Nomes vintage femininos | Nomes vintage masculinos
O conceito vintage pode ser aplicado a qualquer objeto, termo ou tema que faça referência às décadas que já passaram. Assim como os vestuários e os objetos de decoração, os nomes vintage estão cada vez mais em alta e fazem referência aos que eram populares em décadas passadas.
Repletos de sofisticação, estes nomes clássicos e retrôs apresentam lindos significados associados a eles. Confira uma seleção de nomes vintage femininos e masculinos para bebês que vão te inspirar!
Nomes vintage femininos
Rute
Curto, delicado e repleto de belos significados, o nome feminino Rute tem origem hebraica e bíblica. Ele fez muito sucesso no Brasil nos anos de 1960 e atualmente pode ser encontrado com grande quantidade de registros em diversos países lusófonos, ou seja, que possuem o português como idioma oficial. Rute significa “amiga” e “companheira”.
Matilda
Matilda foi o nome de diversas princesas, rainhas e personalidades da realeza europeia, como Matilda da Baviera e Matilda, a Duquesa de Brabante. Este nome feminino tem origem germânica e carrega os significados de “forte guerreira” e “força na batalha”.
Chloe
Chloe é a versão inglesa e em latim de Cloé, proveniente do grego chloé, palavra que significa “florescendo” ou “fertilidade”. Este bonito nome feminino já fez muito sucesso em diversas partes do mundo na primeira metade do século XX, mas caiu em desuso a partir da década de 1980. Atualmente, pode ser encontrado com maior quantidade de registros na Austrália, na Espanha e na França.
Emma
O nome Emma apareceu na Inglaterra por volta do ano de 1002 através da rainha Emma da Normandia e tornou-se muito popular entre o povo normando. Ele voltou a ganhar popularidade no século XVIII através do poema “Henry e Emma”, do poeta inglês Matthew Pior. Emma apresenta os significados de “todo” e “universal”.
Charlotte
O belo e imponente nome feminino Charlotte foi utilizado por inúmeros membros da realeza britânica e francesa desde o século XIV. Charlotte é a versão francesa de Carlota e surgiu a partir do germânico Karl. Ele apresenta os significados de “mulher”, “mulher do povo” e “mulher livre”.
Catarina
Utilizado por inúmeras rainhas ao longo dos séculos, o nome Catarina tem origem grega a partir de Aikaterhíne. Este belo e forte nome feminino significa “pura” e “casta”.
Nora
Popular no Brasil especialmente na década de 1950, o nome feminino Nora tem origem norueguesa e apresenta os significados de “a reluzente”, “a resplandecente” e “mulher honrada”.
Ofélia
Ofélia já foi um nome muito popular em nosso país durante as décadas de 1940 e 1950. Atualmente, pode ser encontrado com pouca frequência em territórios brasileiros. Este nome tem origem grega e significa “ajuda”, “socorro”, “ela ajuda” e “ela socorre”.
Eleonora
Eleonora é um nome de origem provençal, referente à região do sul da França. Ele surgiu a partir do francês antigo como uma variante de Helena. Muito popular no Brasil durante a década de 1960, o nome Eleonora significa “a reluzente” e “a resplandecente”.
Cora
Cora é uma versão latinizada do nome de origem grega Kore, que possui os significados de “moça”, "donzela" e "virgem". Na mitologia grega, Kore era um outro nome dado à deusa Perséfones. No Brasil, foi um nome feminino popular para meninas que nasceram durante a década de 1950 e ficou amplamente conhecido através da escritora goiana Cora Coralina.
Penélope
Penélope é um nome de origem grega que fez muito sucesso em países como a Espanha e o México na primeira metade do século XX. Ele significa “tela” ou “trama” e faz referência a uma das principais personagens da Odisseia, poema épico do escritor grego Homero.
Lucinda
Popular no Brasil especialmente durante a década de 1950, o nome Lucinda tem origem a partir do latim e significa “a luminosa” ou “a que ajuda a dar à luz”.
Clementina
Especialmente popular no Brasil para meninas que nasceram entre as décadas de 1930 e 1940, o nome Clementina tem origem a partir do latim e significa “clemente”, “branda” e “bondosa”.
Adelaide
Adelaide é um forte e imponente nome de origem germânica que significa “de qualidade nobre” e “de nobre linhagem”. Foi um nome popular no Brasil especialmente durante a década de 1950.
Cordélia
O nome feminino Cordélia surge a partir das palavras em latim cor e cordis, relacionadas à palavra “coração”. Este belo e imponente nome feminino fez muito sucesso para meninas que nasceram na década de 1950 no Brasil e apresenta os significados de “coração”, “joia do mar” e “coração de um leão”.
Anastasia
O belo e forte nome feminino Anastasia tem origem grega e apresenta o significado de “a ressurreição”. Registros históricos datam o surgimento deste nome em Portugal em meados do século XVIII. No entanto, na Inglaterra, já era um nome popular desde os séculos XVI e XVII. No Brasil, foi mais popular durante a década de 1940.
Lídia
Lídia é um nome feminino que se originou a partir do grego Lydía. Esse era o nome de uma antiga região da Ásia Menor, na costa ocidental, perto do Mar Egeu. Lídia significa “habitante de Lídia” ou “a que sente dores de parto”.
Margarete
Especialmente popular no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970, o nome feminino Margarete tem origem grega e carrega o belo significado de “pérola”.
Cléo
Curto e delicado, o nome Cléo fez muito sucesso no Brasil entre as meninas que nasceram na década de 1980. Este nome tem origem grega e significa “glória” e “revelação”.
Vitória
O belo nome Vitória é uma variante feminina do nome que tem origem no latim Victor. Ele significa “vitória”, “vitoriosa” e “vencedora”.
Abigail
Um dos nomes femininos mais populares em países do continente africano, Abigail tem origem hebraica e significa “alegria de meu pai” ou “aquela cujo pai é alegria”. No Brasil, fez muito sucesso entre as décadas de 1950 e 1960.
Cassandra
Forte, imponente e repleto de significados poderosos, o nome Cassandra tem origem grega e apareceu em importantes obras da literatura mundial, como na Ilíada e na Odisseia, de Homero. Cassandra significa “a que brilha sobre os homens” ou “a que protege os homens”.
Viviane
O nome Viviane surgiu como a versão francesa de Viviana, nome que tem origem a partir do latim Vivianus. Ele apresenta os significados de "cheia de vida", "viva", "vivaz" ou "bela dama".
Cecile
Cecile é a versão francesa do nome que tem origem a partir do latim Cecília. Ele significa “sábia”, “guardiã dos músicos” e “cega”. No Brasil, os nomes derivados de Cecília fizeram sucesso especialmente durante a década de 1950.
Elaine
Variante inglesa do nome Helena, o nome Elaine foi mais registrado no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. Ele apresenta os significados de “a reluzente” e “a resplandecente”.
Marianne
O belo nome feminino Marianne foi originado a partir da combinação dos nomes Marie e Anne, versões francesas de Maria e Ana. Ele significa “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa” ou “senhorinha soberana”.
Ione
Especialmente popular no Brasil durante a década de 1950, o nome feminino Ione tem origem grega e apresenta os significados de “Jônia” ou “Deus é gracioso”.
Nomes vintage masculinos
Antônio
Especialmente popular entre as décadas de 1950 e 1960 no Brasil, o nome masculino Antônio tem tudo para voltar às tendências nos próximos anos. Ele tem origem grega e apresenta os belos significados de "valioso", "de valor inestimável", "digno de apreço" e "alimentado de flores".
Silas
Silas é um nome masculino bíblico que tem origem a partir da palavra em latim Silvanus. Ele significa “habitante da floresta” e atualmente faz muito sucesso em países do continente africano.
Teodoro
O nome de origem grega Teodoro fez muito sucesso entre meninos que nasceram nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil. Ele significa “presente de Deus” ou “dádiva divina” e, atualmente, pode ser encontrado com maior quantidade de registros em países como as Filipinas, o México e o Peru.
Noé
Um dos nomes masculinos mais populares no Brasil atualmente é Noah, versão inglesa do nome de origem hebraica e bíblica Noé. Em nosso país, o nome Noé foi um grande sucesso para meninos na década de 1950. Ele significa “descanso”, “repouso” e “de longa vida”.
Natanael
O forte e imponente nome Natanael tem origem hebraica e bíblica e apresenta os belos significados de "Deus deu", "dom de Deus" ou "presente de Deus".
Felício
Com significados relacionados à sorte e à felicidade, o nome masculino Felício surge a partir do latim félix. Ele apresenta os significados de “feliz”, “venturoso”, “sortudo” e “bem-sucedido”.
Oscar
Especialmente popular no Brasil entre as décadas de 1950 e 1960, o nome masculino Oscar surgiu a partir do inglês antigo e significa “lança de Deus”, “combatente divino” ou “amante dos cervos”.
Caleb
Caleb é um nome bíblico de origem hebraica que fez muito sucesso em países falantes do inglês na primeira metade do século XX. Este belo nome masculino apresenta os significados de “cão” ou "cachorro".
Ezra
O nome masculino Ezra tem origem hebraica e bíblica e é a versão em inglês do nome Esdras. Ele significa “socorro”, “ajuda” ou “auxílio”.
Jacó
O nome bíblico de origem hebraica Jacó ganhou maior popularidade no Brasil a partir da década de 1960. Ele possui o significado de “aquele que vem do calcanhar” e faz referência a um importante personagem das Escrituras Sagradas.
Micael
O belo nome masculino Micael surge a partir do hebraico Mikhael e apresenta o significado de “quem é como Deus?”, sendo que esta é uma pergunta retórica, pois “ninguém é como Deus”.
Benedito
O nome masculino Benedito ganhou muita popularidade no Brasil na década de 1950. Ele surgiu a partir da palavra em latim Benedictus e apresenta os significados de "abençoado" e "bendito".
Simão
O nome Simão tem origem hebraica e bíblica e fez muito sucesso no Brasil entre as décadas de 1960, 1970 e 1980. Atualmente, é um dos nomes mais populares em países como Angola e São Tomé e Príncipe. Simão significa “aquele que ouve" ou "ouvinte".
Jonas
Jonas é um nome que começou a ser mais utilizado após a Reforma Protestante do século XV na Europa. Ele tem origem hebraica e apresenta o significado de “pomba”.
Ezequiel
Ezequiel é um belo nome masculino de origem hebraica e bíblica que começou a ganhar popularidade no Brasil a partir da década de 1980. Ele apresenta os fortes significados de "Deus fortalece" ou "Deus vai fortalecer".
Natan
Natan tem origem no hebraico Nathan, derivado do termo nathá, que significa “ele deu”. Por extensão, o nome tem o sentido de "dádiva”, “dom” ou "presente de Deus". É um belo nome masculino que pode ser encontrado com grande quantidade de registros atualmente em Israel e na Polônia.
Tadeu
Tadeu é um nome masculino que fez muito sucesso no Brasil entre as décadas de 1950 e 1980. Ele tem origem hebraica e bíblica e apresenta os significados de “coração”, “peito”, “seio” e “íntimo”.
Sebastião
Um dos nomes mais populares para meninos no Brasil durante a década de 1950, o nome masculino Sebastião tem origem grega e apresenta os significados de “sagrado”, “venerável” e “reverenciado”.
Abel
Apesar de ser muito popular em Portugal, o nome Abel foi mais utilizado para batizar meninos no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Este bonito nome masculino tem origem hebraica e significa “névoa”, “vapor”, “frágil” ou “efêmero”.
Plínio
O nome masculino Plínio fez bastante sucesso no Brasil durante a década de 1950. Atualmente, ele pode ser encontrado com maior densidade de registros em Moçambique. Plínio é um nome que tem origem a partir do latim e significa "pleno", "cheio", "completo", "rico" e "abundante".
Walter
Walter é um forte nome masculino que fez muito sucesso na primeira metade do século XX nos países que possuem o inglês como idioma oficial. Ele tem origem a partir do germânico e apresenta o imponente significado de “comandante do exército”.
Lázaro
Especialmente popular no Brasil durante a década de 1950, o nome masculino Lázaro tem origem hebraica e significa “Deus socorreu” e “Deus ajudou”.
Saulo
O nome masculino de origem hebraica e bíblica Saulo começou a ganhar popularidade no Brasil a partir da década de 1970. Na Antiguidade, era comum batizar os filhos que haviam sido ansiosamente desejados ou que acreditavam ser frutos de um milagre com o nome de Saulo por causa dos significados associados a ele. Saulo significa "aquele que foi muito desejado" e "o que foi pedido insistentemente".
Ivan
O nome Ivan é a versão russa do nome de origem hebraica e bíblica João. Ele significa “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.
Osias
O nome Osias e a sua variante Ozias foram mais populares no Brasil durante a década de 1960. Este bonito nome masculino tem origem grega e apresenta os significados de “força de Deus”, “fortaleza de Deus” e “minha força é Deus”.
Ernesto
Especialmente popular no Brasil durante a década de 1950, o nome masculino Ernesto tem origem germânica e apresenta os imponentes significados de “combatente sério”, “combatente firme” ou “o que batalha até a morte”.
Conrado
O belo nome masculino Conrado fez muito sucesso no Brasil durante a década de 1980. Atualmente, ele pode ser encontrado com maior quantidade de registros em países como as Filipinas, o México e Cuba. O nome Conrado apresenta o bonito significado de “conselheiro prudente”.
Veja também: