Roberto

Significado do Nome Roberto

Roberto: Significa “aquele que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso”.

O nome Roberto tem origem a partir do germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa “glória”; e berhto, que quer dizer “brilhante”, “afamado”.

Chegou à Inglaterra através da conquista normanda e foi utilizado para substituir o nome do inglês antigo Hreodberorth. Desde então tem sido um nome muito comum neste país, chegando a denominar reis e duques na França, Normandia e Escócia.

Em Portugal o nome foi encontrado como Ruberte, em documentos datados dos séculos XIII e XIV, e só apareceu como Robertus após a Idade Média, em razão da latinização cristã.

Um portador famoso deste nome na Antiguidade foi o rei Roberto I da Escócia, vivido entre os anos de 1274 e 1329. Ficou conhecido como um dos mais célebres e destemidos guerreiros da sua época e por ter liderado a Escócia contra o controle da Inglaterra.

No Brasil, este nome tem como protagonista o cantor e compositor capixaba Roberto Carlos.

Apelidado de “Rei”, Roberto Carlos ficou famoso na década de 1960, por ter iniciado o movimento musical intitulado “Jovem Guarda”, juntamente com os amigos Erasmo Carlos e Wanderléia. É o cantor brasileiro que mais vendeu discos no país, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos.

Entre os brasileiros, Roberto é um nome masculino bastante comum.

As pessoas batizadas com este nome costumam receber alguns apelidos, como Beto, Betinho ou Rober.

Origem do Nome Roberto

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Roberto

Outras Informações do Nome Roberto

Roberto

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.