Danilo

Significado do Nome Danilo

Danilo: Significa “o Senhor é meu juiz”, "Deus é o meu juiz".

Danilo tem origem no acadiano Danilu e carrega o mesmo sentido do nome Daniel.

Daniel tem origem no hebraico Daniyyel, composto pelos elementos dan, que significa “juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”, de modo que é, assim, classificado como um nome teofórico, uma vez que é um nome bíblico que traz o nome de Deus incorporado.

Personagem Bíblica

Daniel é o nome de um profeta que dá nome a um dos livros do Antigo Testamento da Escritura Sagrada. É conhecido o episódio “Daniel na cova dos leões”, que é encontrado no capítulo 6 do livro.

Daniel foi jogado numa caverna onde haviam leões, em decorrência de uma armadilha preparada para ele por homens que invejavam o seu trabalho e a confiança que o rei Dario lhe depositava. Daniel, todavia, saiu ileso:

O rei muito se alegrou e ordenou que tirassem Daniel da cova. Quando o tiraram da cova, viram que não havia nele nenhum ferimento, pois ele tinha confiado no seu Deus.” (Daniel 6, 23)

Popularidade

O nome Danilo foi popularizado através da opereta do compositor austríaco Franz Leah, “A Viúva Alegre”, estreada em 1905.

Trata-se de um nome bastante popular em países de língua portuguesa, espanhola e sérvia.

Termos Afetivos

As pessoas batizadas com este nome normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, tais como Dan, Dani, Nilo, Dandan, entre outros. 

Variante Feminina

É a versão masculina dos nomes femininos Daniela e Daniele, bem como Danila é também sua forma feminina.

Origem do Nome Danilo

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Danilo

Danilo

Derivações do Nome Danilo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.