Eduarda

Significado do Nome Eduarda

Eduarda: Significa “guardiã ou protetora de riquezas ou de bens”.

Tem origem no nome germânico Hadaward, junção dos elementos ead, que significa “riqueza ou bens”, e ward, que significa “guardião ou protetor”, da qual resulta “guardiã ou protetora de riquezas ou de bens”.

Assim, Eduarda é a variante feminina do nome Eduardo, forma em português de Edward, e carrega consigo o sentido de alguém que tem sob a sua guarda algo muito valioso.

Deste modo, possivelmente as pessoas registradas com esse nome tendem a ser confiáveis para guardar ou zelar por algo.

Foi encontrado na Inglaterra pela primeira vez no século IX e desde então foi muito popular como um nome real.

Foi um dos poucos nomes do inglês arcaico mantidos pelos normados, após a conquista da Inglaterra. Na sua forma masculina deu nome a vários reis britânicos e portugueses.

Para se ter uma ideia, um dos reis mais populares que tiveram este nome foi o penúltimo rei saxão da Inglaterra, mais conhecido como Eduardo, o Confessor.

Foi coroado rei da Inglaterra em 1042 e ficou caracterizado pela pacificidade, sendo um rei bastante querido até pelos inimigos.

Eduardo, o Conquistador, após sua morte passou a ser venerado como um santo, além de considerado o maior exemplo de um rei cristão. Foi canonizado no século XII pelo papa Alexandre III e se transformou em um dos patronos da Inglaterra.

A partir desta mesma raiz surgiram os nomes Edmundo e Edmunda, bastantes populares no Brasil. 

As pessoas do gênero feminino que recebem esse nome costumam ser afetivamente chamadas pelo apelido “Duda”.

Origem do Nome Eduarda

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Eduarda

Eduarda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.