Clara

Significado do Nome Clara

Clara: Significa "brilhante", "clara", "luminosa" e "ilustre".

O nome Clara tem origem do latim Clarus, a partir do adjetivo clara, e significa “brilhante, ilustre”.

Era inicialmente um nome predominantemente masculino e teve sua forma feminina popularizada do século XIII com a influência de Santa Clara de Assis. A partir deste momento o nome tornou-se muito mais comum na forma feminina do que na masculina.

Santa Clara de Assis é conhecida por ter fundado a Ordem das Clarissas em 1212 no convento de São Damião. Nascida na cidade de Assis, na Itália, no seu país de origem é chamada de Santa Chiara d’Assis.

Tem sido utilizado como um nome inglês desde a Idade Média, inicialmente na forma Clare, embora Clara tenha se tornado mais popular no século XIX.

Em Portugal foi encontrado em documentos datados do século XIII, principalmente através da chegada da Ordem das Clarissas nesse país, após a morte de Santa Clara.

Até ter sido extinguida em Portugal em 1834, havia por volta de 100 mosteiros das irmãs Clarissas. Santa Clara é padroeira dos cegos, das bordadeiras, lavadeiras e engomadeiras e, muitas vezes, é invocada quando se tem alguma doença nos olhos. Em virtude das visões de que teve durante sua vida, também é padroeira da televisão.

Clara Nunes (1942-1983) é o nome de uma célebre cantora e pesquisadora da música popular brasileira.

Origem do Nome Clara

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Clara

Outras Informações do Nome Clara

Clara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.