José Maria

Significado do Nome José Maria

José Maria: Significa "aquele que acrescenta pureza", "Deus multiplica soberania" ou "Deus multiplica pureza"

O nome José Maria é formado a partir da junção de dois nomes de origem hebraica, José e Maria.

José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer "aquele que acrescenta" ou “Ele acrescentará” referindo-se a Deus.

Este foi um nome bastante comum entre os judeus na Idade Média e no início foi pouco frequente entre os cristãos. Passou a ser popularizado na Espanha e Itália, no final da Idade Média, em razão da veneração por São José. Na Inglaterra passou e ser mais comum após a Reforma Protestante e em Portugal apareceu em documentos datados da primeira metade do século XVI, como Joseph.

Já o nome Maria pode ter duas origens: do hebraico Miriam, formado por mar (mestre) e ram (poderoso) ou de myriam (vidente) que em latim significa Maria.

Ainda há alguns autores que atribuem a origem do nome Maria à raiz egípcia mry, que significa “amar”. Mas existem diversas teorias, e pode ser visto também com o significado de “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva” ou ainda “estrela do mar”.

Tanto José, como Maria são dois dos nomes mais comum no mundo. Maria é predominantemente um nome feminino, no entanto quando seguida por José, torna-se um nome tipicamente masculino. 

Origem do Nome José Maria

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome José Maria

Outras Informações do Nome José Maria

José Maria

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.