Beckham, Spears e Jordan são sobrenomes americanos tão famosos que conseguimos associar às pessoas sem citar o primeiro nome. Os sobrenomes americanos e de origem inglesa às vezes ficam mais famosos que os nomes próprios das pessoas. Isso acontece, pois são diferentes e dão um ar de elegância a quem os possui. Popularmente, é visto até como "nome de rico"!

Na cultura americana, se referir à pessoa utilizando apenas o sobrenome é muito mais comum que no Brasil. Se você está a procura de um sobrenome americano chique e diferente para batizar o seu filho, essa lista vai te ajudar nesta decisão.

Sobrenomes americanos raros

1. Mia

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-1

O nome próprio Mia é muito popular para meninas americanas. Como sobrenome ele também é utilizado, mas sua ocorrência é rara nos Estados Unidos.

Mia tem diversos significados dependendo da origem de localidade onde o nome é utilizado. No inglês, ele é uma variante de Michaela, compartilhando dos mesmos significados de Miguel ou Michael que quer dizer “quem é como Deus?".

2. Chenoweth

Este é um imponente sobrenome que remonta a monarquia na época da Idade Média. Este sobrenome foi encontrado pela primeira vez no condado de Cornwall na região céltica do Reino Unido. Portadores deste sobrenome eram sobretudo relacionados aos lordes da época.

Chenoweth significa “nova casa”. Imigrantes com este sobrenome povoaram os Estados Unidos e a Austrália no final do Século XIX. Uma das artistas mais famosas com este sobrenome é Kristin Chenoweth, cantora e atriz da Broadway.

3. Morrissette

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-2

Alanis Morissette é sem dúvida a artista mais famosa com este sobrenome. Contudo, a ocorrência do sobrenome na América do Norte é rara.

De origem eslava, o sobrenome é variante de Morris, associado também à Maurício que significa “mouro” ou “aquele que tem a pele escura”. Os imigrantes da família Morrissette podem ser encontrados principalmente nos Estados Unidos e Canadá.

4. Jolie

O nome Jolie tem origem francesa, mas se popularizou em especial nos Estados Unidos. Ele significa significa "bonita", "feliz", "bela", "formosa", "encantadora", "atraente", "harmoniosa".

Como sobrenome, ele ficou muito conhecido através da atriz Angelina Jolie, mas não é tão popular entre os falantes da língua inglesa, sendo, portanto, considerado um sobrenome raro.

Sobrenomes americanos diferentes

5. Bailey

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-3

O sobrenome Bailey tem diversas origens. Ele era um nome de status para funcionários ou mordomos a partir do latim baiulivus, adjetivo de baiulus que significa “atendente”, “transportador”, “porteiro”.

Bailey também foi usado como uma palavra para denotar uma região ao lado de um castelo ou fortificação medieval. Já na origem árabe, o significado está atrelado à “príncipe afortunado”.

6. Sugg

Este diferente e belo sobrenome de origem inglesa tem o significado de “pessoa pequena” e “pessoa parecida com um pássaro”. Também são atrelados os significados de “pássaro pequeno” ou “pardal”.

Sugg é um sobrenome mais comum no Reino Unido, mas existem registros históricos de fazendeiros norte-americanos portadores deste sobrenome. A blogueira britânica Zoella Sugg é uma das mais famosas na comunidade de beleza no Youtube.

7. Gutierrez

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-4

Apesar de não soar inglês, o sobrenome Gutierrez é bastante popular nos Estados Unidos. Ele apareceu no ranking de sobrenomes mais registrados no ano de 2000 no Census norte-americano.

Gutierrez é um nome patronímico que significa “filho de Gutierre”, ou de Walter. Walter ou Válter, por sua vez, tem origem germânica e significa "comandante do exército" ou "chefe do batalhão".

8. Richardson

Este sobrenome é uma variação do nome próprio Richard, que significa "príncipe forte” ou “príncipe corajoso”. Formado pelos elementos Richard e son (filho), Richardson também quer dizer “filho de Richard”.

O nome próprio Richard é uma versão inglesa de Ricardo, originado a partir do germânico Ricohard, pelos elementos rik, que significa “príncipe” e hard, “forte”, “corajoso”.

Sobrenomes americanos chiques

9. Clark

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-5

A partir de Clerec do inglês antigo, o sobrenome Clark possui o significado de “clérigo”, “padre” e “escriba”. Isso acontece, pois os sobrenomes eram normalmente utilizados para fazer referência a profissão ou ofício das pessoas.

Apesar de ser mais comum como sobrenome, Clark também é utilizado como nome próprio. O ator Clark Gable e o personagem de quadrinhos Clark Kent, o super-homem, são os maiores exemplos.

10. Lewis

Este sobrenome de origem inglesa possui diversas origens. Uma delas é a partir do nome próprio britânico Lowis, Lodovicus que significa "vitorioso em jogos atléticos". O significado atrelados ao sobrenome é portanto “vencedor em jogos”.

O escritor C. S. Lewis é talvez o mais conhecido entre os que possuem este sobrenome. Ele ficou famoso com a trilogia “As Crônicas de Nárnia” que foram adaptadas para o cinema em uma popular série de filmes.

11. Hamilton

Como nome ou sobrenome, Hamilton significa “habitante de um lugar sem vegetação localizado perto de um morro”. Ele surge como variação dos nomes Hambledon, Hameldon, Hameton.

Seu significado é a junção dos elementos do inglês antigo hemel, que significa “mutilado”, e dun, que significa “colina”. O primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América, Alexander Hamilton, foi a maior personalidade conhecida com o sobrenome. Uma popular peça de teatro musical contando sua história popularizou ainda mais o seu nome e influência.

12. Carter

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-6

Este elegante sobrenome inglês é também encontrado como nome próprio em algumas regiões do mundo.

Acredita-se que sua origem vem do gaélico e celta como diminutivo do nome McCarter que significa “filho de”. Ele é formado a partir da palavra cairt que tem o significado de carroça. Carter, portanto, tem o significado atribuído como “aquele que conduz a carroça”.

Sobrenomes americanos mais comuns

13. Smith

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-7

Este é sem dúvida o sobrenome mais popular nos Estados Unidos. O census norte-americano registrou mais de duas milhões de pessoas portadoras deste sobrenome no ano de 2010.

Smith tem origem através do inglês antigo smið e significa “aquele que trabalha com metal”. As variantes do nome ao redor do mundo também são muito populares devido a este importante ofício dos últimos séculos. No Brasil, temos o comum sobrenome Ferreira com o mesmo significado atribuído à Smith.

14. Johnson

Johnson é o segundo sobrenome mais popular nos Estados Unidos. De origem inglesa ele é composto pelas palavras John e son (filho em inglês), significando, portanto, “filho de John”.

No Brasil, Johnson se popularizou como primeiro nome. Remontando aos anos da Idade Média, ele também é interpretado como presente divino, sendo também atribuído o significado de “meu filho é um dom de Deus”.

15. Jackson

Composto pelas palavras Jack, diminutivo de John, e son (filho), Jackson significa “filho de Jack”. Ele é um popular sobrenome de origem inglesa que possui os mesmos significados atribuídos à John.

Durante a idade média, por influência do germânico, o nome John começou a ser escrito como Jackin. No Brasil, o nome relativo é João que possui os significados de “Deus é gracioso", "agraciado por Deus", "a graça e misericórdia de Deus" e "Deus perdoa”.

16. Williams

dicio-nomes-sobrenomes-americanos-8

O popular nome americano William tem origem no germânico através das palavras wil, que significa “desejo” ou “vontade” e helm, que significa “capacete” ou “proteção”. Por associação significa "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger".

Como sobrenome, sua variante Williams significa “filho de William” e é o terceiro no ranking de sobrenomes mais comuns nos Estados Unidos.

17. Brown

Em inglês, a palavra brown significa “marrom”. Com origem no inglês antigo através das palavras brun e brūn, ele descrevia pessoas com cabelos, pele ou vestimentas marrons.

Este é um dos sobrenomes mais populares nos Estados Unidos, no Canadá e na Escócia. Ele é o sobrenome de um dos personagens de desenho animado mais adorado de todos os tempos, Charlie Brown.

Gostou desse artigo? Você também pode gostar de ler:

Os 25 nomes mais chiques e diferentes e seus significados