Tereza

Significado do Nome Tereza

Tereza: Significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”.

Tem origem no nome grego Therasia, que significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”.

A palavra tera, que dá nome a uma antiga ilha na Grécia localizada no sul do mar Egeu, surge a partir de Ther, cujo sentido é “animal selvagem”.

Esse bonito nome reflete a valorização das origens. Isso porque resulta do nome da ilha onde possivelmente teria nascido a primeira pessoa a receber o nome Tereza.

Existe também a possibilidade, embora não comprovada, de que tenha surgido do nome grego Taragia, importante homem de Constantinopla.

Tem destaque Santa Teresa D’Ávila (1515-1582), figura que popularizou esse nome, especialmente entre os cristãos. Durante a Idade Média foi utilizado principalmente na Espanha e em Portugal, e apenas a partir do século XVI foi propagado por outros países.

Além de ter desempenhado importante atuação por ocasião da Contrarreforma, Santa Teresa é a fundadora da Ordem Reformada das Carmelitas Descalças.

As meninas registradas com esse nome podem ser afetivamente chamadas de Terezinha ou Tetê.

Teresa é a sua forma original, cuja variante mais comum é, justamente, Tereza (com Z) ou, ainda, Theresa (com TH). Em francês, sua forma é Thérese e, em inglês, Terese ou Teressa.

Origem do Nome Tereza

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Tereza

Tereza

Derivações do Nome Tereza

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.