Júlia

Significado do Nome Júlia

Júlia: Significa “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.

Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius. Julius deriva do grego Ioulos, que quer dizer "fofo" ou "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens.

Por extensão, significa "jovem" ou "pessoa jovial".

Há ainda outra vertente que acredita que a origem do nome Júlia esteja relacionada ao deus romano Júpiter e signifique “filha de Júpiter”.

Originalmente Julia (sem o acento agudo) era nome de uma família patrícia romana, considerada descendente do mitológico Iulo, filho de Creusa e Eneias de Tróia.

A família teve como membro mais famoso o Imperador Caio Júlio César, conhecido pela sua importante contribuição nas transformações econômicas e administrativas em Roma, durante sua gestão.

O nome Júlia foi muito comum na França e na Itália durante o século XVI, nas formas Julie e Giulia, respectivamente.

Foi utilizado pelos falantes da língua inglesa no mesmo século, mas teve sua popularidade ampliada através do modismo de nomes clássicos no século XVIII.

Na Irlanda a variante Julia foi adotada no século XIX para substituir o nome Sheila.

É nome de uma personagem bíblica, mencionada brevemente no Novo Testamento em Romanos, como uma mulher a quem o apóstolo Paulo se dirige.

Uma das personagens históricas mais icônicas com este nome foi "Júlia, a Velha", filha do imperador romano Augusto.

Origem do Nome Júlia

Origem: Grega, Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Júlia

Júlia

Derivações do Nome Júlia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.