Vamos ser francos, quase todo mundo ama um melodrama mexicano, não é mesmo? O canal de tv aberta SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) foi o pioneiro na introdução das novelas mexicanas no imaginário da população brasileira.

Essas telenovelas apresentam dualidades dramáticas, como a disputa entre o bem e o mal, diversos conflitos emocionais, o abismo entre a riqueza e a pobreza, conquistando, assim, um grande público.

Pensando nisso, nós listamos 16 nomes de atrizes e atores das novelas mexicanas do SBT junto com os seus significados, para você se inspirar e se apaixonar.

16 nomes de atrizes e atores das novelas mexicanas do SBT

Nomes das atrizes de novelas mexicanas do SBT

1. Thalía

Uma das principais artistas mexicanas, que ganhou o coração de inúmeros telespectadores brasileiros, é a atriz Thalía Miranda.

Conhecida principalmente por novelas como ‘’Maria do Bairro’’ (1995) e ‘’Marimar’’ (1994), estima-se que sua fortuna gire em torno de 100 milhões de dólares, além de ser um ícone de beleza.

Esse nome carrega um simbolismo muito delicado, com origem em dois étimos diferentes. Do nome grego Thalia, através da palavra thállo, significa "viçosa" e "exuberante". Também pode significar ‘’alegre’’, por conta da musa da comédia e da poesia idílica.

Sendo o diminutivo de Natália, do latim natalis, significa literalmente “nascimento” ou “aquela que nasceu no Natal”.

2. Maite

Quem não lembra da doce e angelical Lupita da novela mexicana ‘’Rebelde’’ (2004)? Ela foi interpretada pela atriz Maite Perroni, que acabou por atuar em outros papéis que fizeram muito sucesso no Brasil.

Protagonizou Malú, na novela ‘’Cuidado com o anjo’’ (2008) e Maria em ‘’Triunfo de Amor’’, além de ter feito uma tour por vários países, inclusive o Brasil, cantando com o grupo musical RBD, em 2008.

Esse nome tem sua variação em português sendo Maitê. Já em castelhano tem origem na contração dos nomes Maria e Teresa.

Maria, do hebraico Myriam, significa “senhora soberana". Teresa, do grego therizo, quer dizer “colher” ou, ainda, theros, que significa “verão”. Fica com o significado de “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

A linda da Maite cantando com a banda RBD na novela ''Rebelde'' (2004) abaixo:

3. Ana Brenda

Uma das atrizes atuais que anda fazendo muito sucesso nas telenovelas do SBT é Ana Brenda Contreras. Nascida nos EUA, foi viver para o México quando ainda era adolescente.

Fez papéis marcantes como Maricruz em ‘’Coração Indomável’’ (2013), Aurora em ‘’Teresa’’ (2010) e Maura em ‘’Sortilégio’’ (2009).

Esse nome composto é relativamente popular no Brasil. Pode significar ‘’líder graciosa’’ ou ‘’chefe cheia de graça e inteligente’’.

Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça". Já Brenda tem origem incerta, pode ter vindo de Brena, feminino de Breno, o qual significa "chefe" ou "líder", por extensão ‘’inteligente’’.

4. Bárbara

Conhecida como a eterna Rubi (2004), Bárbara Mori marcou a vida dos telespectadores brasileiros com sua beleza estonteante e sua ótima atuação como vilã.

Considerada a Nazaré (Senhora do Destino) mexicana e a irmã ‘’falsa’’ da atriz americana Megan Fox, ela também apresentou belas atuações no cinema, como Paola no filme ‘’Coisas Insignificantes’’ (2008).

O nome Bárbara tem origem na palavra grega bárbaros, de barbar, que significa "língua incompreensível", ganhando por extensão os significados de "estrangeira", "forasteira" ou "a estranha".

5. Angelique

Quem ama ligar a televisão no SBT e assistir novelas mexicanas vai reconhecer a linda atriz Angelique Boyer. Se tornou conhecida no Brasil a partir da loirinha Vicky, na novela ‘’Rebelde’’ (2004).

Uma ótima curiosidade sobre a atriz, é que ela nasceu na França e depois se mudou para o México com sua família. Outra atuação marcante de Angelique foi na novela ‘’Teresa’’ (2010).

O nome é uma versão francesa de Angélica, a qual é a versão feminina de Angélico, nome originado a partir do grego angelik, e significa "pura como um anjo", "aquela que se assemelha aos anjos", "angelical" ou “mensageira de Deus”.

6. Gabriela

Quem não amava ver na televisão as gêmeas Paola e Paulina, uma rica e a outra pobre, num típico drama mexicano? Todo mundo ama a novela ‘’A Usurpadora’’ (1998)!

Quem deu vida a essas personagens foi Gabriela Spanic, mas a melhor curiosidade é que a atriz também possui uma irmã gêmea na vida real (Daniela Spanic), que a ajudou em algumas cenas de luta na novela.

Esse nome é a variante feminina de Gabriel, nome originado a partir do hebraico Gabriel, o qual provém da junção dos termos ébher, que quer dizer “homem, homem forte”, e El, que significa “Deus”.

Por conta disso, Gabriela significa “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.

Quem não ama essa novela, não é mesmo? Um trecho de ''A Usurpadora'' para você relembrar:

7. Victoria

Se você já assistiu a novela ‘’A madrasta’’ (2005) não deve ter esquecido que quem interpretou a protagonista foi a elegante atriz Victoria Ruffo.

Começando sua carreira aos dezesseis anos, já fez por volta de 20 telenovelas, sendo ‘’Victoria’’ (2007) uma das mais importantes também.

Esse nome tem origem no latim victoria, que significa literalmente “vitória”, que por extensão quer dizer “aquela que vence”.

8. Lucero

A atriz Lucero Hogaza, além de ter ficado conhecida no Brasil com seus papéis em novelas do SBT, já conseguiu atingir por volta de 27 milhões de discos vendidos como cantora.

Atuando em novelas como ‘’A Dona’’ (2010) e ‘’Por ela... sou Eva’’ (2012), é uma das atrizes mexicanas mais queridas do SBT.

O nome Lucera tem origem espanhola e deriva da palavra luz. Através da palavra espanhola lucero, apresenta diversos significados, como ‘’luminar (corpo que proporciona luz)’’, ‘’estrela da manhã’’, ‘’estrela da tarde’’ e ‘’estrela ou chama que marca um cavalo’’.

Nomes dos atores de novelas mexicanas do SBT

9. Fernando

Se tem um ator que se tornou um galã não só no México, mas no Brasil também, derretendo o coração de várias telespectadoras é Fernando Colunga.

Nascido na Cidade do México e trabalhando em uma das principais emissoras de tv, Televisa, ele se destacou em atuações como Carlos Daniel em ‘’A Usurpadora’’ (1998), Luís Fernando em ‘’Maria do Bairro’’ (1995) e Eduardo/ Franco na novela ‘’Amanhã é para sempre’’ (2008).

O nome Fernando tem origem no germânico Ferdinand ou Fredenando, composto pela união dos termos fridu, que significa "paz", e nanthjan, que significa "ousar", ficando "ousado para atingir a paz", "o que ousa viajar", "viajante corajoso".

Um dos principais casais das novelas mexicanas, Maria e Luís Fernando:

10. Jaime

Conhecido principalmente pelos seus papéis cômicos, o ator mexicano Jaime Camil, fez papéis marcantes nas novelas do SBT.

É tão amado no Brasil que possui um fã clube só para ele, muito chique não é mesmo? Seus personagens mais importantes foram Fernando Mendiola em ‘’A Feia mais Bela’’ (2006), Santiago López em ‘’As tontas não vão para o céu’’ (2010) e Juan Carlos/ Eva María na novela ‘’Por ela... sou Eva’’ (2012).

O nome Jaime surge do espanhol antigo, com a grafia Jayme e partilha do mesmo significado que Jacó, o qual tem origem no hebraico Yaaqobh e quer dizer "aquele que vem do calcanhar".

11. William

Um dos maiores galãs das novelas mexicanas, nascido em Cuba, que alcançou um grande sucesso no Brasil, é o ator William Levy.

Aos 14 anos se mudou para os EUA e começou sua carreira na televisão por volta dos 22 anos. Seus papéis mais importantes em telenovelas foram João Miguel em ‘’Cuidado com o Anjo’’ (2008) e Alessandro em ‘’Sortilégio’’ (2009).

O nome William tem origem germânica, derivado de Willahelm, sendo composto pela junção dos elementos wil, que significa "desejo" ou "vontade", e helm, que significa "proteção". Significando "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger".

12. Daniel

Como um dos atores mais amados da atualidade, participando de três novelas mexicanas exibidas no SBT, o colombiano Daniel Arenas já conquistou o coração dos brasileiros.

Ganhou notoriedade no Brasil após os personagens, Otávio Narváez na novela ‘’Coração Indomável’’ (2013), Paulo Martínez em ‘’A Gata’’ (2014) e Fernando Moreno em ‘’Teresa’’ (2010).

O nome Daniel tem origem no hebraico Daniyyel, a partir da junção dos elementos dan, que significa literalmente “aquele que julga, juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”. Fica com o significado de “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.

13. Eduardo

Você lembra do galã da novela ‘’Rubi’’ (2004), o ortopedista Alessandro Cárdenas? Quem deu vida a esse personagem foi o ator mexicano Eduardo Santamarina.

Inclusive ele ganhou o prêmio de melhor ator em 2004 por conta da sua ótima atuação. Seu nome próprio é muito popular no Brasil, com mais de 600 mil meninos registrados.

Tem origem no nome germânico Hadaward, composto pela união dos termos ead, que significa "rico, próspero", e weard, ward, que quer dizer "guarda, guardião".

Fica com o significado total de "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico".

14. Roberto

Colecionando em seu currículo vários vilões, o ator mexicano Roberto Palazuelos já é bastante conhecido por seus trabalhos em novelas exibidas pelo SBT.

Coleciona personagens importantes como Flávio em ‘’Carinha de Anjo’’ (2000), Beto na novela ‘’Salomé’’ (2001), Pedro em ‘’A Feia mais Bela’’, entre outros.

Seu nome próprio tem tudo a ver com a sua carreira profissional. Tem origem a partir do germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa “glória”, e berhto, que quer dizer “brilhante”, “afamado”.

Fica com o significado de “aquele que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso”.

15. Sebastián

Um dos galãs das novelas mexicanas mais conhecidos, que nasceu na Argentina, se chama Sebastián Ruli. Uma curiosidade é que ele namora a atriz Angelique Boyer, eles se conheceram ao atuarem juntos na novela ‘’Teresa’’ (2010).

Considerado um homem extremamente bonito e talentoso, coleciona papéis marcantes como Heitor Ferreira em ‘’Rubi’’ (2004), Arthur de la Barrera em ‘’Teresa’’ e Alessandro Almonte na novela ‘’O Que a Vida me Roubou’’ (2013).

Seu nome próprio é uma variante na língua espanhola do nome Sebastião, que vem do nome grego Sebastianós, derivado de sebastós, quer dizer literalmente “sagrado”. Também pode ser uma tradução do título Augusto, significando “venerável” ou “reverenciável”.

Um belo exemplo do tamanho do drama nas telenovelas mexicanas, com o casal Arthur de la Barrera e Teresa:

16. René

Você lembra de uma das primeiras novelas mexicanas exibidas no SBT, chamada ‘’O Privilégio de Amar’’ (1999)? Um dos personagens principais é Vitor Manuel, interpretado pelo ator argentino René Strickler.

Com quase 57 anos, ele acumula em seu currículo uma série de telenovelas importantes, como, por exemplo, ‘’Cuidado com o anjo’’ (2008), ‘’Coração Indomável’’ (2013) e ‘’Um Caminho para o Destino’’ (2016).

O nome René é o equivalente em francês do nome Renato, que provém do latim Renatus e significa "renascido", "nascido de novo", "ressuscitado''.

Aproveita para conferir outros artigos:

O que significam os nomes das maiores atrizes globais

O que significam os nomes dos maiores atores globais

23 nomes mais bonitos inspirados em princesas e rainhas

21 nomes mais bonitos inspirados em príncipes e reis