Teresa

Significado do Nome Teresa

Teresa: Significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”; "colher"; "verão".

O nome Teresa tem não só uma, mas várias possibilidades de étimos. Acredita-se que a mais provável decorra do nome grego Therasia, que significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”, visto que Tera é o nome de uma ilha grega antiga que deriva do grego Ther, que, por sua vez, quer dizer “animal selvagem”.

Embora não sejam comprovadas, há autores que defendem as seguintes hipóteses: que Teresa deriva do grego therizo, que quer dizer “colher” ou, ainda, de theros, que significa “verão”, existindo, finalmente, uma indicação que remete a sua origem ao nome grego Taragia, importante patriarca da cidade de Constantinopla; essa possibilidade não é, todavia, comprovada.

Durante a Idade Média foi utilizado principalmente na Espanha e em Portugal, e apenas a partir do século XVI foi propagado por outros países cristãos, através da popularidade de Santa Teresa de Ávila, uma freira vivida no século XVI, conhecida por ter fundado a Ordem Reformada das Carmelitas Descalças.

Começou a ser utilizado como um nome inglês apenas no século XVIII, quando a relação como o catolicismo já não era tão difundida.

Outra portadora famosa com este nome foi Madre Teresa de Calcutá, uma missionária nascida na atual Macedônia, conhecida mundialmente pelo seu trabalho humanitário, o qual foi reconhecido com um Prêmio Nobel da Paz, em 1979.

As meninas registradas com esse bonito nome podem ser afetivamente chamadas de Terezinha ou Tetê.

Origem do Nome Teresa

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Teresa

Locais com o Nome Teresa

Outras Informações do Nome Teresa

Teresa

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.