Fernando

Significado do Nome Fernando

Fernando: Significa "ousado para atingir a paz", "o que ousa viajar", "viajante corajoso".

O nome Fernando tem origem no germânico Ferdinand ou Fredenando. É formado pela união das palavras fridu, que significa "paz", e nanthjan, que significa "ousar", de modo que tem o sentido de “ousado para atingir a paz”.

Algumas fontes relacionam o original germânico Ferdinando com os elementos fardi, que significa “viagem”, e nand, que quer dizer “ousado, corajoso”. Assim, tem o significado de “o que ousar viajar" ou "viajante corajoso”.

O nome surgiu em Portugal em documentos datados do século XI como Fredenandus, uma forma antiga derivada do germânico Fridenand.

Foi levado para a Espanha pelos godos, e tornou-se muito popular entre a realeza espanhola, principalmente entre os reis de Castela. Foi utilizado na Irlanda como Ferdinand para substituir o nativo Feordorcha.

Fernando foi um nome bastante utilizado por monarcas e nobres, principalmente de Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.

Um portador famoso com a variante antiga deste nome é o navegador português Fernão Magalhães, vivido entre os anos de 1480 e 1521.

Ficou conhecido como o primeiro navegador a realizar uma circum-navegação, apesar de ter falecido antes de completa-la. Saiu da Espanha com o objetivo de achar novos lugares para explorar especiarias passando pelo Oceano Pacífico.

Um dos maiores representantes deste nome foi Fernando Pessoa, famoso escritor e poeta português.

Origem do Nome Fernando

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Fernando

Locais com o Nome Fernando

Outras Informações do Nome Fernando

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.