Existe sentimento mais importante para os filhos do que o amor dos pais? É de se duvidar. É por isso que, na hora de escolher um nome de bebê, muitos querem um significado que esteja relacionado a essa bela palavra: amor

E encontramos! Apresentamos, cheios de carinho, os 20 nomes de meninas e meninos que simbolizam o amor. 

Nomes femininos que significam amor 

nomes femininos que significam amor

1. Aimê 

Uma opção francesa para você que gosta de nomes diferentes para bebê. Aimê vem do verbo aimer, que quer dizer "amar", portanto Aimê significa "a amada".

Também é a versão francesa do nome Amy, outro muito delicado e bonito para meninas. 

2. Amanda

Essa já denuncia logo, não é? É um nome com origem no latim Amandu, Amandus. Deriva do verbo amare e quer dizer "amável", "o que deve ser amado", "digno de amor”.

E a gente tem certeza que a sua filha é muito digna de ser amada!

3. Amara 

Este é um nome feminino diferente que simboliza o amor através da sua origem espanhola. Uma das teorias é de que tenha surgido também a partir do verbo amare, que significa "amar".

4. Darlene

Um dos motivos deste nome ter se tornado popular no Brasil foi por causa de uma personagem de novela global (quem lembra da Darlene de Celebridade?). E apesar da Darlene da novela não ser muito doce e delicada, o nome tem esse sentido. 

De origem inglesa, Darlene combina a palavra darling, que quer dizer "querida, amada" com o sufixo popular "lene".

5. Esme

Aqui a gente trabalha com muitos nomes femininos diferentes! Quer nomear sua filha com amor? Esme é uma opção linda.

A palavra esmer, em francês, significa estima. O sentido é de "muito amor", "amada". Remete a um forte sentimento de afeto a alguém. E tem tudo a ver com uma linda bebê.

6. Filomena

Este é um nome de origem grega que significa "eu sou amada" ou "amada fortemente".

Surge a partir do particípio passado do verbo philoúmai, "ser amado", ou através da união dos termos philos que significa "amante" e menos que quer dizer "força". Não é forte?

7. Freya

Este é um nome nórdico que se relaciona com amor por extensão. Vem do nórdico antigo e significa "senhora". No entanto, também é uma divindade da mitologia nórdica. É a deusa do amor, da vegetação, da guerra, da morte, entre outros.

Por isso, o nome também carrega o sentido de "deusa do amor". Um prato cheio para quem gosta de simbologias mais místicas. 

8. Ludmila

Este nome tem origem eslava e é próprio de uma estrela. É formado por dois elementos: lyud, que quer dizer "povo", "população" e mil, que quer dizer "graciosa", "querida", dos quais resulta o seu significado: "amada pelo povo", "querida pelo povo". 

A história da Santa Ludmila, que viveu na Boêmia durante o século X, também é bastante conhecida e pregada entre cristãos. É considerada a "santa dos pobres".

9. Mabel

De origem inglesa, este nome diferente já soa adorável, não é? Talvez porque também lembre um pouco "mel". 
Mas na verdade não tem nada a ver com isso.

A origem está nas palavras Mabel, Mabella, versões medievais do nome vindo do latim Amabilis, que quer dizer literalmente "amável, amorosa".

10. Vênus

Está aí um nome feminino muito forte que tem a ver com amor de uma forma mística e especial. 

Venus é uma palavra em latim que quer dizer, literalmente, "o amor, o desejo sexual".

Na mitologia romana, Venus é a deusa do amor e da fertilidade, equivalente à deusa grega Afrodite.

Nomes masculinos que simbolizam a palavra amor 

nomes masculinos que significam amor

Agora vamos aos meninos! Quem disse que nomes masculinos não podem relacionar-se com um sentimento tão lindo como o amor? Não só pode, como fica lindo. Abaixo selecionamos os 10 mais nesta categoria. 

11. Amadeu 

Este é um nome bastante literal. É composto pelos elementos em latim amare, que quer dizer "amar" e Deus literalmente "Deus". Forte, não é?  

E uma linda opção para quem quer juntar amor e fé em uma coisa só. 

12. Benjamin 

Este nome tão lindo e delicado tem origem hebraica. Compõe-se de ben, "filho" e yamin, "mão direita", de cuja junção resulta "filho do lado direito", por extensão, "o bem-amado".

Isso porque, como é sabido na cultura popular, o lado direito é simbolicamente o lado "certo", "positivo" das coisas. Na Bíblia, Benjamin é o filho mais novo de Jacob e Raquel. 

Muitas mamães têm optado bela versão encurtada do nome, Ben.

13. Davi

Esse está entre os nome mais queridos pelos brasileiros, sempre na lista dos mais registrados. Também de origem hebraica, vem do termo Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto".

Também é um personagem bíblico famoso, principalmente por ter derrotado o gigante Golias. 

Dá para entender porque tanta gente gosta dele, não é? Também é um ótimo nome para fazer combinações como, por exemplo, Davi Lucas.

14. Erasmo 

Nome de origem grega, através da palavra erasmós, que quer dizer literalmente, "amor".

Erasmo então tem o sentido de "amável" ou "amoroso". Apesar de ser um nome que teve um pico de registros na década de 1970 no Brasil, continua lindo. E, com a tendência em registrar crianças com nomes "antigos", como João, Pedro, etc., por que não Erasmo, um nome com tanto amor?

15. Eros

Sabe a imagem do anjinho de cabelos encaracolados que anda por aí um com uma flecha na mão causando paixão nas pessoas?

É Eros, uma palavra grega para "amor, cupido", o filho de Afrodite. 

Além de um nome masculino diferente, ainda carrega um lindo significado!

16. Habib 

Um nome que é bastante comum no Oriente Médio e nos países do norte da África, sendo inclusive utilizado como título honorífico para tratar de um estudioso muçulmano de Sayyid (descendente de Maomé).

Significa literalmente "meu amor","muito amado". Alguns casais, além de nomearem seus filhos assim, também se tratam por "Habib". Da mesma forma que no Brasil namorados se chamam de "amor" ou "querido". 

17. Hugo

Este nome de origem germânica na verdade carrega três significados diferentes, e um deles é "coração".

Hugo deriva do elemento hug, que além de "espírito" e "mente", remete ao órgão que bate mais rápido quando gostamos de alguém. Simples e bonito!

18. Rudá

Outro para a lista de nomes diferentes de menino. Este é de origem indígena, bem brasileiro. Na mitologia tupi, Rudá é o deus do mais sublime dos sentimentos, o amor

Além de ser um nome que tem raiz na nossa identidade, ainda representa um sentimento tão lindo. Não dá para não adorar, hein?!

19. Tadeu 

Este nome hebraico vem da palavra em latim Thaddaeus, que tem relação com o aramaico tedhayya e o árabe thady, que quer dizer "coração, peito, seio, íntimo".

Tudo a ver com o que um filho representa para os seus pais! Além disso, é um nome forte e imponente.

20. Valentim 

A etimologia do nome Valentim não está necessariamente ligada à palavra amor, e sim ao sentido de "valente, forte", mas… Hoje em dia este é um nome que tem tudo a ver com amor porque "Valentine’s Day" é o Dia dos Namorados em boa parte do mundo. É o Dia de São Valentim. 

E então? Gostou da nossa lista de nomes relacionados com amor? Esperamos que sim, e achamos que você também pode gostar de: