Maria Clara

Significado do Nome Maria Clara

Maria Clara: Significa “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou "mulher pura e luminosa", "mulher virgem e ilustre".

Maria Clara é um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Clara.

Maria é um nome com duas possibilidades de origem, uma através do hebraico Myriam, que quer dizer “senhora soberana, vidente” e outra com origem no sânscrito Maryáh, que significa literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

É um nome utilizado anteriormente à época de Jesus Cristo, e tornou-se popular principalmente através da influência da personagem Maria, mencionada no Novo Testamento da Bíblia, e também no Alcorão. A mãe de Jesus ficou conhecida como “Virgem Maria” por ter seu filho gerado pelo Espírito Santo quando virgem. É vista como a primeira seguidora do Cristianismo e tornou-se uma das santas mais veneradas no mundo.

Clara, por sua vez, tem origem no adjetivo clara, a partir do latim clarus que significa “claro", "brilhante", "luminoso", "ilustre”. O original em latim Clarus era um nome predominantemente masculino e foi adotado por muitos santos. A forma feminina foi popularizada através de Santa Clara de Assis, a partir do século XIII, tornando-se muito mais comum que a versão masculina.

Tem sido usado na Inglaterra desde a Idade Média, inicialmente nas formas Clara e Clere. Em Portugal foi encontrado em documentos datados do século XIII.

No Brasil, Maria Clara é um nome tipicamente feminino bastante popular. 

Origem do Nome Maria Clara

Origem: Hebraica, Latina

Outras Informações do Nome Maria Clara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.