O nome Daniel tem origem no hebraico Daniyyel e significa “o Senhor é meu juiz” e “Deus é meu juiz”. Como personagem bíblico, Daniel foi um dos profetas hebreus que tem sua história contada no livro que leva o seu nome.

Daniel está entre os 30 nomes mais populares em todo o mundo, sendo encontrado com maior incidência nos Estados Unidos, no Brasil e na França.

Carlos Daniel

O nome composto Carlos Daniel significa “homem do povo que tem o Senhor como juiz”. Carlos é um nome com origem germânica que foi introduzido na Inglaterra pelos normandos no século XII.

Daniel Gaspar

O bonito nome masculino Gaspar tem origem persa. Composto com Daniel, ele significa “o Senhor é meu juiz portador de tesouros”.

Leonardo Daniel

Leonardo é um nome de origem germânica que chegou até à língua portuguesa através do latim. Leonardo Daniel significa “Deus é o meu juiz e é valente como um leão”.

Daniel Levi

A origem do nome Levi é hebraica. No novo testamento, Levi é o nome de Mateus, antes de ele ter se tornado apóstolo de Jesus. O nome composto Daniel Levi significa “ligado ao Senhor que é meu juiz”.

Daniel Eduardo

Eduardo é um nome masculino de origem germânica e composto com Daniel significa “o Senhor é o meu juiz guardião das riquezas”.

Daniel Benício

O nome Benício deriva do latim benitius. Daniel Benício significa “o Senhor é o meu juiz abençoado”.

Daniel Bryan

O nome Bryan, assim como a sua variante mais comum Brian, tem a sua origem no Gaélico, língua Celta originária da Irlanda. Daniel Bryan significa “o Senhor é o meu juiz virtuoso” e “Deus é meu juiz da montanha”.

Enzo Daniel

Enzo é possivelmente uma versão italiana antiga do nome alemão Heinz, que é um diminutivo do nome Henrique, em português. Enzo Daniel significa “o Senhor é o meu juiz e do meu lar”.

Daniel Ethan

Ethan é um nome inglês cuja origem é hebraica. Composto com Daniel, ele significa “o Senhor é o meu juiz forte”.

Daniel Gustavo

Gustavo tem origem no nome sueco Gustaf, a partir do germânico latinizado. Daniel Gustavo significa “Deus é meu juiz e me protege” e “o Senhor é meu juiz e um convidado glorioso”.

Daniel Gonçalo

A origem do nome Gonçalo vem do germânico. Daniel Gonçalo significa “o Senhor é meu juiz que foi salvo no combate”.

Daniel Felipe

Felipe é um nome com origem grega. Combinado com Daniel, ele significa “o Senhor é meu juiz e amigo dos cavalos”.

Daniel Tales

Tales é uma variante portuguesa do nome de origem no grego Tháles. Daniel Tales significa “o Senhor é meu juiz que está florindo”.

João Daniel

João é um dos nomes masculinos de origem hebraica mais populares ao redor do mundo em suas mais variadas versões. João Daniel significa “Deus é cheio de graça e meu juiz”.

Daniel Henrique

Henrique é um nome de origem germânica. Combinado com Daniel, ele significa “o Senhor é meu juiz e o governante da minha casa”.

Daniel Santiago

O nome Santiago tem origem na aglutinação espanhola Sant’Iago, que quer dizer “Santo Iago”. Daniel Santiago significa “o Senhor é meu juiz e de Santo Iago”.

Pedro Daniel

O nome masculino Pedro tem origem a partir da palavra grega pétrus. Pedro Daniel significa “o Senhor é meu juiz e a minha rocha”.

Daniel Ruan

Ruan é uma das variantes do nome João, que tem origem no hebraico. Daniel Ruan significa “Deus é meu juiz gracioso”.

Daniel Xavier

O nome Xavier tem origem basca e combinado com Daniel significa “o Senhor é o juiz da minha nova casa”.

Daniel Akira

Akira é um dos nomes masculinos japoneses mais populares ao redor do mundo. Daniel Akira significa “o Senhor é meu juiz iluminado”

Daniel Bruno

Bruno é um nome com duas possibilidades de origem, a latina e a germânica, sendo que as duas remetem ao mesmo significado. O nome composto Daniel Bruno significa “o Senhor é meu juiz castanho”.

Daniel Fernando

O forte nome masculino Fernando surge a partir do germânico. Combinado com Daniel, ele significa “o Senhor é o meu juiz ousado para atingir a paz”.

Fábio Daniel

O nome masculino Fábio tem origem latina e foi o nome de uma das maiores e mais influentes famílias de Roma. Fábio Daniel significa “o Senhor é meu juiz da sorte e prosperidade”.

Daniel Rodrigo

A origem do nome Rodrigo é germânica e chegou ao português através da sua forma latinizada. Daniel Rodrigo significa “o Senhor é meu juiz e um governante poderoso”.

Theodoro Daniel

Theodoro é uma variação de Teodoro, mais próxima da versão original, que surgiu a partir do nome grego Theódoros. O nome composto Theodoro Daniel significa “o Senhor é meu juiz e uma dádiva divina”.

Daniel Tomás

O nome Tomás tem origem grega e aramaica. Combinado com Daniel, ele significa “Deus é o meu juiz gêmeo”.

Erik Daniel

O nome masculino Erik é a variante sueca e eslava de Eric, nome que possivelmente foi originado no germânico. Erik Daniel significa “o Senhor é meu juiz que governa para sempre”.

Daniel Ismael

Assim como Daniel, Ismael é um nome masculino e tem origem a partir do hebraico. Combinados, eles significam “Deus é o meu juiz que ouve”.

Murilo Daniel

O nome Murilo tem origem no espanhol Murillo, cujo étimo é a palavra do latim múrus. Murilo Daniel significa “o Senhor é meu juiz da pequena muralha”.

Daniel Kauan

O nome masculino Kauan pode ser considerado uma variação do nome de origem índigena Cauã. Combinado com Daniel, ele significa “o Senhor é meu juiz e gavião”.

Daniel Kai

O nome masculino Kai tem origem havaiana e o seu significado está relacionado ao simbolismo do oceano. Daniel Kai significa “Deus é meu juiz do oceano”.

Daniel Davi

Assim como Daniel, Davi é um nome que surge a partir do hebraica. Daniel Davi carrega o bonito significado de “o Senhor é meu juiz amado” ou “o Senhor é o meu juiz predileto”.

Daniel Caetano

O nome Caetano surge a partir do latim e era utilizado para designar pessoas que vinham de uma antiga cidade italiana. Daniel Caetano significa “o Senhor é meu juiz natural de Gaeta”.

Daniel Marcos

O nome Marcos tem origem no latim Marcus. Composto com Daniel, ele significa “o Senhor é meu juiz guerreiro” ou “Deus é o meu juiz dedicado a marte”.

Daniel Vicente

Vicente é originado a partir do nome em latim Vincentius, com significado relacionados à vitória. Daniel Vicente significa “o Senhor é o meu juiz que vence”.

Daniel Tito

O nome de origem latina Tito é citado no Novo Testamento da Bíblia em referência a um companheiro de São Paulo. O nome composto Daniel Tito carrega os significados de “o Senhor é o meu pai e o meu juiz” e “Deus é meu juiz honrado”.

Daniel Wagner

O nome Wagner tem origem a partir de um sobrenome germânico que fazia referência às pessoas que transportavam ou construíam carroças e vagões. O nome composto Daniel Wagner significa “o Senhor é meu juiz que transporta”.

Daniel Túlio

O nome masculino Túlio tem origem latina. Composto com Daniel, significa “o Senhor é meu juiz que ergue” e “Deus é meu juiz da natureza que cria”.

Noah Daniel

Daniel Heitor

Daniel Lucas

Antônio Daniel

Daniel Gabriel

Paulo Daniel

André Daniel

Daniel Isaac

Daniel Alexandre

Daniel Nicolas

Daniel Félix

Daniel Joaquim

Daniel Átila

Yago Daniel

Daniel Valentim

Veja também: