Filipa

Significado do Nome Filipa

Filipa: Significa "a amiga dos cavalos" e é a variante feminina do nome Filipe ou Felipe.

A origem do nome Filipa é o grego Phílippos, que junta as palavras phílos, que quer dizer "amigo", e híppos, que quer dizer "cavalo". Por esse motivo, algumas pessoas também atribuem ao nome Filipa o significado de "aquela que ama a guerra".

Aliás, a versão do original em masculino (Filipe) é um nome bíblico mencionado no Novo Testamento, no livro de João, como um dos doze apóstolos de Jesus. No início foi bastante utilizado pelos cristãos do Oriente, chegando ao Ocidente durante a Idade Média.

Filipa foi o nome de algumas rainhas, como Filipa de Lencastre, rainha de Portugal, e Filipa de Inglaterra, rainha da Inglaterra, Dinamarca, Noruega e Suécia.

A forma Filipa é muito popular em Portugal, onde quase não se usa a versão Felipa, muito mais comum no Brasil. 

O nome passa por variações na grafia, de acordo com o país. Nos países de língua inglesa, por exemplo, Filipa se escreve na forma de Philippa

Atualmente, Philippa Middleton (ou Pippa Middleton), irmã de Kate Middleton (princesa inglesa e Duquesa de Cambridge), é uma das pessoas mais famosas com esse nome.

Origem do Nome Filipa

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Filipa

Filipa

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.