Existem mais de cinco milhões de descendentes alemães no Brasil. A imigração alemã aconteceu entre os Séculos XIX e XX no país, majoritariamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

Fizemos uma lista com os sobrenomes alemães mais comuns no Brasil, na Alemanha e destacamos também os mais raros.

Sobrenomes alemães mais comuns no Brasil

Weber

Este popular sobrenome alemão tem origem na palavra germânica wëber, que tem o significado de “tecer”. Weber significa, portanto, “tecelão” ou “tecelã”.

Em inglês, o nome é também encontrado nas suas variantes Webber e Weaver. Uma das personalidades mais importantes do mundo com este nome foi um dos fundadores da sociologia, Max Weber.

Klein

Klein é um sobrenome de origem alemã e holandesa e significa “pequeno”. O sobrenome era atribuído às pessoas de estatura baixa. O sobrenome é originário da palavra alemã klein ou do iídiche Kleyn, que significa literalmente “pequeno”.

O estilista Calvin Klein é sem dúvida a pessoa mais famosa com este sobrenome.

Scherer

O sobrenome Scherer é bastante popular aos descendentes alemães no Brasil, sendo também muito comum na Áustria e na Inglaterra.

Scherer era um nome dado para uma pessoa que cortava o pelo de ovelhas ou alguém que utiliza tesouras para remover o excesso em tecidos acabados. Ele significa, portanto, “cisalhar” ou “aquele que corta”. Também é atribuído o significado de “aquele que corta cabelo” ou mesmo “barbeiro” ao sobrenome.

Schmidt

Um dos sobrenomes mais comuns na Alemanha e para os descendentes germânicos no Brasil, Schmidt significa “ferreiro”, ou “metalúrgico”. Ele também é encontrado na sua variante Schimidt.

O sobrenome é o equivalente à Smith em inglês e Ferreira em português, pois atribui referência à profissão ou ocupação citada.

Hoffmann

O sobrenome Hoffman significa “pessoa que trabalha em uma fazenda”. Ele surgiu como um apelido para fazendeiros que possuíam suas terras, ao invés de alugá-las.

O nome se difundiu em toda a Europa, chegando também ao Oriente e é um dos mais popular para os descendentes alemães no Brasil.

Becker

O sobrenome Becker e suas variantes Bäcker e Baecker tem significados relativos à profissão de padeiro. Becker significa “aquele que assa pão” e “padeiro”.

O sobrenome é derivado também da palavra alemã becher que significa “xícara" ou "cálice” a partir do grego bikos, que tem o significado de “jarro” ou “pote”.

Wagner

Também muito popular como nome próprio no Brasil, Wagner se origina do sobrenome germânico Waganari. Este, por sua vez, era o sobrenome dado às pessoas que trabalhavam com transporte de mercadorias, vagões ou carroças.

O sobrenome Wagner tem, portanto, os significados de "construtor de carroças", "fabricante de vagões", “transportador”.

Müller

O sobrenome Müller no Brasil teve sua vinda no final do Século XIX através de Peter Müller. O sobrenome tem os significados de “moleiro” ou “moleira”, pessoa que trabalha ou é proprietária de um moinho.

Este sobrenome surge a partir das palavras germânicas mülnære or müller.

Schneider

O sobrenome Schneider significa “alfaiate”. Ele surge através do verbo alemão schneiden, que significa “cortar”.

Rech

O sobrenome Rech tem origem alemã e possui variados significados de acordo com estudiosos. Ele pode fazer referência à região de "Riche" na França, local de residência da família portadora deste nome.

Riche também é creditado como um nome patronímico significando “filho de Richard”.

Kuhn

Considerado um sobrenome popular em famílias brasileiras, ele deriva do diminutivo do nome germânico Conrado e provavelmente significa “filho do conselheiro prudente”.

Brand

Com variantes como Brandt e Brant, esse sobrenome chegou no Brasil por volta do século XIX.

Possivelmente ele deriva do nome próprio que surgiu com o nórdico antigo Brandr, e significa "filho da espada" ou "filho do fogo".

Ritter

Ele diz respeito aos descendentes germânicos que se concentraram principalmente no Rio Grande do Sul.

A partir do termo do alto-alemão médio riter, esse sobrenome quer dizer "cavaleiro".

Ludwig

Sobrenome comum no Rio Grande do Sul, especialmente em Porto Alegre, ele surge com o nome próprio Ludwing, que é Luís em português.

Significa “filho do combatente glorioso”, “filho do ilustre guerreiro” ou “filho do célebre na guerra”.

Gräf

Esse sobrenome surge a partir de um título nobre alemão que equivale ao conde, chamado de graf e significa “contagem”.

Gruber

Além do Brasil, Gruber também é muito comum na Alemanha e Áustria. A partir do germânico ele significa "poço", referente às pessoas que viviam perto de um poço ou depressão.

Jung

A partir do elemento do alto-alemão médio junc, esse sobrenome quer dizer “jovem”, “novo”.

Ruschel

O sobrenome Ruschel faz sucesso entre os descendentes alemães no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.

Significa "desgrenhado", "despenteado" ou "rápido".

Krause

A família Krause alemã veio ao Brasil, desembarcando no Espírito Santo, por volta de 1870. Devido a isso o sobrenome se difundiu nessa região.

Como uma variante do sobrenome Kraus, a partir do termo germânico krus, significa "encaracolado", referente às pessoas de cabelo encaracolado.

Werner

Com origem a partir do nome próprio Werner, esse sobrenome ganha o sentido de "filho do guarda do exército".

Sobrenomes alemães mais comuns na Alemanha

Fischer

Este popular sobrenome alemão tem o significado de “pescador” ou “pescadora”. Sua versão em inglês, Fisher é também bastante popular no mundo.

A personalidade brasileira mais famosa portadora deste nome é a atriz Vera Fischer.

Meyer

O sobrenome Meyer tem origem na palavra alemã antiga, meiger, que significa “superior”. Era um sobrenome designado aos grandes administradores ou proprietários de terra.

Schulz

A partir da palavra antiga alemã schulteize, o popular sobrenome Schulz era dado às pessoas em posição de alto calão em uma vila, tais como xerifes, superintendentes e magistrados.

O sobrenome também se referia aos indivíduos encarregadas de cobrar os pagamentos em nome dos latifundiários.

Schäfer

O sobrenome Schäfer tem origem na palavra alemã antiga schæfære e significa “pastor” ou “pastora”. Ele é derivado da palavra schaf, que tem o significado de ovelha ou carneiro.

Koch

Koch é um popular sobrenome alemão que tem origem na palavra latina coquus, que se relaciona com a “arte da culinária”. Por consequência, o sobrenome tem o significado literal de “cozinheiro” ou “cozinheira".

Bauer

Sobrenome de origem alemã e judaica, Bauer tem o significado de “camponês” e, por extensão, “fazendeiro”. Ele também era usado como apelido para “vizinho” em tempos remotos.

Richter

Richter é um popular sobrenome alemão que tem origens medievais. A partir de rihtære, que significa “juiz”, e por sua vez da palavra rihten que significa “fazer o certo”, o sobrenome Ritcher carrega também o significado de “administrador ou senhor de uma vila”.

Neumann

Ocupando o top 20 de sobrenomes mais populares na Alemanha, Neumann tem origem com o termo do alto-alemão médio niuwe, que quer dizer "homem novo", "recém-chegado".

Zimmermann

Esse sobrenome surge a partir de uma profissão, derivado dos termos germânicos zimber e mann, significa "carpinteiro".

Hartmann

Constando na vigésima terceira posição de sobrenomes comuns na Alemanha, Hartmann tem origem com um nome próprio.

Com a junção dos elementos germânicos hard e man, quer dizer "filho do homem bravo", "filho do homem corajoso, destemido".

Krüger

Apresentando duas possíveis origens, Krüger pode ter surgido a partir da palavra kroch, que significa "taverna", ganhando o sentido de “taberneiro”, relativo à profissão.

Ou ter derivado do termo germânico kruoc, que quer dizer "jarro", "pote", ficando com o significado de "oleiro", "ceramista".

Lange

Também constando na lista de sobrenomes mais populares na Alemanha, Lange tem origem a partir de um apelido que era dado aos indivíduos altos ou de membros compridos.

Significa “relativo a quem é alto”.

Lehmann

Surgindo a partir do alto-alemão médio lehenman, esse sobrenome significa "vassalo", "homem feudal".

Huber

Huber tem origem a partir de uma ocupação, significa "fazendeiro", derivado do termo huoba, que quer dizer "fazenda", "lote de terra".

Vogel

Constando no top 50 de sobrenomes alemães populares, Vogel tem origem com um termo alemão que significa “pássaro”.

Ele era utilizado como um apelido para os caçadores de pássaros ou para pessoas que gostavam de cantar.

Friedrich

O sobrenome surge com o nome próprio Friedrich, que é Frederico em português. Devido a isso ganha o sentido de "filho do rei da paz", "filho do príncipe da paz", "filho do que governa com paz".

Günther

Presente na lista de sobrenomes mais populares da Alemanha, Günther surge como nome próprio, derivado do alemão Gundahar.

Ganha o significado de “filho do guerreiro”, “filho do soldado”.

Berger

Variação do sobrenome Berg, ele surge de um termo alemão que quer dizer “montanha”.

Baumann

Derivado do termo germânico bumann, esse sobrenome significa "fazendeiro", "construtor".

Albrecht

Presente na lista de sobrenomes mais registrados na Alemanha, Albrecht surge com um nome próprio, que é Alberto em português.

Acaba por ganhar o sentido de "filho do nobre brilhante" ou "filho do ilustre nobre".

Vogt

Vogt tem origem a partir de uma profissão, derivado do termo germânico voget, que quer dizer “oficial de justiça”, “advogado”.

Sobrenomes alemães raros

Berwald

Originalmente derivado do nome próprio Bernwald, o sobrenome Berwald é composto pelos elementos bero, que significa "urso" e wald "régua". Mais tarde, ele foi alterado para Bärwald que significa "floresta de urso", a partir dos elementos Bär,"urso", e Wald,"floresta".

Ammer

Como um sobrenome raro, Ammer diz respeito às aves canoras, que são responsáveis por produzir sons belíssimos.

Devido a isso, ele era usado como um apelido para os indivíduos de voz bonita.

Ehrenberg

Este curioso e diferente sobrenome tem o significado de “montanha de honra” a partir do alemão.

Falkenberg

O sobrenome alemão Falkenberg se refere a um local relacionado aos falcões e montanhas. A partir de falk “falcão” e berg, “montanha” ou “colina”.

Boehler

Sobrenome toponímico, ele surge a partir de cidades alemãs que se chamam Boll ou Böhl, significa "colina", "monte".

Kurtz

Bem menos usual na Alemanha, Kurtz provavelmente significa “curto”, “pequeno”, relativo às pessoas de baixa estatura.

Mann

Esse sobrenome se refere a um dos maiores romancistas mundiais do século XX, o alemão Thomas Mann.

Sendo raro, ele teve origem a partir de um sobrenome e significa “homem”.

Schiller

Como um dos sobrenomes alemães mais raros, Schiller se refere aos indivíduos que possuem estrabismo, devido a isso, significa “vesgo”.

Altman

Não se sabe ao certo a origem desse sobrenome, mas ele quer dizer “homem sábio” em alemão.

Brecht

Apesar de raro, esse sobrenome pertenceu a um dos mais importantes dramaturgos e romancistas alemães, chamado Bertolt Brecht.

Ele possivelmente deriva de nomes que possuem o elemento berth, que quer dizer "brilhante", "famoso".

Bachhuber

Provavelmente esse sobrenome é um cognato do sobrenome Brookhouse, que quer dizer "casa à beira do riacho".

Seifer

Com o significado incerto, o sobrenome Seifer é bastante raro e provavelmente quer dizer “vitória da paz”.

Confira mais:

Nomes alemães e seus significados