Mariele

Significado do Nome Mariele

Mariele: Significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Mariele é o diminutivo alemão de Maria e também uma variação francesa deste mesmo nome, que vem do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana, vidente”.

Por ser um nome muito difundido, tem origem incerta pode também ser derivado do sânscrito Maryáh, que significa literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”.

Em alguns países como Alemanha, Polônia, Itália e Portugal também é usado como nome do meio para o gênero masculino, como em João Maria ou José Maria.

Ainda há autores que atribuem a origem do nome Maria à raiz egípcia mry, que significa “amar”. Mas existem diversas teorias, e pode ser visto também com o significado de “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva” ou ainda “estrela do mar”.

Etimologicamente, outra versão do nome sugere que o nome Maryam teria surgido a partir das palavras assírias Yamo Mariro​, significando "oceano azedo" ou "ácido" no idioma aramaico assírio. 

A versão francesa Marie e a inglesa Mary também ocorrem com alguma frequência no Brasil.

Origem do Nome Mariele

Origem: Hebraica, Alemã

Outras Informações do Nome Mariele

Mariele

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.