Sebastian
Significado do Nome Sebastian
Sebastian: Significa “sagrado”, “venerável”, “reverenciado”.
Um nome forte, imponente e clássico para meninos, Sebastian é a popular versão inglesa do nome em português Sebastião.
Estes nomes surgiram a partir do latim Sebastianus, que, por sua vez, tem origem no nome grego Sebastianós, derivado da palavra sebastós, que quer dizer literalmente “sagrado”, “venerável” ou “reverenciado”.
Alguns autores relacionam o latim Sebastianus ao nome dos habitantes de uma cidade antiga da Capadócia, chamada Sabastia, que também quer dizer “sagrado”. A partir desta possibilidade, Sebastianus pode significar também “de Sebastia” ou “natural de Sebastia”.
A história de São Sebastião
A popularidade do nome Sebastião aconteceu através da figura de São Sebastião, um soldado romano, nascido na França e vivido no século III, conhecido por ter sido morto a flechadas, a mando do imperador Diocleciano por ter descoberto que ele era um seguidor do cristianismo.
De acordo com a tradição, na primeira tentativa para matá-lo, São Sebastião conseguiu ser libertado por alguém e apareceu curado dos ferimentos causados pelas flechas por um milagre. Então, Diocleciano ordenou que o prendessem em uma árvore novamente e o matasse definitivamente. Devido à sua história, São Sebastião é padroeiro dos arqueiros e também da cidade do Rio de Janeiro.
Em razão da popularidade de São Sebastião, o nome foi muito comum na Europa durante a Idade Média, principalmente na Espanha e na França, nas formas Sebastian, Bastian e Bastien. Também foi nome de um rei de Portugal do século XVI, conhecido por ter desaparecido durante a batalha de Alcácer-Quibir em 1578.
Popularidade do nome Sebastian
Atualmente, o nome Sebastian pode ser encontrado com grande quantidade de registros em países como a Polônia, a Alemanha, a Argentina, o Chile e o México.
Uma das personalidades mais conhecidas com este nome na atualidade é o ator romeno-estadunidense, Sebastian Stan, estrela da franquia “Capitão América".