Maria Fernanda

Significado do Nome Maria Fernanda

Maria Fernanda: Significa "senhora soberana e ousada", "a pura ousadia para alcançar a paz" ou "vidente ousada que deseja atingir a paz".

Maria Fernanda é um nome feminino composto, formando a partir da junção de dois nomes de origens distintas, Maria e Fernanda.

O nome Maria possui uma origem incerta, que provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”.

É ​possível também que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

Existem ainda outras supostas teorias de como teria surgido o nome Maria, no entanto, as mais aceitas derivam do hebraico e sânscrito. 

Já o nome ​Fernanda é uma variante feminina de Fernando, nome que se originou através do germânico Fredenando, derivado de Fridunanth, composto pela junção dos termos fridu, que quer dizer “paz” e nanthjannanth, que significa “ousar”.

Este nome teria sido introduzido ​na Inglaterra pelos normandos no século XI, nas formas Ferrand ou Ferrant. Em Portugal também chegou por volta do mesmo século, através da antiga forma Fernam, que deu origem a variante Fernão.

No Brasil, Maria Fernanda é um nome bastante popular. As pessoas que são batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Maria Fê, por exemplo. 

Origem do Nome Maria Fernanda

Origem: Latina, Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Maria Fernanda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.