Maria Fernanda

Significado do Nome Maria Fernanda

Maria Fernanda: Significa "senhora soberana e ousada", "a pura ousadia para alcançar a paz" ou "vidente ousada que deseja atingir a paz".

Maria Fernanda é um nome feminino composto, formando a partir da junção de dois nomes de origens distintas, Maria e Fernanda.

O nome Maria possui uma origem incerta, que provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”.

É possível também que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

Existem ainda outras supostas teorias de como teria surgido o nome Maria, no entanto, as mais aceitas derivam do hebraico e sânscrito.

Já o nome Fernanda é uma variante feminina de Fernando, nome que se originou através do germânico Fredenando, derivado de Fridunanth, composto pela junção dos termos fridu, que quer dizer “paz” e nanthjan, nanth, que significa “ousar”.

Este nome teria sido introduzido na Inglaterra pelos normandos no século XI, nas formas Ferrand ou Ferrant. Em Portugal também chegou por volta do mesmo século, através da antiga forma Fernam, que deu origem a variante Fernão.

No Brasil, Maria Fernanda é um nome bastante popular. Somente em 2019, ele obteve 3.596 meninas registradas.

As pessoas que são batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Maria Fê, por exemplo.

Origem do Nome Maria Fernanda

Origem: Latina, Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Maria Fernanda

Maria Fernanda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.