Sebastião

Significado do Nome Sebastião

Sebastião: Significa “sagrado”, “venerável”, “reverenciado”.

Através do latim Sebastianus, tem origem no nome grego Sebastianós, que deriva da palavra sebastós, que quer dizer literalmente “sagrado, venerável”.

Alguns autores relacionam o latim Sebastianus ao nome dos habitantes de uma cidade antiga da Capadócia, chamada Sabastia, que também quer dizer “sagrado”. Segundo esta acepção, Sebastianus significa “de Sebastia, natural de Sebastia”.

A popularidade deste nome se deu através de São Sebastião, um soldado romano, nascido na França e vivido no século III, conhecido por ter sido morto a flechadas, a mando do imperador Diocleciano, por ter descoberto que ele era um seguidor do cristianismo.

De acordo com a tradição, na primeira tentativa para matá-lo, São Sebastião conseguiu ser libertado por alguém e apareceu curado dos ferimentos causados pelas flechas por um milagre. Então Diocleciano ordenou que o prendessem em uma árvore novamente e o matasse definitivamente. Devido a sua história, São Sebastião é padroeiro dos arqueiros, além da cidade do Rio de Janeiro.

Em razão da popularidade de São Sebastião, o nome foi muito comum na Europa durante a Idade Média, principalmente da Espanha e França, nas formas Sebastian, Bastian e Bastien. Também foi nome de um rei de Portugal do século XVI, conhecido por ter desaparecido durante a batalha de Alcácer-Quibir em 1578.

Origem do Nome Sebastião

Origem: Grega, Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Sebastião

Outras Informações do Nome Sebastião

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.