Nós separamos 28 nomes tanto de meninas como de meninos divididos da seguinte forma:

  • Nomes femininos que são comuns na Rússia
  • Nomes femininos estranhos e menos usuais
  • Nomes masculinos comuns
  • Nomes masculinos diferentes
  • Nomes que são adaptáveis no português, ou seja, nomes russos que se tornaram populares no Brasil

Nomes russos femininos

Nomes russos femininos comuns

Екатерина (Yekaterina)

Como uma versão russa do nome em português Catarina, que provém do grego Aikaterhíne, derivado da palavra katharós, significa "pura", "casta".

Uma variação dele é Ekaterina, que inclusive é o nome de uma das filhas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que se chama Ekaterina Putina.

Анна (Anna)

Como um dos nomes mais difundidos ao redor do mundo, Anna não poderia deixar de ser tão popular na Rússia também.

A versão Ana é mais comum no Brasil. Com origem no hebraico Hannah, mais tarde no latim Anna, significa "graciosa" ou "cheia de graça".

Uma importante personalidade russa que o carrega é a bailarina Anna Pavlova.

Елена (Yelena)

Como um nome feminino bastante querido pelos russos, Yelena ou Elena é mais usual no Brasil na versão Helena.

Carregando um simbolismo de iluminação, tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha” e no termo hélê quer dizer “raio de Sol”.

Significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Uma atleta russa conhecida que o possui é a ex-saltadora de vara Yelena Isinbaeva.

Наталья (Natalya)

Sendo a versão russa do nome em português Natália, ele tem origem religiosa, a partir do latim Natalia, derivado da palavra natalis, que quer dizer "nascimento".

Por ter sido usado em referência ao nascimento de Jesus Cristo, também ganhou o sentido de "nascida no dia de Natal".

Полина (Polina)

Esse nome feminino tem duas possíveis origens. Sendo uma versão do nome Paulina, que é uma forma relativa de Paula, significa “de Paula”, “pertencente a Paula”, “da pequena”, “pertencente aquela de baixa estatura”.

Já se apresentando como uma forma encurtada de Apolinária, o qual tem origem no latim Apollinaris, significa “consagrada a Apolo”, o deus grego.

Светлана (Svetlana)

Mais um nome bastante popular na Rússia, ele não tem correspondente no Brasil, surgiu a partir do termo eslavo svet, que significa “luz”, “iluminação” ou “mundo”.

Uma das principais bailarinas do mundo o carrega, a ucraniana Svetlana Zakharova.

Юлия (Yuliya)

Apresentando algumas versões como Yulia e Júlia (bem mais comum no Brasil), esse nome feminino é a variante de Júlio.

Este tendo origem no latim Julius, o qual deriva do grego Ioulos. Nesse caso Yuliya fica com o significado de “fofa”, “macia”, "jovem".

Já fazendo referência ao deus romano Júpiter, quer dizer “filha de Júpiter”.

Uma pessoa famosa que o possui é a atriz russa Yuliya Snigir.

Nomes russos femininos estranhos

Галина (Galina)

Sendo o feminino do nome grego Galenos, a partir do termo grego galene, significa “calma”, “serenidade”.

É o nome da personagem muito conhecida da série “Orange Is The New Black”, Galina "Red" Reznikov, interpretada pela atriz Kate Mulgrew.

Варя (Varya)

Sendo o diminutivo do nome russo Varvara, que é Bárbara em português, ele tem origem a partir da palavra grega bárbaros, de barbar, e significa "estrangeira", "forasteira" ou "a estranha".

Фаина (Faina)

Com uma sonoridade diferente e o significado incerto, provavelmente deriva do nome Phaenna.

Este nome feminino deriva do grego phaeinos, que significa “brilhante”, “reluzente".

Зоя (Zoya)

Um nome diferente, mas que carrega um lindo simbolismo, ele é a versão russa de Zoé, que tem origem na palavra grega zoe, que significa "vida" ou “vivente”.

Por conta disso, fica com o significado completo de "vida", "cheia de vida”, “vivente".

Nomes russos masculinos

Nomes russos masculinos comuns

Александр (Aleksandr)

Esse nome masculino é um dos mais populares na Rússia, sendo Alexandre a versão portuguesa dele.

Com origem no nome grego Aléxandros, que é composto pela junção do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", e do vocábulo andrós, que quer dizer "homem", significa "protetor do homem", "defensor da humanidade", “o que repele os inimigos”.

Personalidades famosas que o carregam são o futebolista russo Aleksandr Kokorin, o escritor Aleksandr Solzhenitsyn e o pensador Aleksandr Dugin.

Андрей (Andrey)

Outro nome bastante popular na Rússia, ele é a versão russa do português André.

Tem origem no grego Andreas, calcado no elemento andrós, que significa “másculo”, “viril”, “masculino”.

Pessoas famosas que o possuem são o tenista profissional Andrey Rublev e o ex-jogador de futebol Andrey Arshavin.

Владимир (Vladimir)

Com origem eslava, Vladimir possui dois possíveis significados. A partir da união dos elementos walde, vladi, que significa "senhor", e mir, que quer dizer "paz", significa "senhor da paz".

Já derivado dos termos volod, que significa "regra", e mer, que quer dizer "grande, famoso", fica com o significado de "o que governa com grandeza", "de grande poder".

Personalidades famosas que o possuem são o presidente da Rússia Vladimir Putin, o político revolucionário Vladimir Ilitch Ulianov (Lenin) e o jornalista brasileiro Vladimir Herzog.

Дмитрий (Dmitry)

Outro nome muito popular na Rússia, considerado um clássico, tem como sua versão portuguesa sendo Dimitri.

Com origem no nome grego Demétrios, que significa literalmente “consagrado à Deméter”, a deusa grega da agricultura, que cuidava da terra e do cultivo, ganha por extensão o sentido de “consagrado à mãe terra”.

Uma variação desse nome é Dmitriy.

Михаил (Mikhail)

Ele é a versão russa do português Miguel. Tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”. Um nome ligado ao divino.

Pessoas conhecidas mundialmente que o carregam são o político russo Mikhail Gorbachev, o teórico político Mikhail Bakunin e o filósofo Mikhail Bakhtin.

Николай (Nikolai)

Um lindo nome masculino que apresenta uma sonoridade suave e um simbolismo conectado à vitória, ele é a versão russa do português Nicolau.

Tem origem a partir do grego Nikólaos, composto pelos elementos níke, que quer dizer “vitória” e laos que significa “povo”, ficando com o sentido de “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”.

Importantes personalidades que o possuem são o escritor russo Nikolai Gogol e o filósofo Nicolai Hartmann.

Сергей (Sergey)

Como um dos nomes masculinos favoritos pelos russos, ele é uma variação do nome Sérgio, em português.

Tem o significado e a origem incertos, provavelmente surgiu do etrusco, que no latim seria traduzido para Sergius, significando “guardião” ou “aquele que protege”. Já através do latim servius, ganharia o sentido de “escravo” ou “servo”.

Nomes russos masculinos diferentes

Илья (Ilya)

Bem mais raro na Rússia, esse nome masculino é diferente, sendo uma variação do português Elias.

Como um nome bíblico, tem origem no hebraico Aliyyáh, Elijah, a partir do grego Elias, deriva do elemento El, que quer dizer "Senhor, Jeová, Deus". Fica com o significado de "o Senhor é o meu Deus", "Jeová é meu Deus".

Руслан (Ruslan)

Esse nome tem uma sonoridade forte, você não acha? Até parece mais rústico e firme, inclusive o significado acompanha esse mesmo ritmo.

Provavelmente surgiu a partir do tártaro Uruslan, do turco arslan, significando “leão”. Este animal carrega o simbolismo de força e bravura.

Родион (Rodion)

Bem menos usual na Rússia, esse nome masculino é uma variante do nome bíblico Herodes.

Sendo de origem hebraica, com a possibilidade de ter surgido do grego Herod, que é a junção dos elementos heros, que significa “herói”, e oides, que significa “ode, canção”. Fica com o significado de “canção do herói”.

Геннадий (Gennady)

Um nome que chega a ser mais usual na Rússia, porém bastante diferente para os brasileiros, ele carrega um simbolismo especial, ligado às boas virtudes.

Com origem a partir do nome grego Gennadios, derivado de gennadas, significa “nobre”, “generoso”, “bondoso”.

Nomes russos em português

Abaixo estão presentes os nomes russos que também se tornaram populares no Brasil.

Юрий (Yuri)

Tanto Yuri quanto Yuriy são diminutivos russos do nome Jorge. Yuri faz muito sucesso no Brasil e também na Rússia.

Tem dois possíveis significados. A partir do grego Geórgios, que deriva da palavra georgós, significa "pequeno agricultor", "aquele que trabalha com a terra", "fazendeiro".

Já através do hebraico Uri, quer dizer "a luz de Deus".

Игорь (Igor)

Igor é um nome masculino bastante popular no Brasil, principalmente em nomes combinados, ele surge como a forma russa do nome Yngvarr/Ingvar.

Ingvar tem origem com a combinação do nome do deus germânico Yngvi com o termo arr, que significa "guerreiro". Por conta disso, Igor fica com o significado de “guerreiro do deus Yngvi”.

Иван (Ivan)

Como um dos nomes mais clássicos e populares da Rússia, ele também é uma boa adaptação para o português.

Ivan tem origem a partir do russo Iván, a forma antiga do eslavo Ioannu, que é derivado do grego Ioannes, o qual deu origem ao nome João.

Devido a isso, Ivan fica com o significado de “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Personalidades famosas que o possuem são o escritor Ivan Goncharov e o romancista Ivan Turgueniev.

Ольга (Olga)

Esse nome feminino tem origem russa e acabou por se popularizar no Brasil também. É considerado um clássico.

Com origem a partir do nome escandinavo Halag, Olga significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”, uma ótima opção para quem tem uma forte conexão com o divino.

Importantes mulheres que o carregam são a matemática Olga Ladyzhenskaya e a revolucionária Olga Benário.

Людмила (Lyudmila)

Tanto na sua forma Lyudmila como Ludmila é um dos nomes femininos queridinhos pelos russos, já a versão Ludmila é mais famosa no Brasil.

Com origem eslava, formado pelos elementos lyud, que quer dizer "povo", "população" e mil, que quer dizer "graciosa", "querida", fica com o significado de "amada pelo povo", "querida pelo povo" ou simplesmente "a favor do povo".

Таня (Tanya)

Sendo o diminutivo russo do nome Tatiana, o qual é a variante feminina de Tatiano, que surgiu a partir do latim Tatianus, significa “pertencente à Tácio”, “pertencente ao pai” ou “semelhante ao pai”.

Confira também:

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira exemplos