Daniel

Significado do Nome Daniel

Daniel: Significa “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.

O nome Daniel tem origem no hebraico Daniyyel e é formado pela junção dos elementos dan, que significa literalmente “aquele que julga, juiz” e El, que quer dizer “Senhor, Deus”, o que resulta em “o Senhor é meu juiz”.

O nome já era encontrado na Inglaterra anteriormente à conquista normanda como nome de monges ou bispos, mas caiu em desuso após um período de popularidade nos século XIII e XIV, sendo reavivado no século XVII, assim como outros nomes bíblicos. Em Portugal foi encontrado em documentos datados da primeira metade do século XVI.

Daniel foi adotado na Irlanda para substituir o nativo Domhnal e, no País de Gales, foi trocado por Deiniol.

Daniel foi um dos profetas hebreus que tem sua história contada na Bíblia, no livro que leva o seu nome. Viveu durante o cativeiro dos judeu na Babilônia, onde previa os sonhos da corte real, chegando a apresentar quatro visões apocalípticas, também relatadas no livro de Daniel.

O profeta é conhecido até hoje principalmente por ter saído intacto quando atirado numa cova com vários leões.

É nome do escritor inglês Daniel Defoe, conhecido mundialmente pelo seu romance de 1719 “Robinson Crusoé”, que além de ter sido traduzido em diversas línguas, também foi adaptado para o cinema, em 1997.

Origem do Nome Daniel

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Daniel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.