Maria Alice

Significado do Nome Maria Alice

Maria Alice: Significa "senhora soberana de linhagem nobre".

Maria Alice é um nome composto que une um nome de origem hebraica, Maria e um nome de origem germânica, Alice.

Maria significa "senhora soberana" , "vidente", "pura" e é também um nome bíblico.

Por ser um nome muito difundido, antes mesmo da época de Jesus Cristo, é possível também que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”. Estudiosos da onomástica revelam que, muito embora seu étimo seja incerto, existe uma tendência para corroborar a hipótese hebraica Myriam, que significa “senhora soberana".

Alice, por sua vez, significa "de nobre estirpe", "de linhagem nobre", e vem do germânico Adalheidis - o mesmo nome que deu origem à Adelaide - e é composto pelos elementos adal, que quer dizer “nobre” e haidu, que significa “espécie, tipo, qualidade”.

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo os atributos da nobreza.

O nome foi popularizado por volta do século XII na França e na Inglaterra, principalmente por influência dos romances da época, através das variantes latinizadas Alesia e Alicia.

Perdeu sua popularidade por volta do século XVII, por ter sido associado a uma vida rústica, sendo reavivado no século XIX pela personagem do livro “Alice no País das Maravilhas”, do romancista britânico Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo Lewis Carrol.

Origem do Nome Maria Alice

Origem: Hebraica, Germânica

Outras Informações do Nome Maria Alice

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.