Diferentes dos sobrenomes brasileiros que são formados por nome próprio + sobrenome materno + sobrenome paterno, os sobrenomes russos da atualidade seguem a seguinte lógica nome próprio + patronímico + nome de família.

Para demonstrar da melhor forma olhe o seguinte nome, de um dos maiores poetas russos:

Alexander Sergeyevich Pushkin.

Seu nome próprio é Alexander (Alexandre em português), o nome do meio é patronímico, ou seja, provém do nome próprio do seu pai, que é Sergey, mais o acompanhamento - evich, e por último o nome de família que é Pushkin.

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

Na Rússia essa terminação vai variar de acordo com o gênero da criança. Se for masculino o nome do pai vai vir junto dos termos, que são mais comuns, ovich, evich, ich ou vich. Já se for feminino os complementos habituais são ovna, evna ou ichna.

Um exemplo feminino, a cantora e pianista russa Oksana Petrovna Grigorieva. O nome próprio é Oksana, o nome do meio é o nome do pai Petr mais o termo -ovna e o nome de família é Grigorieva.

Por falar no nome de família, eles também variam de acordo com o gênero. É habitual que a mulher ganhe o “a” no final, por exemplo, Pushkina. Os sufixos masculinos mais comuns são ov, ev, öv, in, ih e yh, já os femininos são ova, eva, öva, ina, ih ou yh.

Outros sobrenomes se baseiam em nomes de animais ou pássaros, já outros, menos frequentes, podem ser referências a nomes de ocupações.

Sobrenomes russos femininos

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

1. Alekseeva

Esse sobrenome feminino significa “filha de Alexei”, sendo este nome próprio uma forma russa de Alexis.

A partir do grego Alexis, derivado do verbo aléxo, que significa "repelir”, “defender” ou “proteger", fica com o sentido de "protetor do homem" e "defensor da humanidade".

Por conta disso, o sobrenome ganha o significado de " filha do protetor do homem" e "filha do defensor da humanidade".

2. Semyonova

Seguindo a mesma lógica, esse sobrenome significa “filha de Semyon”, o qual é um nome próprio russo que significa a mesma coisa que Simon (que é a versão francesa, inglesa e alemã de Simão).

Simão tem origem no hebraico Shim'on, que deriva do elemento shamá que quer dizer "ele ouviu", significando "aquele que ouve", "ouvinte".

O sobrenome ganha o sentido de "filha daquele que ouve", " filha do ouvinte".

3. Pavlova

Significando “filha de Pavel”, que é a versão russa, tcheca, búlgara e eslovena de Paul, sendo Paulo em português, ganha também o significado de “filha do homem pequeno”, “filha do homem de baixa estatura”.

Paulo tem origem no latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer “pequeno" ou "baixo”.

Uma personalidade famosa que possui esse nome de família é a bailarina russa Anna Pavlova.

4. Popova

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

Esse sobrenome não tem relação com algum nome próprio, na verdade significa “filha do padre”, “filha do sacerdote”.

Com origem a partir do russo pop, que quer dizer “padre”, “sacerdote”.

Uma pessoa conhecida no mundo artístico que o carrega é a escritora búlgara Maria Popova.

5. Fedorova

Mais um nome de família que surge a partir de um nome próprio, precisamente de Fyodor, que é a versão russa de Teodoro.

Teodoro tem origem no nome grego Theódoros, composto por théos “deus” e dôron “dom, dádiva”, significando “presente de Deus”, “dádiva divina”.

Por conta disso, Fedorova quer dizer "filha de Fyodor", “filha do presente de Deus”, “filha da dádiva divina

Uma personalidade famosa que o carrega é a ex-miss universo russa Oxana Fedorova.

Sobrenomes russos masculinos

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

6. Ivanov

Como um sobrenome bastante popular, alcançando cerca de 1,3% da população russa, ele também surgiu a partir de um nome próprio masculino, que é Ivan.

Ivan tem origem a partir do russo Iván, a forma antiga do eslavo Ioannu, que significa “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Por conta disso, o sobrenome também ganha o sentido de “filho do agraciado por Deus”, “filho da graça e misericórdia de Deus”.

Pessoas conhecidas que o possuem são o ex-zagueiro da Bulgária Trifon Ivanov e o lutador de artes marciais Blagoy Ivanov.

7. Smirnov

Outro sobrenome super popular na Rússia, carregado por aproximadamente 1,8% da população, ele surgiu através de um nome arcaico masculino, que é Smirnoy.

Ele significa “calmo”, “quieto”, “obediente”, “gentil” e “pacífico”, lindo sentido, você não acha?

8. Petrov

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

Outro sobrenome que surge a partir de um nome próprio masculino, ele é bastante popular na Rússia. Surge a partir de Pyotr, que é a versão russa do nome Pedro, significando “filho de Pyotr”.

Pedro tem origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra, que significa literalmente "pedra, rochedo".

Por conta disso, o sobrenome pode ganhar o sentido de “filho do homem forte”. Uma figura histórica que o possuiu foi o ex-tenente coronel do exército russo, Stanislav Petrov.

9. Sidorov

Esse sobrenome provém do nome masculino Sidor, que é uma versão encurtada de Isidoro, significando “filho de Sidor”.

Isidoro tem origem no grego Isídoros, formado pela união das palavras Isis, nome da deusa Ísis e dôron, que quer dizer "dádiva, dom, presente", ficando "dádiva de Ísis", "presente da deusa Ísis".

O sobrenome ganha o sentido de “filho da dádiva de Ísis”, “filho do presente da deusa Ísis”.

10. Vassiliev

Carregando um sentido de realeza e nobreza, esse sobrenome surgiu a partir do nome masculino russo Vassily, significando “filho de Vassily”.

Este é uma versão do nome Basil, o qual tem origem no grego Basileios, derivado de basileus, que quer dizer “rei”, “soberano”.

Devido a isso, Vassiliev passa a significar também “filho do rei”, “filho do soberano”.

Sobrenomes russos no Brasil

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

Nessa divisão foram separados sobrenomes que são populares no Brasil, principalmente por causa de personalidades russas que são famosas.

11. Asimov

Com certeza você já deve ter lido ou ao menos ouvido falar sobre o escritor de ficção científica Isaac Asimov, não é mesmo?

Na verdade o nome de batismo dele era Isaak Yudovich Ozimov.

Não se sabe o significado do segundo nome, mas Asimov é uma anglicização de Ozimov, que também tem a origem e significado incertos, pode ter surgido de uma expressão russa que significa “tremendo”, “com arrepios”, “sensação de frio no corpo”.

12. Sharapova

Esse sobrenome pertence a uma das maiores atletas da Rússia e uma das melhores tenistas do mundo, Maria Yuryevna Sharapova.

Seu nome patronímico, que é o do meio, provém do nome do seu pai, Yuri, mais evna.

Yuri é a versão russa do nome Jorge e significa "pequeno agricultor", "aquele que trabalha com a terra", "fazendeiro" ou "a luz de Deus".

Por conta disso, o sobrenome Yuryevna quer dizer "filha do pequeno agricultor" ou “filha do iluminado de Deus”.

Já Sharapova tem a possibilidade de ser de origem turca, a partir da palavra Şarap, que significa "honra" e "sabedoria".

13. Dostoiévski

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

Esse sobrenome te faz lembrar logo de um escritor russo de muito sucesso, não é mesmo?

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski deixou obras-primas até hoje lembradas e comentadas.

Seu nome patronímico, que é o do meio, provém do nome do seu pai, Mikhail, que é a versão russa de Miguel. Este tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”

Por conta disso o sobrenome significa “filho de Mikhail” e “filho de quem é como Deus”. Já Dostoiévski provavelmente tem origem toponímica, a partir de uma vila chamada Dostoev, na Bielorrússia.

14. Tchekhov

Mais um sobrenome russo muito conhecido no Brasil, que se popularizou através de um dos maiores contistas modernos, que se chama Anton Pavlovitch Tchekhov.

Seu nome patronímico, assim como Pavlova, provém do nome masculino Pavel, versão russa de Paulo, significando “filho de Pavel”, “filho do homem pequeno”, “filho do homem de baixa estatura”.

Já o nome de família Tchekhov não se sabe ao certo a origem e significado, há a probabilidade de ter surgido com o nome antigo russo Chekh ou Chokh, através do verbo chikhat, que quer dizer “espirrar”.

15. Goncharov

Outro sobrenome de peso, que se tornou conhecido através do escritor russo Ivan Alexandrovich Goncharov, que escreveu a importante obra Oblomov.

Alexandrovich provém do nome do seu pai Aleksander, versão russa de Alexandre, significando “filho de Aleksander”, "filho do protetor do homem", "filho do defensor da humanidade", “filho do que repele os inimigos”.

Já Goncharov surgiu a partir da palavra russa gonchar, que significa “oleiro”, “aquele que faz objetos de cerâmica”. Acredita-se que ele se tornou popular após um oleiro o ter dado como nome próprio para o filho.

Sobrenomes russos nobres

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

16. Turgueniev

Esse sobrenome é considerado de nobreza na Rússia, com origem e significado incertos, há a probabilidade de ter surgido a partir do mongol, através da raiz do nome turgen, significando “rápido”, “veloz” e “excêntrico”.

Uma personalidade conhecida mundialmente que o possui é o escritor russo Ivan Turgueniev.

17. Romanov

Sendo o sobrenome de uma das famílias nobres russas mais conhecidas mundialmente, a última dinastia imperial, significa “filho de Romano”.

Romano tem origem no latim romanus, que significa “habitante de Roma” ou “romano”. Por conta disso o sobrenome também ganha o sentido de “filho do habitante de Roma”.

18. Demidov

Sendo o sobrenome de uma rica, nobre e influente família russa, ela apresenta como principal representante Pavel Nikolaevich Demidov.

Significa “filho de Demid”, sendo este a versão russa do nome masculino Diomedes, que surgiu a partir do grego dios, que quer dizer “de Zeus” e medomai, que é “pensar”, “imaginar”, “planejar”, ganhando o sentido de “conselheiro divino”, “inteligência de Zeus”.

Assim, o sobrenome também pode ganhar o significado de “filho do conselheiro divino”.

19. Orlov

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira 20 exemplos

Esse sobrenome também representa uma importante família nobre russa, que se popularizou no século XVIII, principalmente por causa do soldado Alexei Orlov e seu irmão Gregório Orlov, amante da imperatriz Catarina (a Grande).

O nome de família surge a partir da palavra russa oryol, que significa “águia”. Este animal simbolizando força, poder, autoridade e vitória.

Sobrenome imponente, você não acha?

20. Rurik

A dinastia antecessora dos Romanov, foram os nobres da família Rurik, que governaram até o século XVII.

Esse sobrenome provavelmente é a versão russa do nome antigo nórdico Hrœrekr, o qual é um cognato do germânico antigo Hrodric, que deu origem ao nome Rodrigo.

Rodrigo é composto pela junção dos elementos hruot, que significa “fama”, e rik, que significa “príncipe, governante”.

Então Rurik pode adquirir o mesmo sentido, significando "poderosamente famoso", "famoso pela sua glória" ou "governante poderoso", "rei famoso".

O conteúdo a respeito de sobrenomes russos foi interessante? Quer saber mais sobre os de outros países? Confere:

28 sobrenomes italianos: descubra a origem e o significado de cada um

21 sobrenomes alemães: origens, significados e os mais comuns no Brasil

25 sobrenomes ingleses e seus significados: dos mais comuns aos mais raros

Os sobrenomes americanos mais bonitos para meninos e meninas