José Roberto

Significado do Nome José Roberto

José Roberto: Significa “aquele que a glória tornou famoso e acrescenta”, “acréscimo do Senhor famoso e glorioso” ou “Deus multiplica a fama e a glória”.

É um nome composto por dois nomes de origens distintas, José e Roberto.

O nome José surgiu através do hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus e significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Aparece na Bíblia como pelos menos três personagens diferentes, um é citado no Antigo Testamento como um dos filhos de Jacó e Raquel que posteriormente ficou conhecido como José do Egito. Os outros dois aparecem no Novo Testamento, um é o esposo da Virgem Maria, denominado José de Nazaré, o pai de Jesus que até hoje é venerado como São José.

O outro foi um dos discípulos de Jesus diferenciado como José de Arimatéia. No início o nome José não foi muito popular entre os cristãos, mas sim entre os judeus durante a Idade Média.

Roberto vem do nome germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa “glória” e berhto, que quer dizer “brilhante, afamado” e significa “aquele que a glória tornou famoso”, “famoso e glorioso”.

Foi introduzido pelos normandos na Inglaterra para substituir o nativo Hreodberorth do inglês antigo e a partir daí se tornou logo popular. Apareceu em Portugal em documentos datados dos séculos XIII e XIV na forma Ruberte, surgindo depois na Idade Média através da variante latinizada Robertus.

Origem do Nome José Roberto

Origem: Hebraica, Germânica

Famosos com o Nome José Roberto

Outras Informações do Nome José Roberto

José Roberto

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.