Robert

Significado do Nome Robert

Robert: Significa "aquele que brilha na glória", "fama brilhante", ou "brilhante na glória"

Robert é a variante inglesa do nome Roberto, bastante popular no Brasil, em Portugal e na Espanha. 

Roberto vem do nome germânico Hrodebert, que une as palavras hrod, que significa "fama" e beraht, que quer dizer "claro", "luminoso" ou até "brilhante".

O nome chegou à Inglaterra através da conquista normanda e foi utilizado para substituir o nome do inglês antigo Hreodberorth. Desde então tem sido um nome muito comum neste país, chegando a denominar reis e duques na França, Normandia e Escócia.

Em Portugal o nome foi encontrado como Ruberte, em documentos datados dos séculos XIII e XIV, e só apareceu como Robertus, após a Idade Média em razão da latinização cristã.

No Brasil, este nome tem como protagonista o cantor e compositor capixaba Roberto Carlos. Apelidado de “Rei”, Roberto Carlos ficou famoso na década de 1960, por ter iniciado o movimento musical intitulado “Jovem Guarda”, juntamente com os amigos Erasmo Carlos e Wanderléia. É o cantor brasileiro que mais vendeu discos no país, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos.

A versão inglesa do nome é bastante popular por ser o nome de vários artistas internacionais do cinema, como Robert De Niro, Robert Pattinson e Robert ​Downey Jr

Origem do Nome Robert

Origem: Inglesa, Germânica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Robert

Outras Informações do Nome Robert

Robert

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.