A comunidade de imigrantes japoneses no Brasil é uma das maiores de todo o mundo. Desde Nikkeis (imigrantes japoneses) até os Isseis (primeira geração) e Nisseis (segunda geração). Não é a toa que os nomes e sobrenomes japoneses tenham tanta importância no Brasil.

Estes sobrenomes podem revelar o ofício ou origem de muitas famílias. Vale destacar que os sobrenomes estão relacionados à ascendência de um indivíduo, dessa forma, eles são usados juntos aos nomes próprios tanto masculinos quanto femininos.

Sobrenomes japoneses populares

1. Watanabe (渡辺)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-05

Este popular sobrenome japonês é muito famoso ao redor do mundo. Ele é por exemplo, o sobrenome do protagonista do livro “Norwegian Woods” Toru Watanabe, do escritor Haruki Murakami.

O sobrenome é formado a partir das palavras wata (渡), significando “atravessar”, “cruzar” e be (辺), que significa “beira”, “borda”. O sobrenome pode significar, portanto, “atravessar pela borda”.

2. Yamamoto (山本)

Este é o nono sobrenome mais comum de todo o Japão. Diversas personalidades possuem o sobrenome Yamamoto, entre eles o renomado designer de moda Yohji Yamamoto.

Yamamoto significa “pé da montanha”. Ele é formado pela junção dos elementos yama (山)que significa “montanha” e moto (本), que significa “pé” ou “base”.

3. Saito (斉藤)

Alguns estudiosos acreditam que o sobrenome Saito estaria ligado ao famoso Clã Fujiwara, muito influente na política japonesa.

Em japonês sai (斉)significa “purificação”, “adoração” e to (藤) se refere ao gênero botânico “wistéria”, também conhecido como “glicínia”, também referente à flor da ternura. Fica com o significado de "flor da ternura que é pura", "wistéria-japonesa adorada".

4. Yoshida (吉田)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-06

Este bonito sobrenome japonês é muito comum, em especial nas ilhas Ryūkyū. O sobrenome Yoshida significa “boa plantação”, “plantação de sorte” ou “arroz com sorte”.

O sobrenome é formado pelos elementos yoshi (吉) que significa “sorte” ou “boa” e da (田), que significa “plantação”, “arrozal”.

5. Yamazaki (山崎)

Muito popular na região leste do Japão, o sobrenome Yamazaki está muito associado aos ancestrais de guerreiros samurais.

Este sobrenome tem o significado de “extremidade da montanha”, formado pela união dos elementos yama (山), que significa “montanha” e zaki (崎), que significa “península”, “ponta”, “extremidade”.

6. Kobayashi (小林)

Como um dos sobrenomes mais populares no Japão, carregado por mais de 1 milhão de pessoas, ele tem origem com a junção dos kanjis ko (小), que significa “pequeno” e hayashi (林), que quer dizer “floresta, bosque”.

Fica com o significado de “pequena floresta”, “pequeno bosque”.

7. Tanaka (田中)

Esse sobrenome é bastante popular no Japão, com mais de 1,3 milhões de pessoas registradas com ele. Significa “morador do campo de arroz” ou “trabalhador do campo de arroz”.

Tem origem com a união dos elementos ta (田), que significa “campo de arroz” e naka (中), que quer dizer “meio/dentro”, possivelmente referente as pessoas que trabalhavam ou moravam perto de um campo de arroz.

8. Takahashi (高橋)

Sobrenome com mais de 1,4 milhões de registros no Japão, Takahashi significa “ponte alta”.

Ele é formado pelos elementos taka (高), que significa “alto” e hashi (橋), que quer dizer “ponte”.

9. Suzuki (鈴木)

Com mais de 1,7 milhões de japoneses que carregam esse sobrenome, sendo o segundo mais popular no Japão, ele também faz sucesso no Brasil.

Suzuki significa “árvore do sino”, sendo composto pelos kanjis suzu (鈴), que é “sino” e ki (木), que significa “árvore”.

10. Nakamura (中村)

Este é um sobrenome popular no Brasil e Japão, além de ser elegante. Diversas personalidades do Japão possuem este sobrenome, incluindo músicos, políticos e atores.

Nakamura significa “vila do meio”, formado pela junção das palavras naka (中), que significa “meio” e mura (村) que significa “vila” ou “cidade”.

11. Murakami (村上)

Esse sobrenome se popularizou no Brasil e ao redor do mundo por causa do escritor japonês Haruki Murakami, que faz sucesso com obras como “Kafka à beira-mar”, “Norwegian Woods”, “Minha querida Sputnik”, entre outras.

Murakami significa “aldeia acima”, “vilarejo superior”, se originando da junção dos kanjis mura (村), que significa “aldeia, vilarejo” e kami (上), que quer dizer “acima”.

12. Honda (本田)

Sobrenome que se consolidou no Brasil devido a uma das maiores multinacionais de produção de automóveis do mundo, fundada por Soichiro Honda, chamada de “Honda Motor Company”.

O sobrenome tem origem com a união dos termos hon (本), que significa “verdadeiro” e da (田), que quer dizer “arrozal”, ficando com o significado de “arrozal verdadeiro”.

13. Miyazaki (宮崎)

Com uma sonoridade elegante, esse sobrenome se tornou importante devido a um dos mais relevantes diretores de cinema japonês, chamado Hayao Miyazaki.

Miyazaki tem origem com a união dos termos miya (宮), que significa “templo xintoísta” e zaki (崎), que quer dizer “montanha íngreme, costa marítima”, fica com o significado de “templo xintoísta que fica na montanha íngreme”.

14. Ono (小野)

Sobrenome fofo e curto, que se popularizou por conta da artista e ex-esposa do músico John Lennon, Yoko Ono, ele significa “campo pequeno”.

Ono surge a partir da união dos elementos o (小), que é “pequeno” e no (野), que quer dizer “campo”.

15. Toyota (豊田)

Outro sobrenome bastante difundido no Brasil e no mundo, principalmente por se referir a uma das maiores empresas de produção de automóveis, fundada por Kiichiro Toyota.

O sobrenome tem origem a partir da junção dos termos toyo (豊), que significa “fartura, abundância” e ta (田), que quer dizer “arrozal”. Fica com o significado de “arrozal próspero”, “arrozal abundante”.

16. Ozu (小津)

Sobrenome que ficou popular devido a um dos principais cineastas japoneses, chamado Yasujiro Ozu, ele começou no cinema mudo e emplacou filmes de sucesso, como, “Era uma Vez em Tóquio” (1953), “Pai e Filha” (1949), entre outros.

O sobrenome tem origem com a união dos kanjis o (小), que é “pequeno” e zu (津), que significa “porto, abrigo, refúgio”. Fica com o significado de “porto pequeno”, “abrigo pequeno”.

17. Hashimoto (橋本)

Esse sobrenome também faz sucesso ao redor do mundo, especialmente por causa do roteirista e cineasta japonês, chamado Shinobu Hashimoto. Ele foi roteirista em filmes de sucesso como "Os Sete Samurais" (1954).

O sobrenome se originou a partir dos termos hashi (橋), que significa “ponte” e moto (本), que quer dizer “base, raiz, origem”. Ganha o sentido completo de “ponte original”, “ponte primária”.

18. Shinkai (新海)

Esse sobrenome está relacionado a um dos principais diretores e roteiristas japoneses, chamado de Makoto Shinkai. Ele faz/fez sucesso com animações, como, “Kimi no na wa”, “O Jardim das Palavras”, “Cinco Centímetros por Segundo”, entre outras.

O sobrenome significa “mar novo”, “oceano renovado”, com origem a partir da união dos kanjis shin (新), que significa “novo” e kai (海), que quer dizer “mar, oceano”.

19. Kato (加藤)

Como o décimo sobrenome mais popular no Japão, Kato é formado pela união dos kanjis ka (加), que significa “aumentar, acrescentar” e to (藤), que se refere ao gênero botânico “wistéria”, também conhecido como “glicínia”.

O sobrenome pode ficar com o significado de "flor da ternura que acrescenta", "wistéria-japonesa que aumenta".

Sobrenomes japoneses nobres

20. Kurosawa (黒沢)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-07

Um dos mais importantes diretores de cinema do mundo foi Akira Kurosawa. Seu sobrenome é hoje sinônimo de influência para diversos cineastas contemporâneos.

Kurosawa significa “pântano negro”. Ele é formado pela união das palavras kuro (黒) que significa “preto” e sawa (沢) que significa “pântano”.

21. Oshiro (大城)

Gakuto Oshiro também conhecido como Gackt é uma das maiores celebridades japonesas. Ele é um renomado músico, compositor, produtor e ator reconhecido internacionalmente.

O sobrenome Oshiro significa “castelo grande”. Ele tem raiz nas palavras o (大) que significa “grande” e shiro (城) que significa “castelo”.

22. Yukimura (雪村)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-08

O elegante sobrenome Yukimura é muitas vezes associado ao guerreiro samurai do período Sengoku, Sanada Yukimura.

Do japonês, Yukimura significa “vila nevada”, a partir das palavras yuki (雪), que significa “neve” e mura (村), que significa “vila” ou “cidade”.

23. Mizushima (水島)

Este belo sobrenome japonês não é dos mais populares no país. Ele é formado pela junção das palavras mizu (水), que significa “água” e shima (島) que significa “ilha”. O significado do sobrenome poderia ser entendido, portanto, como “ilha de água”.

24. Shotoku (聖徳)

Esse sobrenome faz referência a um dos principais imperadores e líderes do Japão, chamado Taishi Shotoku, que fez história no campo político, organizacional, econômico, cultural, entre outros.

Por ser ligado a ele, esse sobrenome é considerado nobre e significa “benevolência sagrada”, “santo ensinamento”. Tem origem com a união dos kanjis sho (聖), que significa “sagrado, santo” e toku (徳), que quer dizer “benevolência”, “ensinamento”.

Sobrenomes japoneses raros

25. Aburaya (油家)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-03

O sobrenomes raro Aburaya é formado pelos elementos abura(油) que significa “óleo” e ya (家) que significa “vale”. O significado do nome, portanto, poderia ser “vale de óleo”.

O maratonista japonês Shigeru Aburaya é um dos mais famosos portadores deste peculiar sobrenome.

26. Achikita (遥北)

O curioso e bonito sobrenome Achikita é formado pela junção dos elementos acho (遥)que significa “distante”, “remoto” e kita (北) que significa “norte”. O sobrenome pode, portanto, ter o significado de “lugar distante do norte”.

27. Agatsuma (上妻)

O instrumento de cordas japonês shamisen é muito popular na música tradicional japonesa. Um dos artistas que mais se destaca pela maestria com que toca o shamisen é Hiromitsu Agatsuma.

O sobrenome do artista é formado pelos elementos aga (上)que significa “acima” e tsuma (北), “esposa”.

28. Aikyo (愛敬)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-04

Este belo e raro sobrenome japonês é composto pela junção das palavras ai (愛), que significa “amor, afeto” e kyo (敬), que significa “respeito”. Fica com o significado de "amor respeitoso", "respeito afetuoso".

29. Hiroshima (広島市)

Apesar de Hiroshima ter ficado amplamente conhecida na Segunda Guerra Mundial, após o seu bombardeio, o nome da cidade também é utilizado como sobrenome, mas em casos raros.

O significado do sobrenome é formado pela junção dos elementos hiro (広島)que significa “generalizado”, “amplo”, mas também pode significar “próspero” dependendo do caractere kanji utilizado. Shima (市) significa “ilha”. O sobrenome, portanto, pode significar “ilha larga” ou “ilha próspera”.

30. Taguchi (田口)

Formado pelos kanjis ta (田), que significa “arrozal” e guchi (口), que quer dizer “boca, entrada”, o sobrenome fica com o significado de “entrada para o arrozal”.

31. Matsuno (松野)

Esse sobrenome significa “campo de pinheiros” e se origina com a junção dos kanjis matsu (松), que quer dizer “pinheiro” e no (野), que significa “campo, deserto”.

32. Senno (千)

Como um sobrenome bem mais raro no Japão, ele tem origem com o kanji senno (千), que significa “mil”.

33. Toyosaki (豊崎)

Um sobrenome raro no Japão, possivelmente com origem em pequenas vilas, ele significa “península abundante, rica”, “cabo exuberante”.

Se forma com a junção dos kanjis toyo (豊), que significa “abundante, exuberante, rico” e saki (崎), que quer dizer “cabo, península”.

Sobrenomes japoneses kawaii ou fofos

34. Ishii (石井)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-01

Este curto sobrenome é uma fofura para as crianças. Ele é muito popular na prefeitura de Chiba, região metropolitana da cidade de Tokyo.

Ishii é escrito com caracteres japoneses que significam “rocha”, “pedra” e também com caracteres que significam “mora em um lugar rochoso”.

35. Oota (太田)

Este é não é um sobrenome muito popular no Japão, mas é sem dúvida muito kawaii. Em japonês, Oo significa “fértil” e ta “arrozal”, “plantação”. Fica com o significado de "arrozal fértil", "fertilidade na plantação".

O nome está provavelmente associado às famílias japonesas ligadas à plantação de arroz, como o significado sugere.

36. Kita (北)

O sobrenome japonês Kita tem diversos significados de acordo como ele é escrito no Kanji que são os caracteres chineses adotados pelo sistema de escrita japonês.

Kita pode, portanto, ter os significados de “norte”, “campo de árvores” ou “muitas felicidades”.

37. Mori (森)

dicio-nomes-sobrenomes-japoneses-02

O curto sobrenome Mori é famoso por duas linhagens de clãs residentes no Japão. O clã Mōri, por exemplo, era constituído por Samurais no Século 13. Mori significa “bosque”.

38. Abe (阿部)

Este é um dos sobrenomes mais populares do Japão e diversas personalidades do país o possuem. Existem também muitos lugares no Japão chamados Abe, que significam “festival do sol”.

Do japonês, a significa "paz" e be significa"múltiplos tempos". Alguns estudiosos também apontam para os significados “lisonjear” e “grupo”.

39. Ito (伊藤)

Esse sobrenome também apresenta conexão com o famoso Clã Fujiwara, nomeando mais de 1 milhão de japoneses, além de ser curto e de fácil pronúncia.

Tem origem com a junção dos termos i (伊), que significa “isto” e to (藤), que quer dizer “wistéria” ou em português “glicínia”, referente a uma flor japonesa, nomeada de “flor da ternura”. Devido a isso, o sobrenome pode ficar com o significado de “esta é a flor da ternura” ou “esta é a wistéria-japonesa”.

40. Aoki (青木)

Sendo um sobrenome de sonoridade doce e delicada, ele ainda possui um simbolismo ligado à natureza.

Tem origem com a junção dos kanjis ao (青), que significa “verde” ou “verde-azulado” e ki (木), que quer dizer “árvore”. Fica com o significado de “árvore verde” ou “árvore verde-azulada”.

Leia também:

40 nomes japoneses femininos e masculinos com os seus significados