. Ela é uma jovem muito bonita e dessa forma Apolo se apaixona e lhe oferece o dom da profecia, mas ela teria que se tornar amante dele.

Ao se recusar, Cassandra é amaldiçoada por Apolo, por conta disso ninguém mais acreditava nas profecias da princesa. Seu nome quer dizer “a que brilha sobre os homens” ou “a que protege os homens”.

42. Dafne

Há muitas versões sobre o mito grego de Dafne e Apolo, ela era uma ninfa que foi transformada em um loureiro (planta) pelo seu pai, para que ficasse salva do amor de Apolo. Devido a isso, seu nome quer dizer literalmente "louro", "loureiro".

43. Gaia

Considerada a mãe-terra, uma das deusas gregas primordiais, Gaia é uma mulher poderosa, a força geradora. Seu nome significa “Terra”.

44. Irene

Também chamada de Eirene, ela é a personificação da paz, sendo uma das deusas das horas, das estações e do tempo. Devido a isso, o nome Irene significa "a pacificadora", "a pacífica".

45. Íris

Na mitologia grega, Íris representa o arco-íris, é a mensageira dos deuses, a ligação entre o céu e a terra. Dessa forma, seu nome quer dizer “mensageira”, “a que leva mensagens pela palavra” ou "arco-íris".

46. Maia

Maia é uma das sete filhas de Atlas e Plêione, fazendo parte das Plêiades, a constelação. Seu nome tem a origem incerta, a partir do latim maia ou mai, que quer dizer "grande".

47. Ártemis

Ártemis é a deusa grega da caça, dos animais selvagens, da Lua, uma ótima caçadora. Provavelmente seu nome surgiu a partir do grego Ártemis e significa “luz suave do Sol e do calor criador”, “manifestação luminosa de Deus” ou “segura”, “açougueira”.

48. Selene

Selene é a personificação da lua, devido a isso seu nome quer dizer "a lua". Ela é filha dos titãs Hiperion e Téia e irmã de Hélio e Eos.

49. Deméter

Como a deusa grega da colheita, dos grãos e da fertilidade, Deméter está entre os doze deuses do Monte Olimpo. Era muito venerada por fazendeiros e camponeses. Seu nome possivelmente significa "mãe-terra".

50. Perséfone

Associada à vegetação e aos grãos, Perséfone é a deusa do submundo e mulher de Hades. Possivelmente seu nome quer dizer "destruição", "assassinato".

51. Têmis

Também chamada de Themis, essa deusa grega é o símbolo da justiça, da sabedoria e do bom conselho, devido a isso, seu nome quer dizer "lei da natureza", "lei divina" ou "aquilo que está previsto, estabelecido".

52. Astéria

Astéria é a filha de Phoebe e de Coeus, uma titã que rege as estrelas cadentes e os oráculos, devido a isso, seu nome quer dizer "estrelado", "estrela".

Nomes de origem grega femininos

53. Sofia

Este lindo e popular nome feminino tem o significado literal de “sabedoria” ou “a sábia”. Ele tem origem grega a partir da palavra sophia, podendo também ser traduzido como “o Verbo” (santidade).

O nome Sofia tem muitas variações ao redor do mundo como Sophia e Sophie.

54. Helena

A beleza de Helena de Tróia é sem dúvida uma das simbologias mais lembradas na épica batalha. Filha de Zeus e Leda, Helena significa “a reluzente”, “a resplandecente”.

Tem origem no nome grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”.

55. Júlia

Este popular e adorável nome feminino significa “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.

O nome é a variante feminina de Júlio, originado no latim Julius. Julius deriva do grego Ioulos, que quer dizer "fofo" ou "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens. Por extensão, o nome também é associado ao significado de "jovem" ou "pessoa jovial".

56. Raissa

Variante do nome russo Raisa, o nome tem o mesmo sentido de Irailda que no grego surge de Erhais, que significa “filha ou descendente de Hera”.

Raissa também é associada aos significados de "mais relaxada", "tranquila"; "rosa", "líder", "chefe".

57. Larissa

Larissa tem o significado de “da acrópole”, “da cidadela”; “linda”, “adorável”.De origem grega, o nome surge com os primeiros habitantes da Grécia, os pelasgos.

A palavra chegou ao grego como Lárissa, em latim assume a forma Larisa, Larissae. Lárissa é também o nome de uma cidade grega, a capital da Tessália.

58. Stephanie

Nome de realezas importantes na história da humanidade, Stephanie significa "coroa" ou "coroada". Ele tem origem no nome grego stephanos, que significa "coroa" ou "grinalda".

59. Alessandra

Essa variante do nome Alexandra significa “protetora do homem”, "defensora da humanidade", "aquela que repele os inimigos". É a versão feminina de Alexandre, originado do grego Aléxandros.

O significado deste imponente nome resulta da junção do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", e do vocábulo andrós, que quer dizer "homem".

60. Catarina

Com origem no grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, o nome Catarina significa "pura", "casta".

61. Bárbara

Com uma sonoridade forte, o nome Bárbara surge a partir da palavra grega bárbaros, de barbar, ganhando o sentido de "estrangeira", "forasteira" ou "a estranha".

62. Ágatha

Com origem a partir dos nomes gregos Agathe e Agathós, os quais por sua vez têm origem na palavra grega agathos, o nome Ágatha significa “boa, perfeita, respeitável, virtuosa”.

63. Pamela

Esse nome que faz a junção dos elementos gregos pan, que significa “tudo, todos” e meli, que quer dizer “mel”, fica com o sentido de “tudo mel”, “toda doce”.

64. Ângela

Um nome delicado e ligado ao celeste, Ângela tem origem no grego Ággelos e significa “mensageira”, “anjo”.