Paulo Roberto

Significado do Nome Paulo Roberto

Paulo Roberto: Significa “pequeno famoso e glorioso”, “homem de baixa estatura que a glória tornou famoso”.

 

É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Paulo e Roberto.


Paulo surgiu através do latim Paullus, este derivado de paullo, que quer dizer “pequeno, baixo”.


Teve origem como um nome de família romana, e foi popularizado por influência de São Paulo, que inicialmente era chamado Saul, e teve seu nome mudado para Paulo após seu batismo, tornando-se mais tarde um importante líder da igreja cristã primitiva.


O nome já era utilizado na Inglaterra muito antes da conquista normanda, mas inicialmente era adotado apenas pelos monges. Não foi muito comum durante a Idade Média neste país, mas no século XVII conseguiu ter um aumento de popularidade.


Roberto vem do germânico Hrodebert, formado pela união dos elementos hruot, que significa “glória” e berhto, que quer dizer “brilhante, afamado”, e significa “aquele que a glória tornou famoso”, “famoso e glorioso”.


Ao contrário do nome Paulo, apareceu na Inglaterra através da conquista normanda, e logo foi adotado para substituir o nome Hreodberorth originário do inglês antigo. Desde que chegou à Inglaterra tem sido um nome muito popular, chegando a ser adotado também por reis e duques na França, Normandia e Escócia.

 

Surgiu em Portugal em documentos datados dos séculos XIII e XIV, através da variante Ruberte, e só após a Idade Média, apareceu como Robertus, por influência da latinização cristã.

Origem do Nome Paulo Roberto

Origem: Latina, Germânica

Famosos com o Nome Paulo Roberto

Outras Informações do Nome Paulo Roberto

Paulo Roberto

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.