Separamos 30 sugestões de nomes alemães femininos e masculinos para quem quer homenagear suas origens no nome do bebê ou para quem, mesmo sem ligação com o país, é fã da cultura alemã. Boa leitura!

Nomes alemães femininos comuns

1. Sofie

Um lindo nome de com o forte significado de “sabedoria”.

É a variante alemã de Sophia, nome originado no grego sophia.

Foi um nome muito comum entre a realeza europeia continental durante a Idade Média, popularizado no século XVIII na Grã-Bretanha através da rainha Sofia de Hanôver.

2. Mia

Nomes alemães

Nome feminino e delicado, com os diferentes significados: “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?” ou “dor de alguém que deseja muito, mas não pode ter filhos”.

O significado de estrela do mar origina-se do escandinavo, onde o nome é também a forma reduzida de Maria, simbolizando força, paciência e sensibilidade.

Em holandês, em escandinavo ou alemão se trata do diminutivo de Maria. Assim, pode significar também “a escolhida” ou “a pura”.

Um nome curto e bonito!

3. Suyane

Nome ainda mais exótico no Brasil, mas comum na Alemanha. Significa “flor do lírio".

4. Martha

Nome mais popular no Brasil, significa "senhora" ou "patroa".

É a variante francesa, inglesa e alemã de Marta, nome que tem origem no aramaico Martha, e deriva das palavras marta', mar e mara.

Nome popularizado entre os cristãos a partir da Reforma Protestante no século XVI.

5. Heidi

Um nome super tradicional na Alemanha! Significa “de qualidade nobre” ou “de nobre linhagem”.

É o diminutivo de Adelheid, forma alemã e holandesa de Adelaide, que tem origem a partir do nome germânico Adelheid, Adalheidis, formado pela junção dos elementos adal, athal, que significa “nobre” e haidu, “espécie, qualidade, tipo”.

Nomes alemães femininos mais bonitos

6. Anelise

Nome de simbolismo ligado ao divino. Significa "pequena graciosa”, “pequena cheia de graça", "Deus é juramento para essa mulher graciosa” ou “Deus é abundância para essa mulher cheia de graça”.

É provável que o nome Ana faça parte do seu étimo. Ainda, conforme alguns estudiosos da onomástica, uma das hipóteses é de que o mesmo tenha surgido como forma variante de Aneli, o qual surge do nome francês Anely.

Anely é o diminutivo do hebraico Ana, originalmente Hannah, que significa "graciosa, cheia de graça".

Outra possibilidade é que Anelise seja um nome de uso dinamarquês que teria surgido como variante ortográfica de Annalise, originalmente Anneliese, que é a combinação dos nomes Ana e Liese. Este, por sua vez, é o diminutivo alemão e holandês de Elisabete.

7. Mariele

Nomes alemães

Significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Mariele é o diminutivo alemão de Maria e também uma variação francesa deste mesmo nome, que vem do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana, vidente”.

8. Evelin

Pode significar "maçã” ou "avelã".

O nome Evelin surge do alemão Avelina e depois foi adaptado ao inglês Evelyn. É possível que tenha surgido com o nome da cidade de Abella, na Campânia. O lugar era conhecido por produzir maçã e noz de Abella, em latim nux abellana, que deu o nome ao fruto seco em português "avelã".

No Brasil, Evelin é usado apenas como nome feminino, mas em alguns países é usado como um nome para os dois sexos.

Variante de Evelyn.

9. Bella

Nomes alemães

Um nome cheio de simbolismo, podendo significar “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”.

Bella é a forma reduzida do nome italiano Isabella, tendo o significado de beleza e dos nomes que lhe dão origem. Este nome tem uma relação de proximidade com Deus, uma vez que ela personifica a promessa divina, bem como a dedicação a Deus em virtude de ser consagrada a ele.

As origens são: Hebraica, Italiana, Inglesa, Alemã, Nórdica.

10. Mayla

Lindo nome, com o significado de “senhora soberana cujo Deus é juramento” ou “senhora soberana para quem Deus é juramento”.

Estudiosos indicam a possibilidade Mayla ser um nome moderno de origem escandinava e alemã, tendo surgido como uma combinação dos nomes Elisabeth e Maria.

Elisabeth, do hebraico Elishebba, significa “Deus é juramento”. Maria, de origem incerta, possivelmente proveniente do hebraico, com o significado de “senhora soberana”.

Apelidos afetivos: Má ou May.

11. Amélie

Significa “trabalhadora", "mulher diligente”, “ativa".

É a versão alemã de Amélia, variante do nome Amália, que tem origem no germânico Amal que quer dizer “trabalho”.

Nomes alemães femininos mais antigos

12. Norma

Nome raro no Brasil, significa “mulher do Norte”.

É a variante feminina de Nórman, a partir do alemão antigo Nordemann que significa “homem do Norte”. No caso da versão feminina, “mulher do Norte”.

13. Leona

Nome exótico, mas cheio de charme e poder. Significa “leoa” ou “valente como uma leoa”.

É a variante inglesa e alemã de Leoní, derivado do inglês Leoni e do francês Leonie, versões femininas de Leon, nome que vem do grego leon, que quer dizer “leão”.

14. Magda

Nomes alemães

Significa "a que vive na Torre de Deus" ou "a que vem da cidade da Torre".

Magda é um diminutivo do nome Magdalena, equivalente a Madalena em português. Usado inicialmente como diminutivo na Alemanha, logo Magda se tornou nome próprio e se espalhou pelo mundo.

O nome Madalena chegou ao português através do grego Magdaléne, que significa "a que vem de Magdala, a que habita em Magdala". Magdala era o nome de uma aldeia junto ao Mar da Galileia, que em hebraico significa "torre".

15. Valesca

Com forte simbologia, significa "saudável" ou "cheia de saúde".

É uma variante de Valeska, diminutivo alemão de Valéria, nome originado no latim Valeria, calcado na raiz valere.

Nomes alemães masculinos mais comuns

16. Cadu

Nomes alemães

Nome bonito e curto. Significa "guerreiro protetor das riquezas", "aquele que protege um bem maior" ou "o guardião que é um homem do povo".

Possivelmente Cadu é um diminutivo surgido da união dos nomes Carlos, que significa “homem guerreiro” e Eduardo, que quer dizer "guardião das riquezas".

Variações gráficas: Kadu, Cadú, Kadú.

17. Herbert

Nome bastante tradicional na Alemanha. Significa “guerreiro glorioso” ou “ilustre guerreiro”.

Seu significado resulta da junção dos elementos her, que significa “exército”, e berth, que quer dizer “glorioso, ilustre, brilhante”.

18. Simon

Significa “ele ouviu”, “ouvinte” ou “protetor da vitória”.

Simon é a variante francesa, inglesa e alemã de Simão, um nome de origem hebraica, que surge do hebraico Shimon, de shamá, com o significado de “ele ouviu” e “ouvinte”.

Também é atribuído o sentido de “o que tem o nariz achatado”, por influência de um homem grego que apresentava essa característica e tinha o nome de Símon.

Na Inglaterra, é considerado uma variante de Sigmundo, nome de origem germânica que significa “protetor da vitória”.

19. Valentin

Nomes alemães

Lindo nome de significado associado à força e coragem, quer dizer “valente”, “forte”, “vigoroso” ou “cheio de saúde”.

É a variante francesa e alemã de Valentino, nome originado a partir do latim Valentinus, um diminutivo de valens, valentis.

Nomes alemães masculinos mais bonitos

20. Lins

Exótico no Brasil. Significa "lentilhas" ou "aquele oriundo de Lins" (cidade situada na Áustria).

Lins é usado mais habitualmente como sobrenome, com origem alemã provável a partir de um apelido dado àqueles que produziam lentilhas.

21. Albert

Nome com o forte significado de "nobre brilhante" ou "ilustre nobre".

É a versão inglesa, francesa e alemã de Alberto, uma variação do nome Adalberto, que vem do germânico Adalbert, formado pelas palavras, adal, significa "nobre", e berth, quer dizer "ilustre" ou "brilhante".

22. Jordan

Significa “o que corre” ou “aquele que desce”.

A origem do nome Jordan é hebraica, de Iarden, que significa “o que corre” ou “aquele que desce”, numa referência ao curso de um rio.

O nome é utilizado com essa forma nas línguas francesa, inglesa e alemã. Em português, corresponde a Jordão, um dos rios mais importantes do Oriente Médio, que faz fronteira com Israel e Jordânia.

23. Ismar

Nome curto de significados com bons atributos: “nobre de grande força” ou “Deus ouve”.

Dois possíveis étimos: do alemão Ismar, formado pela união dos elementos eisin, que significa “ferro” e mar, que quer dizer “brilhante, ilustre”, significando “nobre de grande força”.

Ismar pode também ter surgido como uma variação de Ismael, nome que tem origem no hebraico Yishmaél e significa “Deus ouve”.

24. Paul

Nomes alemães

Nome bastante utilizado em outros países, significa “pequeno” ou “de baixa estatura”.

É a versão inglesa, francesa e alemã de Paulo, que é originado a partir do latim Paullus, através da palavra paullo.

Nomes alemães masculinos mais antigos

25. Cléver

Nome raro no Brasil. Significa “morador de um morro íngreme”, "o que habita no penhasco"; “taipeiro” ou “ofício de quem faz tapas”.

O nome Cléver tem duas possibilidades de étimos. A primeira relaciona o nome com o toponímico inglês Clewer, que significa “morador de um morro íngreme”, "o que habita no penhasco". A segunda hipótese seria a origem do alemão, a partir da palavra klever, que quer dizer “taipeiro”, considerado um ofício de quem faz taipas, uma técnica de construção com argila.

Uma outra referência à palavra clever está no significado em inglês: “esperto” ou “sagaz”.

26. Aaron

Nome também raro no Brasil. Significa “montanhês”, “o elevado”, “o exaltado”.

É a versão francesa, inglesa e alemã de Arão, nome que veio do hebraico Aaron, a partir de hâr-ôn, que significa “montanhês”. Assim, ainda se relaciona com “o elevado” ou “o exaltado”.

27. Charles

Nome tradicional na Alemanha, tem a variante Carlos no Brasil. Significa “homem do povo”, “homem forte” ou “homem robusto”.

Tem origem na palavra germânica karal ou kerl.

28. Vagner

Nomes alemães

Nome mais popular no Brasil. Significa "construtor de carroças", "fabricante de vagões" ou “transportador”.

É de origem alemã, proveniente do sobrenome germânico Waganari, que era o nome dado a pessoas que trabalhavam com transportes de mercadorias e na construção de vagões ou carroças.

Variação gráfica: Wagner.

29. Kléber

Nome também popular no Brasil. Significa “colador de cartazes”.

De origem germânica, que vem de Klaeber. Era, inicialmente, o sobrenome das pessoas que praticavam esse ofício de colar cartazes.

Variantes gráficas: Cléber, Clébio ou Klébio.

30. Peter

Significa “pedra” ou “rochedo”.

Variante inglesa e alemã de Pedro, que é popular no Brasil.

Pedro surge do grego Pétros, da raiz petra, que significa “pedra”.

É um dos prenomes cristãos mais populares.

E aí, achou um bom nome? Uma característica interessante de alguns desses nomes alemães é que muitos deles surgiram das profissões que eram exercidas antigamente, o que levou à associação do sobrenome e nome à função de cada pessoa.

Se quiser continuar pensando, temos outras ideias:


Os 25 nomes mais chiques e diferentes e seus significados