Maitê

Significado do Nome Maitê

Maitê: Significa “amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

Maitê é um nome feminino que teria se originado a partir do idioma basco. Este idioma é comum em algumas regiões da Espanha e França, nomeadamente na Vascônia, e significa “amada”, “adorada”, “cativante” ou “encantadora”.

Não tão comum é a opinião de que o nome é de origem germânica e que significa “virgem”, mas existem teorias a esse respeito.

Importa referir que a forma Maites é comum entre os judeus e equivale em significado à Virgínia, literalmente "virgem".

Em castelhano, o nome Maitê ocorre também pela contração dos nomes Maria e Teresa.

Nesse sentido, Maitê significaria “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”, a partir da união da raiz etimológica de Maria e Teresa.

Maria, do hebraico Myriam, significa “senhora soberana". Teresa, do grego therizo, quer dizer “colher” ou, ainda, theros, que significa “verão”.

As meninas que são batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Mai ou Tetê, por exemplo. 

Outras variações deste nome também são comumente utilizadas, como Maytê ou Maithè. 

Conforme dados do Censo Demográfico 2010, o nome estava em crescimento de a década de 70, embora o número de portadoras fosse de apenas 6073.

Origem do Nome Maitê

Origem: Basca

Outras Informações do Nome Maitê

Maitê

Derivações do Nome Maitê

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.