Fernanda

Significado do Nome Fernanda

Fernanda: Significa “ousada para atingir a paz”.

O nome Fernanda é uma variante feminina de Fernando, nome que se originou através do germânico Fredenando, derivado de Fridunanth.

Composto pela junção dos termos ridu, que quer dizer “paz”, e nanthjan, nanth, que significa “ousar”, Fernanda significa “ousada para atingir a paz”.

A versão masculina foi introduzida na Inglaterra pelos normandos no século XI, nas formas Ferrand ou Ferrant.

Em Portugal também chegou por volta do mesmo século, através da antiga forma Fernam, que deu origem à variante Fernão.

Este foi um nome bastante difundido pela Europa através dos visigodos. Quando chegou à Espanha foi muito utilizado pela realeza de Castela, principalmente através das formas Fernando, Hernan e Hernando.

Na Itália foi transformado na variante Ferninando e na Irlanda a versão Ferdinand foi adotada para substituir o nativo Feordorcha.

Além dos reis de Castela, Fernando foi adotado por várias dinastias na Europa, principalmente em Portugal, Espanha, Bulgária, Romênia, Itália, Alemanha e Áustria.

O rei Fernando III de Castela em 1217 foi responsável pela reunião de Leão e Castela, que engloba boa parte da Espanha atual.

Ficou conhecido por ter expulsado os mouros para o sul, por ter fundado a Universidade de Salamanca e por ter instituído o dialeto castelhano como a língua oficial da Espanha.

A variante feminina Fernanda tornou-se popular no Brasil somente por volta da década de 1970 e 1980.

É bastante comum no Brasil e em outros países, tais como Portugal e Espanha.

É normal que este nome possa aparecer em junção com outro, como [[Maria

Fernanda]] ou Ana Fernanda.

Sua portadoras costumam ser afetivamente chamadas de Nanda.

Origem do Nome Fernanda

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Fernanda

Fernanda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.