O futebol é um esporte com um grande significado cultural para os brasileiros. É o queridinho de muitos adultos e crianças, além de ser uma tradição. A seleção brasileira de futebol detém do título de pentacampeão em Copas do Mundo. Baseado nisso nos inspiramos em nomes de jogadores e jogadoras de futebol que fazem grande sucesso ao redor do mundo. Vamos lá bater um bolão?

Nomes masculinos inspirados em jogadores famosos de futebol

25 nomes inspirados em jogadores famosos de futebol

1. Neymar

O primeiro nome da lista teria que ser do jogador mais famoso da atualidade, o mais querido e polêmico da seleção brasileira: Neymar. Começou a sua carreira aos 11 anos de idade e atualmente ganha 28 milhões de dólares por ano somente em publicidade. Seu nome próprio significa ''novo mar'' e é formado a partir da da conjugação das palavras Ney, o qual significa ''novo'' e mar.

Ney é uma variante francesa de Nei, o qual tem origem na palavra arcaica francesa nouveau (novo).Uma variante desse título é Neimar, o qual possuí um significado diferente, quer dizer “meu deleite”, “minha doçura”, com origem a partir do hebraico.

2. Lionel

O aclamado jogador argentino Lionel Messi não poderia faltar nessa lista. Foi o único jogador a ganhar cinco bolas de ouro pela France Football e tem um valor estimado entre 225,95 milhões e 259,84 milhões de euros.

Seu nome próprio se origina a partir do latim leo, que quer dizer literalmente ‘’leão’’. Este por ser um animal forte e ser considerado o rei da selva acaba por oferecer ao nome, no sentido metafórico, o mesmo significado. Percebe-se muito isso ao decorrer da carreira de Messi, na infância ele teve problemas de crescimento, tendo que pagar um tratamento de custo elevado. Outros significados como “forte” ou “bravo” são atribuídos ao nome também.

3. Cristiano Ronaldo

A estrela da seleção portuguesa faz a junção de dois nomes próprios: Cristiano e Ronaldo. Iniciou sua carreira profissional aos 17 anos pelo clube Sporting e é o terceiro jogador mais bem pago do mundo, recebendo 30 milhões de euros por temporada.

Seu primeiro nome tem origem a partir do latim Christianus, o qual deriva de Christianu, que tem o significado de “cristão”. Já o segundo nome significa "o que governa com conselhos" ou “virtude de sabedoria”. Ronaldo tem origem etimológica nórdica, é variante do escocês Ronald e tem sua formação a partir da junção das palavras regin, a qual significa "conselho", e valdr, que significa "governante".

É importante citar que o nome Ronaldo é bastante popular no Brasil, inclusive entre os jogadores da seleção brasileira, como, por exemplo, o Ronaldinho Gaúcho e o Ronaldo Fenômeno (Ronaldo Nazário).

4. Edson

Quer tentar adivinhar de qual jogador da seleção brasileira provém esse nome? Ele é considerado um dos maiores futebolista da história, o famoso Pelé. Ele está na lista dos ex-atletas mais bem pagos do mundo, obtendo ganhos anuais de 16 milhões de dólares. Seu nome próprio é Edson, o qual significa “filho de Eduardo”, “filho do guardião das riquezas”, “filho do amigo rico” ou “filho da riqueza”.

Tem origem no inglês Ed, o qual é um termo afetivo de Edward ou Edwin, os quais tem tradução para o português sendo Eduardo, que quer dizer “guardião das riquezas” e Eduíno, o qual significa “amigo rico”. Esses dois nomes somado a terminação son, que quer dizer ‘’filho’’, deu sentido ao nome por completo.

5. Marcelo

Esse nome próprio foi dado ao lateral-esquerdo da seleção brasileira Marcelo Vieira, além disso ele foi contratado em 2007 pelo Real Madrid. Já jogou no Fluminense e foi indicado pela FIFA como um dos 55 jogadores para o ''FIFA World XI''.

Seu nome tem a tradução de "pequeno guerreiro", "jovem guerreiro" ou "pequeno marcial". O título vem de família romana e tem origem a partir do latim Marcellus, o qual descende de Márcio e Marcos, os quais provém do latim marcius, martius, que significa "guerreiro" ou "marcial". É um nome bastante popular no Brasil, assim como em Portugal e Espanha.

6. Daniel

Nosso lateral-direito da seleção brasileira, Daniel Alves, tem um nome próprio bastante ligado à religiosidade, assim como ele demonstra ser. Atualmente está no clube Paris Saint-Germain e é o jogador em atividade com mais títulos alcançados (36), a um troféu do Pelé (37). Seu nome leva os significados de “O Senhor é meu juiz” e “Deus é meu juiz”.

Tem origem a partir do hebraico Daniyyel e tem sua formação com a junção da inicial dan, que quer dizer literalmente “aquele que julga, juiz”, e da terminação El, que quer dizer “Senhor, Deus”. Daniel é um título popular na Bíblia e diz respeito a um profeta do Antigo Testamento que viveu no cativeiro dos judeus na Babilônia e teve visões apocalípticas.

7. Ricardo

Um belo termo afetivo que é usado no Brasil para esse nome é Kaká, nosso ex-futebolista da seleção brasileira, que se chama Ricardo Izecson. No seu auge, em 2007, foi considerado o melhor jogador do mundo pela FIFA, além de em 2008 e 2009 ter se encontrado na lista das pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time.

Seu nome significa “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”. Tem origem a partir do germânico Ricohard, que traz a junção de duas palavras: rik, que quer dizer “príncipe”, e hard, que significa “forte”, “corajoso”. Representa um belo título, bastante ligado ao sentido de realeza e nobreza.

8. David Luiz

Nosso atual zagueiro e volante da seleção brasileira recebeu a junção de dois nomes próprios: David e Luiz. Possuí a união de um nome querido, amável, com um nome forte. Já jogou no Benfica e atualmente está no clube de futebol inglês Chelsea.

David tem o significado de "amado", "aquele que é amado", "querido", "predileto". É uma variação do nome Davi, o qual provém do hebraico Dawid, Dawídh, que descende do termo dwd, que significa "amado", "querido" ou "predileto".

Já o nome Luiz significa "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou "famoso na guerra''. Este título descende de Luís, o qual tem origem no germânico Hloddoviko, Chlodovech, que são compostos pelos elementos hlot, hlut, que quer dizer "famoso, ilustre, célebre", e wig, que tem significado de "guerreiro”.

9. Oscar

Oscar dos Santos é um futebolista brasileiro que tem a função de meia. Ele pertence também ao clube de futebol chinês Shanghai SIPG, além de ter ganho a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012.

Seu nome leva dois tipos de significado: “lança de Deus”, “combatente divino” ou “amante dos cervos”. No inglês tem origem a partir do nome Osgar, o qual é formado por os que significa “Deus”, e gar que tem o sentido de “lança”. O outro significado provém do gaélico os, que quer dizer “veado, cervo” e cara, que quer dizer “amante”.

10. Philippe

Nosso famoso meia e ponta-esquerda da seleção brasileira, Philippe Coutinho possuí um nome com diversas variantes gráficas como Philipe, Felipe e Filipe, além de um termo afetivo muito amável que é Lipe. Defende o clube de futebol Barcelona e quando foi adquirido pelo time recebeu cerca de 160 milhões de euros.

Seu nome apresenta o significado de “amigo dos cavalos”, “o que gosta de cavalos”; “homem que ama a guerra”. Tem origem a partir do grego Phílippos, que é composto pelas palavras phílos, que quer dizer “amigo, amante”, e hippos, que significa “cavalo”.

11. Antoine

Um dos futebolistas da seleção francesa que tem a função de atacante se chama Antoine Griezmann. Ele também pertence ao clube de futebol espanhol Atlético de Madrid, além de que no Campeonato Europeu de 2016 ganhou a Chuteira de Ouro da Euro como o jogador em destaque, marcando seis gols no campeonato.

Seu nome próprio significa "de valor inestimável", "valioso" ou "digno de apreço". É a versão francesa do nome Antônio, o qual tem origem a partir do latim Antonius, que quer dizer "valioso", "inestimável" e "digno de apreço". Há uma suposição de que Antoine tem relação com um nome de família romano e algumas fontes revelam que o título tem origem etrusca, mas não é confirmado.

12. Diego

Esse nome foi dado a um grande rival da seleção brasileira, o ex-jogador e treinador argentino Diego Maradona. Ele é, junto ao Pelé, um dos maiores futebolistas da história mundial do futebol, só em Copas do Mundo participou de 91 jogos e marcou 34 gols em quatro edições.

Diego significa “aquele que doutrina”, “conselheiro”; “aquele que vem do calcanhar”. Tem origem espanhola, mas não se sabe ao certo sua raiz etimológica, alguns acreditam que provém do latim didacus, o qual deriva do grego didache, que quer dizer “doutrina” ou “ensino”. No Brasil, o nome é bastante popular, da mesma forma que sua variante Diogo.

13. Gareth

Gareth Bale é atualmente um dos jogadores de futebol mais bem pagos, é galês e tem a função de ponta esquerda no Real Madrid. Foi contratado por este time de futebol por 100 milhões de euros ao Tottenham.

Seu nome próprio significa ‘’gentil’’ e ‘’amável’’. É um título bastante popular nas línguas inglesa e galesa, apesar de não ter uma origem certa, possivelmente tem relação com o nome galês gwaredd, o qual significa ‘’gentil’’. A primeira aparição desse nome foi na história do século XV ‘’A morte de Artur’’, do escritor inglês Thomas Malory, Gareth era o sobrinho do Rei Artur e o livro discorria sobre o rei e os Cavaleiros da Távola Redonda.

14. Andrés

Esse nome foi dado ao jogador espanhol que tem a função de meia, Andrés Iniesta. Nos 16 anos que permaneceu no clube de futebol Barcelona obteve nove títulos no Campeonato Espanhol, seis na Copa do Rei, quatro na Liga dos Campeões da UEFA e três no Campeonato Mundial de Clubes.

É uma variação de origem espanhola e islandesa do nome brasileiro André, que quer dizer “másculo”, “viril”, “masculino”. O título André tem origem a partir do grego Andreas, o qual tem relação com a forma andrós, que quer dizer “homem”,“másculo, viril”.

15. Alexis

Alexis Sánchez é um futebolista chileno que tem a função de atacante no time Manchester United. Desde que foi contratado por este time, em 2018, passou a ser o jogador mais bem pago da Premier League, ganhando anualmente 23 milhões de libras.

Seu nome próprio significa ‘’ajudante’’ ou ‘’defensor’’. É um nome unissex que tem derivação na palavra grega alexo. Sua variante gráfica Alexius foi usada em diversos nomes de santos e sua forma feminina mais popular no Brasil é Alexia.

Nomes femininos inspirados em jogadoras famosas de futebol

25 nomes inspirados em jogadores famosos de futebol

16. Marta

A principal jogadora de futebol mundialmente conhecida é da nossa seleção brasileira e atua como atacante: Marta Vieira. Ela é uma inspiração para todas as mulheres que pretendem ingressar no mundo do futebol e foi considerada, pela sexta vez, a melhor jogadora de futebol pela FIFA, além de ser embaixadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da ONU Mulheres.

Seu nome próprio tem o significado de "senhora", "patroa" ou "dona de casa", "protetora do lar". Tem origem a partir do aramaico Martha, o qual provém das formas aramaicas marta', mar, e mara, que querem dizer "senhora" ou ‘’patroa’’. No Brasil tanto Marta quanto Martha são nomes bastante populares e carinhosos para se registrar em uma menina.

17. Rosana

Rosana dos Santos é uma futebolista brasileira que tem a função de lateral-esquerda e meia. Atualmente joga pelo clube de futebol Santos, além de ter sido medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Seu nome próprio significa "aurora", "brilhante", “estrela iluminante” ou "rosa graciosa". Tem diversas origens, com significados diferentes, mas todos são esplêndidos.

A primeira origem provém do árabe roksan que quer dizer "aurora, brilhante". A segunda tem a possibilidade de ter vindo do persa roshanak ou roshania, que significa “estrela brilhante”. A última provável origem vem do inglês Roseanna, o qual junta os nomes Rose e Anna. Rose é a versão inglesa de Rosa, que quer dizer "espécie famosa, tipo famoso", já Anna é uma variante de Ana e significa "graça” ou “cheia de graça".

18. Carli

Carli Lloyd é uma futebolista norte-americana que tem a função de meio-campo. É a primeira jogadora a conseguir marcar três gols em uma final de Copa do Mundo, além de ter ganhado a medalha de ouro jogando contra o Japão.

É uma variante da forma Carly, a qual é o feminino de Carl, esse sendo a forma germânica de Charles. Esse possuindo o significado de “homem do povo”, “homem forte, robusto”. Por extensão podemos dizer que Carli quer dizer “mulher do povo”, "mulher forte". Charles tem origem a partir da palavra germânica karal ou kerl, que tem a versão no Brasil de Carlos. Uma variante do título Carli no Brasil, é Carla.

19. Megan

Megan Rapinoe é uma jogadora norte-americana que tem a função de meia. Ela ajudou a seleção americana a ganhar a Copa do Mundo Feminina de 2015 e a obter a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Seu nome próprio tem o significado de “pequena pérola”, além de ser o diminutivo galês de Margaret, a qual é a expressão inglesa antiga de Margarida, que provém do latim Margarita, esse sendo derivado do grego margarítes, que quer dizer ‘’pérola’’. Um nome simples, porém extremamente amoroso e bonito para se pôr em uma menina.

20. Christine

Uma das futebolistas mais conhecidas atualmente é a canadense Christine Sinclair, ela é atacante e joga no time Portland Thorns. Já foi duas vezes medalhista do bronze olímpico e já ganhou quatorze vezes o prêmio de melhor jogadora do ano do Canadá.

Seu nome próprio significa “cristã” ou “ungida por Deus”. O título é o feminino de Cristino, que tem o mesmo significado de Cristiano, o qual tem origem a partir do latim Christianus, que quer dizer ‘’cristão’’.

21. Amandine

Amandine Henry é uma jogadora francesa que tem a função de volante. Ela já ganhou oito títulos na Liga Feminina Francesa e dois títulos na Liga das Campeães de Futebol Feminino da UEFA em 2011 e 2012.

O seu nome é o diminutivo francês de Amanda, que significa “digna de amor”, “amável”, “aquela que deve ser amada”, a qual é o feminino de Amando, que tem origem a partir do latim Amandu, Amandus, o qual provém do verbo amare. Belo nome cheio de amor não é mesmo?

22. Andressa

Tem um termo afetivo mais bonito do que Andressinha? É assim que a jogadora de futebol da seleção brasileira, Andressa Cavalari, é conhecida. Tem a função de meia na seleção e ganhou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015.

Seu nome significa “extremamente feminina”, “mulher bela, delicada e dócil”. O título tem origem a partir do espanhol Andreza, o qual é uma variação de Andréa ou Andreia, que quer dizer “extrema feminilidade’’.

23. Alexandra

Alexandra Popp é uma futebolista alemã que tem a função de atacante. Ela ganhou medalha de ouro nas olimpíadas de 2016, além de ter sido considerada a melhor jogadora de futebol alemã em 2014 e 2016. Seu nome próprio tem o significado de "protetora do homem" ou "defensora da humanidade".

É a variante feminina de Alexandre, o qual tem origem a partir do grego Aléxandros, composto do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", e do vocábulo andrós, que significa "homem". É um nome forte, de alguém que protege.

24. Vivianne

Esse nome foi dado à jogadora de futebol holandesa Vivianne Miedema. Na semifinal do Campeonato Feminino Europeu de 2017, teve uma presença fundamental marcando o gol da vitória contra a Inglaterra. Seu nome próprio significa "cheia de vida", "viva", "vivaz" ou "bela dama".

É a variação de Viviane, a qual surgiu da versão francesa do nome Viviana, que tem origem a partir do latim Vivianus, que é um nome masculino que significa “viva”, “cheio de vida”, “vivaz”. Uma outra fonte revela a possibilidade do nome significar “bela dama”, pois é considerado a forma anglicana de Bébinn, o qual significa ‘’dama’’. É um nome que possui um sentido conotativo de alegria e positividade, uma pessoa que é cheia de vida.

25. Débora

Essa atacante da seleção brasileira tem um termo afetivo diferente, porém carinhoso, que é Debinha, o qual provém do nome Débora de Oliveira. Ela também pertence ao clube americano North Carolina Courage. Esse título significa “abelha”, "mulher trabalhadora e esforçada". Tem origem a partir do hebraico Debhoráh, o qual significa “abelha”.

A abelha apresenta uma simbologia de ser muito trabalhadora, esforçada principalmente no que diz respeito a deveres, por conta disso, como uma forma de extensão, o nome Débora manifesta o significado de "mulher trabalhadora e esforçada".

Nossa lista termina por aqui, esperamos que você tenha gostado. Achamos que você também poderá se interessar por: