Maria

Significado do Nome Maria

Maria: Significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Maria é um nome de origem incerta, provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”.

Por ser um nome muito difundido, antes mesmo da época de Jesus Cristo, é possível que derive do sânscrito Maryáh. Este quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

Há autores que atribuem a origem do nome Maria à raiz egípcia mry, que significa “amar”. Existem outras teorias que traduzem o nome Maria para “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva” ou, ainda, “estrela do mar”.

Outra versão sugere que o nome Maryam teria surgido a partir das palavras assírias Yamo Mariro​, o qual significa "oceano azedo" ou "ácido" no idioma aramaico assírio.

É um dos nomes mais comuns do mundo há séculos, e pode ser visto também como segundo nome e até em conjugação com nomes masculinos, como João Maria ou José Maria.

A versão francesa Marie e a inglesa Mary também ocorrem com alguma frequência no Brasil. Maria aparece por muitas vezes associado a um segundo nome. São os casos de Maria Eduarda e Maria Fernanda.

A personagem mais famosa com este nome foi a mãe de Jesus. Ela é citada no Novo Testamento da Bíblia e é uma das santas com maior número de devotos pelo mundo.

É adotado na Inglaterra desde o século XII e passou a ser um dos nomes femininos mais comuns desde o século XVI.

Origem do Nome Maria

Origem: Hebraica, Bíblica, Sânscrita

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Maria

Outras Informações do Nome Maria

Maria

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.