Maria Júlia

Significado do Nome Maria Júlia

Maria Júlia: Significa "jovem senhora soberana".

O nome Maria Júlia é formado a partir da união dos nomes Maria, de origem hebraica e o nome Júlia, que se origina do latim. 

Maria ​é um nome de origem incerta, mas de acordo com alguns documentos, provavelmente se originou do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana, vidente”.

Por ser um nome muito difundido, antes mesmo da época de Jesus Cristo, é também provável que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

Ainda há alguns autores que atribuem a origem do nome Maria à raiz egípcia mry, que quer dizer “amar”. Mas existem outras diversas teorias e uma delas também com o significado de “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva” ou ainda “estrela do mar”.

Enquanto que o nome Júlia é uma variante feminina de Júlio, originado no latim Julius, que deriva do grego Ioulos, que quer dizer “barba", "felpudo", "fofo", "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens masculinos, significando por extensão "jovem", "jovial" ou "juventude".

Há ainda outra vertente que acredita que a origem do nome Júlio esteja relacionada ao deus romano Júpiter, e signifique “filho de Júpiter” - neste caso, "filha de Júpiter".

As meninas registradas com esse nome composto podem ser afetivamente chamadas de "Maju".

Origem do Nome Maria Júlia

Origem: Hebraica, Latina

Outras Informações do Nome Maria Júlia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.