Um dos sentimentos que os pais mais desejam para os filhos é a felicidade, não é mesmo? Um estado de equilíbrio formado por emoções boas, por satisfação, realização, alegria, sem nenhum tipo de sofrimento. Por esse motivo uma das melhores opções é conectar o nome do bebê à palavra felicidade.

Para a felicidade do futuro papai e da futura mamãe separamos uma lista com 15 nomes de meninos e meninas que simbolizam a felicidade.

Nomes femininos que significam felicidade

femininos felicidade

1. Beatriz

É um nome bastante popular no Brasil, derivado do latim Beatrice, menos usual no país ou do latim beatus. É um belo e gracioso nome que quer dizer “a que traz felicidade” ou "aquela que faz os outros felizes". Foi difundido após o aparecimento da personagem Beatrice Portinari, da obra prima a “Divina Comédia”, pertencente ao escritor italiano Dante Alighieri. Outro fator importante é que esse nome está ligado à realeza, existem várias rainhas que se chamaram Beatriz, lindo não é?

Um ótimo nome conjunto é Ana Beatriz , que junta o nome Ana, a qual tem o significado de "graciosa", "cheia de graça", e Beatriz, que é "a que faz feliz". Com essa junção não tem como sua bebê ser mais agraciada!

2. Letícia

Sabia que esse nome feminino que exala felicidade também é o um asteroide que foi descoberto nos anos 50 e uma deusa romana ligada à abundância e prosperidade? A sua origem provém do latim Laetitia, que quer dizer “alegria, prazer, felicidade”. É um nome bastante popular no Brasil e significa "mulher alegre", "mulher que transmite felicidade".

Alguns apelidos podem ser usados para esse nome, os quais refletem alegria e cuidado, como Leti, Lê ou Tícia. Várias atrizes brasileiras possuem esse nome próprio: Letícia Spiller, Letícia Lima, Letícia Persiles e Letícia Colin.

3. Alegria

O nome já diz o porquê de simbolizar felicidade, não é mesmo? Possivelmente surgiu a partir de algumas denominações da Virgem Maria, que era chamada de Nossa Senhora da Alegria. Há uma capela em Portugal (Coimbra) chamada de ‘’Nossa Senhora da Alegria’’ que foi erguida, junto à outras construções, em homenagem à Virgem Maria.

Esse nome é bastante comum em Portugal e passou a ser usado em conjunto com outros nomes, como, por exemplo, Maria da Alegria ou Rita da Alegria. Significa “mulher alegre”, “mulher entusiasmada”, passando uma ideia de bem-estar e animação.

4. Ananda

Para os amantes do budismo, é importante dizer que Anand era um discípulo muito importante para Buda, além de que o nome Ananda tem correlação com um ciclo de renascimento para que se obtenha a felicidade eterna. É a renúncia do mundo material, o término do processo de vida cíclico (saṃsāra), para desfrutar da completa união com a divindade e o mundo espiritual.

A origem está no sânscrito anand, que tem o significado de ‘’alegria’’. Provém de uma palavra masculina e por conta disso já foi utilizada para nomes de meninos, porém é usada majoritariamente como uma palavra feminina. O nome tem sentido de "alegria", "gozo", "felicidade", "bem-aventurança".

5. Hana

Hana é um nome pouco popular no Brasil, mas que deveria subir no ranking pelo seu significado, por ser original e curto. Para os árabes significa dádiva, amplificando um pouco mais tem o sentido de ‘’felicidade’', como quando um casal recebe a graça de ter um bebê e se sentem agradecidos e alegres pelo presente. Sua origem vem do hebraico channah, o qual significa “dom da graça de Deus”, “graça”, “graciosa”, “bem aventurada”.

É um nome que se espalhou por diversas culturas, em japonês, por exemplo, tem o sentido de ‘’flor’’. A sua variação Hanna se popularizou, como um dos fatores, dos anos 50 aos 70, por conta do estúdio de animação Hanna-Barbera, o qual produziu Fred Flintstones, Scooby-Doo, Manda-Chuva, entre outros. Uma atriz e modelo brasileira com esse nome é Hanna Romanazzi.

6. Thalia

Com certeza você já deve ter ouvido falar ou visto a novela mexicana ‘’Maria do Bairro’’, onde a personagem principal é a cantora e atriz Thalía Sodi Miranda. Foi uma novela bastante famosa no Brasil, a qual fez o nome Thalia se tornar muito popular.

É um nome forte com origem no grego thállo, o qual significa "viço", nesse contexto tem mais a ver com "viçosa", "exuberante". Porém, esse nome era dado a uma das nove musas da mitologia grega. Thalia era considerada a musa da comédia e da poesia idílica, por conta destas características e por ser muito divertida e brincalhona, passou a ser associada a bem-estar, felicidade, alegria.

7. Elisa

É um nome feminino charmoso, que possui uma sonoridade meiga e delicada. Além de ser um promessa divina, irá proporcionar felicidade e alegria. Duas personalidades populares no Brasil que levam Elisa como nome são: a atriz Elisa Pinheiro e a jogadora de vôlei de praia Maria Elisa Antonelli. A junção de Maria com Elisa torna o nome ainda mais carinhoso.

Uma das suas origens é no fenício elizah, que significa ‘’alegre’’. Também é considerado um encurtamento do nome Elisabete, o qual provém do hebraico Elishebba, que quer dizer "Deus é juramento", “Deus é abundância” ou “promessa divina”.

8. Keiko

Não é um nome popular no Brasil e nem no ocidente, mas reúne atributos fantásticos, transmite alegria, felicidade, bênçãos e ao mesmo tempo é um nome forte e firme. Na Ásia, principalmente no Japão, tem popularidade por conta da atriz Keiko Kitagawa que já participou do filme ‘’Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio’’, entre outros trabalhos.

Tem origem japonesa e provém da junção dos kanjis kei, que quer dizer "benção, congratulação, alegria, felicidade, valente e honra" e ko que significa "criança, filha". É um nome predominantemente feminino, meticulosamente escolhido pelos japoneses para retratar o significado do nome na criança que o recebe.

Nomes masculinos que significam felicidade

masculinos felicidade

9. Benjamim

Esse nome é difundido internacionalmente, é contemporâneo e leva um termo afetivo curto e amável para um menino: ‘’Ben’’. É conhecido por ser o título de diversas personalidades, como, por exemplo, o político dos EUA Benjamin Franklin, o engenheiro brasileiro Benjamin Constant e o filme do homem que nasce idoso e vai ficando mais novo ao decorrer do tempo: ‘’O Curioso Caso de Benjamin Button’’.

A sua origem vem do hebraico Benyamin, que junta as palavras ben que quer dizer "filho", e yamin, que quer dizer "mão direita". Leva o significado completo de ‘’filho da mão direita’’, o qual passa a ter o sentido aprofundado de ‘’filho da felicidade’’, pois certamente ser o braço direito carrega uma conotação positiva em relação a ser o braço esquerdo. Além disso, possui o significado de ‘’o bem amado’’, sendo um nome masculino que traduz a essência de ser gerado pela felicidade e amor do casal.

10. Caio

É bastante popular no Brasil, sendo o nome próprio de diversas personalidades, atores e poetas. É um título ritmado e curto, possuindo a variante Kaio. O significado do nome já começa com sentimentos positivos, que quer dizer "alegre", "contente" ou "feliz". Vem do latim Caius, o qual originou de Gaius, uma abreviação de gavius, de gaudere, que significa "regozijar-se". A forma romana Gaio era bastante popular na Roma antiga e mantinha o mesmo significado, possuindo a versão feminina Gaia.

Nomes de personalidades famosas no Brasil: Caio Castro, Caio Junqueira, Caio Blat e Caio Paduan. Sem falar no grande escritor e poeta, bastante conhecido pelos mais jovens e adorado nas citações de frases Caio Fernando Abreu.

11. Isaac

Já parou para pensar nas grandes personalidades da história que possuem esse nome próprio? Além de ser ligado à religiosidade, temos o grande cientista Isaac Newton e um dos melhores escritores de ficção científica Isaac Asimov.

É um nome bastante especial, quer dizer aquele que ri e filho da alegria, não é lindo? Surgiu dos nomes hebraicos Itshak e Yitzháq, esses derivando da palavra tzaháq, a qual significa "ele irá rir”. Além de ser a versão em inglês de Isaque, é um nome bíblico da Sagrada Escritura. Levou o nome de filho da alegria, pois nasceu quando sua mãe (Sara) já não estava mais no seu período fértil e seu pai (Abraão) já era idoso, se tornando o único filho do casal.

12. Fausto

A maior personalidade brasileira que todos conhecem que leva esse nome é o Fausto Silva, apresentador do programa Domingão do Faustão. Porém, na história, existiram outras personalidades com esse título, como, na peça trágica ‘’Fausto’’, do escritor alemão Goethe, o qual difundiu esse nome na Alemanha e ao redor do mundo. O pintor Delacroix também se inspirou no Fausto de Goethe para compor diversas litografias em preto-e-branco de um dos seus personagens favoritos.

O nome significa “alegre”, “feliz”, “que tem muita sorte”, “auspicioso”. Com origem no latim Faustus, está ligado à felicidade, àquele que é sortudo.

13. Nino

Se você foi criança ou adolescente nos anos 90 no Brasil deve lembrar muito bem do nosso amado Nino do Castelo Rá-Tim-Bum, sim ou claro? Era uma série educativa e fantasiosa de um menino que possuía 300 anos e vivia num castelo. É um nome curto, quase um termo afetivo, que surgiu da abreviação de outros nomes.

Ele significa “alegre”, “feliz” ou também “inestimável”, “digno de apreço” “que tem muita sorte” e “auspicioso”. Surgiu na Itália, mas não se sabe ao certo sua origem. Esses são alguns nomes que podem ter dado origem ao nome Nino: Antonino, Adelino , Faustino e Severino, os quais levam o mesmo significado ou querem dizer algo bastante parecido.

14. Baruc

É um nome original, muito bonito, o qual mistura duas ótimas palavras: felicidade e prosperidade. Não é popular no Brasil, mas isso o torna ainda mais especial. São Baruc foi um santo galês do século VI, era discípulo de São Cadoc e tem uma festa dedicada a ele no dia 27 de Setembro.

Sua origem está no hebraico e quer dizer “bem-aventurado”, “próspero”, “afortunado”, “feliz”. É um nome ligado à religiosidade e pode ser encontrado na Sagrada Escritura. Baruc também era um personagem bíblico, um escriba, um homem com grande erudição e de família nobre.

15. Hilário

Como nota-se é um nome alto astral, que quer dizer “alegre” e “jovial”. Atualmente não é muito popular no Brasil, é mais moda antiga, que teve o seu pico entre os anos 50 e 60, porém poderia ser ranqueado de novo pelo seu significado. Tem origem a partir do grego hilarós e possui conexão com felicidade, com bom humor, com ser alegre e ser jovem.

Foi difundido na França, no século IV, por conta do São Hilário de Poitiers, que se tornou bispo da cidade francesa Poitiers. Também é o nome de um historiador brasileiro muito conhecido por atuar na área medieval: Hilário Franco Junior.

Gostou da nossa lista de nomes ligados à felicidade? Desejamos que sim. Aproveite para conferir outros artigos: