Paulo

Significado do Nome Paulo

Paulo: Significa “pequeno”, “de baixa estatura”.

O nome Paulo tem origem no latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer “pequeno" ou "baixo”.

Surgiu através de um apelido romano, quando não haviam sobrenomes e as características físicas eram utilizadas para nomear as pessoas, tal como Cléber e Bruno.

O nome tornou-se popular através de São Paulo, um importante líder da igreja cristã primitiva. Inicialmente chamado de Saulo, passou a ser Paulo somente após seu batismo.

Tem sua história contada no Novo Testamento da Bíblia, no livro dos Atos dos Apóstolos, e até hoje é um santo muito venerado entre os católicos.

Apareceu na Inglaterra antes da conquista normanda e no início era utilizado apenas pelos monges. Foi raro durante a Idade Média neste país, mas teve um aumento na sua popularidade no século XVII.

Variantes

Entre as principais variantes deste nome há Paolo, em italiano, Pablo, em espanhol, e Paul, em francês e em inglês.

Paula é a variante feminina mais comum do nome Paulo.

Termos afetivos

As pessoas batizadas com este nome normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares como Paulinho, Paul ou Paulão.

Personalidade

Tem destaque no nosso país o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Os pensamentos do patrono da educação no Brasil, influenciaram a pedagogia em todo o mundo.

Origem do Nome Paulo

Origem: Latina, Bíblica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Paulo

Locais com o Nome Paulo

Outras Informações do Nome Paulo

Paulo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.