Maria Eduarda

Significado do Nome Maria Eduarda

Maria Eduarda: Significa “senhora soberana guardiã das riquezas”, “senhora soberana rica guardiã” ou "mulher pura que guarda as riquezas", "guardiã virgem e rica".

Maria Eduarda é um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Eduarda.

Maria é um nome de origem incerta e provavelmente surgiu a partir do hebraico Myriam, que quer dizer “senhora soberana, vidente”. Por ser um nome muito difundido, anteriormente à época de Jesus Cristo, pode também ter sido originado a partir do sânscrito Maryáh, que significa literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”.

A popularidade do nome Maria foi influenciada pela personagem bíblica mencionada no Novo Testamento, e também no Alcorão, como a mãe de Jesus. É apontada como a primeira pessoa seguidora do Cristianismo e se tornou uma das santas mais veneradas do mundo desde na religião cristã.

Eduarda, por sua vez, é a versão feminina de Eduardo, nome originado no germânico Hadaward, composto pela junção dos termos ead, que significa “riqueza, bens” e ward que quer dizer “guarda, guardião”. Portanto, Eduarda significa “guardiã das riquezas, protetora das riquezas ou guardiã rica”.

A variante inglesa masculina Edward foi um dos poucos nomes ingleses medievais que resistiram à conquista normanda na Inglaterra, permanecendo em uso em toda Europa através de diferentes grafias.

No Brasil, Maria Eduarda é um nome feminino bastante comum. As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares como Duda. 

Origem do Nome Maria Eduarda

Origem: Hebraica, Germânica, Sânscrita

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Maria Eduarda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.