Maitê

Significado do Nome Maitê

Maitê: Significa “amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

Maitê é um nome feminino que teria se originado a partir do idioma basco. Este idioma é comum em algumas regiões da Espanha e França, nomeadamente na

Vasconia, e significa “amada”, “adorada”, “cativante” ou “encantadora”.

Não tão comum é a opinião de que o nome é de origem germânica, e significa “virgem”, mas existem teorias a esse respeito. Em castelhano o nome Maitê ocorre também pela contração dos nomes Maria e Teresa.

Nesse sentido, Maitê significaria “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”, a partir da união da raiz etimológica de Maria (do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana") e Teresa (do grego therizo, que quer dizer “colher” ou ainda de theros, que significa “verão”).

No Brasil, o nome Maitê foi especialmente popularizado por causa da apresentadora e atriz Maitê Proença, bastante conhecida por participar em diversas novelas.

As pessoas que são batizadas com este nome, podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Mai ou Tetê, por exemplo. 

Outras variações deste nome também são comumente utilizadas, como Maytê ou Maithè. 

Origem do Nome Maitê

Origem: Basca

Outras Informações do Nome Maitê

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.