Os 70 nomes bíblicos em inglês mais populares (masculinos e femininos)

Nomes masculinos | Nomes femininos

John, Peter, Mary e Ruth são alguns dos nomes bíblicos em inglês mais populares encontrados pelo mundo. Outros nomes, como Noah e Jacob, também têm se tornado muito comuns em países que não possuem o inglês como idioma oficial.

Confira uma seleção com os nomes bíblicos em inglês mais bonitos, os seus significados e curiosidades bíblicas relacionadas a cada um deles.

Nomes bíblicos masculinos em inglês

John

John é o nome masculino mais popular nos Estados Unidos e figura na 12º posição como o nome mais comum em todo o mundo. Ele é o correspondente ao nome bíblico de origem hebraica João e significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”.

Matthew

Matthew é a versão inglesa do nome Mateus, personagem bíblico, mencionado como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Este bonito nome de origem hebraica carrega os significados de “dom de Deus”, “presente de Deus” e “dádiva de Deus”.

Paul

O nome masculino Paul é a versão inglesa, francesa e alemã de Paulo, nome originado a partir do latim Paullus. São Paulo tem sua história contada no Novo Testamento da Bíblia, mais especificamente no livro dos Atos dos Apóstolos. Também conhecido como Paulo de Tarso, é uma figura muito importante até os dias de hoje dentro do catolicismo.

Peter

O nome masculino Peter é a versão inglesa do nome de origem grega Pedro. Este popular nome significa “pedra” ou “rochedo”. O personagem bíblico Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, além de ser também considerado um dos principais pilares da igreja católica primitiva.

James

O popular nome James é a versão inglesa do nome em português Jaime, uma das diversas variações do nome hebraico e bíblico Jacó. James significa “aquele que vem do calcanhar”.

Levi

No inglês, o nome Levi é pronunciado como “Livai”. Este nome de origem hebraica aparece no Antigo Testamento da Bíblia no Livro de Gênesis. Na passagem é dito: “De novo engravidou e, quando deu à luz mais um filho, disse: ‘Agora, finalmente, meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos’. Por isso deu-lhe o nome de Levi.". Levi significa "ligado", "unido" ou "vinculado a alguma coisa ou alguém".

Jacob

O nome Jacob é mais uma variação inglesa do nome de origem hebraica Jacó. Muito popular em países que possuem o inglês como língua oficial, Jacob significa “aquele que vem do calcanhar”.

Luke

Luke é a versão inglesa do nome de origem grega Lucas. Ele significa “o que vem da Lucânia", "lucano", "o luminoso" ou "iluminado". Na bíblia, Lucas é o nome de um personagem bíblico, autor do terceiro evangelho que leva o seu nome no Novo Testamento.

Noah

Noah é a versão inglesa do nome de origem hebraica e bíblica Noé. Ele surgiu a partir da palavra noach, que significa simplesmente “descanso”. Segundo as Escrituras Sagradas, toda a humanidade é descendente dos três filhos de Noah: Cam, Sem e Jafé.

Simon

Simon é a variante francesa, inglesa e alemã do nome de origem hebraica Simão. Este bonito nome masculino carrega os significados de "aquele que ouve" e "ouvinte". Na Bíblia, Simão é o primeiro nome de Pedro, antes de Jesus ter pedido para ele mudá-lo.

Jonah

Jonah é a versão inglesa do nome de origem hebraica e bíblica Jonas. Este nome masculino significa “pombo” e faz referência ao símbolo do Espírito Santo de Deus, representando a paz e a harmonia entre os seres humanos. Esse nome de origem Bíblica ficou conhecido graças ao profeta Jonas, que tem um livro do Antigo Testamento com o seu nome.

Adam

Adam é o nome hebraico que originou o nome Adão, em referência ao primeiro homem criado por Deus. Este popular nome masculino carrega os significados de “homem” e “homem formado na terra”.

Andrew

Andrew é a versão inglesa do popular nome de origem grega André. Ele significa “masculino”, “másculo” ou “viril”. Na Bíblia, o apóstolo André pregou o evangelho ao longo do Mar Negro. Ele foi crucificado em uma cruz que tinha o formato da letra “X”, chamada “crux decussata”.

Daniel

Apesar de ter a mesma grafia em português, o nome Daniel em inglês é pronunciado como “Deniel”. Este nome de origem hebraica carrega os significados de “o Senhor é meu juiz” e “Deus é meu juiz”. Na Bíblia, Daniel foi um dos profetas hebreus que tem sua história contada nas Escrituras Sagradas no livro que leva o seu nome.

Zachery

Zachery é a versão em inglês do nome de origem hebraica Zacarias. Este bonito nome masculino significa “lembrado por Deus”. Este é o nome de vários personagens bíblicos, com destaque para o personagem que é mencionado no Antigo Testamento como um dos doze profetas e autor do Livro de Zacarias.

Seth

O nome masculino Seth significa “aquele que foi definido” ou “o nomeado”. Este nome apresenta duas possibilidades de origem. Ele pode ter surgido a partir do hebraico ou do grego. Seth foi o nome do terceiro filho de Adão e Eva, nascido após o homicídio de Abel por Caim. Em português, ele é encontrado na Bíblia como Sete.

Nathan

Nathan é a versão original em hebraico do nome Natan. Esta é a versão encurtada dos nomes Natanael ou Jonathan. No novo testamento da Bíblia, Natanael é outro nome dado ao apóstolo Bartolomeu, conhecido atualmente como São Bartolomeu, o padroeiro dos padeiros, sapateiros e alfaiates.

Isaac

Isaac é a versão em inglês do nome de origem hebraica Isaque. Este belo nome masculino carrega os significados de "ele irá rir”, "como Deus ri!" e "filho da alegria". Isaac é um nome bíblico cujo significado pode ser encontrado nas Escrituras Sagradas. Pelo fato de Sara e Abraão já serem idosos, o nascimento de Isaac trouxe uma grande alegria para eles.

David

David é a versão inglesa mais utilizada do nome de origem hebraica Davi. Ele possui os bonitos significados de "amado", "aquele que é amado", "querido", "predileto". Na Bíblia, o nome faz referência ao mais notável rei de Israel, conhecido por ter enfrentado o gigante Golias.

Isaiah

Isaiah é a versão inglesa do nome bíblico e hebraico Isaías. Ele significa "salvação do Senhor", "Jeová é salvação", "o Eterno salva". Isaías é um personagem bíblico, citado como o primeiro dos quatro grandes profetas, vivido no século VIII a.C. no reino de Judá. Isaías é reconhecido como um dos profetas que mais manifestou a vinda do Messias.

Jeremiah

Jeremiah é a versão inglesa do nome de origem hebraica e bíblia Jeremias. Ele significa “o Senhor é enaltecido” ou “o Senhor é exaltado”. Jeremias é o nome de um personagem bíblico, citado no Antigo Testamento como um dos maiores profetas da época. Ele é o autor do livro de Lamentações e chegou a ver a destruição de Jerusalém pelo exército da Babilônia no século VI.

Jonathan

Jonathan é um nome inglês que surge como uma variante do nome de origem hebraica Jonatas. Ele carrega os belos significados de "dado por Deus", "dádiva do Senhor" ou "amizade inabalável". Inicialmente, os cristãos o utilizavam para nomear um filho que era muito esperado e que por esse motivo o consagravam a Deus. Jonatas aparece na Bíblia como o nome do filho mais velho do rei Saul, morto pelos filisteus em batalha.

Samuel

Apesar de ter a mesma grafia em português, o nome Samuel em inglês é pronunciado como “Senmuel’. Samuel significa “nome de Deus” ou "Deus ouve" e faz referência ao primeiro profeta após Moisés, citado no livro bíblico que leva o seu nome.

Tobiah

Tobiah é a versão inglesa do nome de origem hebraica Tobias. Este bonito nome masculino carrega os significados de “agradável a Deus” e “Deus é bom”. Na Bíblia, Tobias faz referência a um personagem que tem um livro com seu nome no Antigo Testamento.

Josiah

Josiah é a versão em inglês do nome de origem hebraica Josias. De acordo com o Antigo Testamento da Bíblia, Josias foi o décimo sétimo rei de Judá, e seria um dos antepassados de Jesus Cristo.

Jude

O nome Jude é a versão inglesa do nome de origem hebraica Judas. Ele carrega os significados de “louvor a Deus” e “exaltação a Deus”. Na Bíblia Sagrada, Judas é o nome de vários personagens, entre eles São Judas Tadeu, apóstolo de Jesus que foi martirizado na Pérsia; e Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus Cristo.

Mark

Mark é a versão em inglês dos nomes de origem hebraica Marco e Marcos. Marcos é o nome de uma personalidade bíblica conhecida no mundo contemporâneo como São Marcos Evangelista, discípulo do apóstolo Paulo. É considerado o autor de um dos Evangelhos e é venerado como santo em várias religiões cristãs.

Ezekiel

Ezekiel (com k) é a versão inglesa do nome bíblico de origem hebraica Esequiel. Este bonito nome masculino significa "Deus fortalece" ou "Deus vai fortalecer" e faz referência a um profeta que possui um livro com o seu nome na Bíblia Sagrada.

Joshua

Joshua é a versão em inglês do nome bíblico de origem hebraica Josué. Este nome masculino significa “Deus é a salvação” ou “Deus é auxílio”. No Velho Testamento, Josué foi um dos 12 espiões enviados à Canaã por Moisés e tornou-se líder do povo de Deus depois que Moisés morreu. O famoso Livro de Josué, ou Livro de Yehoshua, narra a história da invasão à terra de Canaã, sob a liderança de Josué.

Timothy

Timothy é a versão em inglês do nome de origem grega Timóteo. Ele significa “o que respeita os deuses” ou “aquele que honra a Deus”. Timóteo é um personagem bíblico citado no Novo Testamento como um acompanhante de Paulo nas sua viagens missionárias.

Ezra

Ezra é o original em hebraico do nome Esdras, sendo bastante popular em países que possuem o inglês como idioma oficial. Ezra significa “socorro”, “ajuda” e “auxílio”. O personagem bíblico Esdras foi um profeta e autor do livro que leva o seu nome, localizado no Antigo Testamento.

Caleb

Caleb é um nome bíblico de origem hebraica que significa “cachorro” ou “cão”. De acordo com a Bíblia Sagrada, Caleb foi um dos espiões enviados por Moisés à Canaã, conhecida como a "Terra Prometida". Caleb e Josué foram os únicos dos 12 espiões que voltaram da missão entusiasmados com o que viram em Canaã.

Micaiah

Micaiah é a versão em inglês do nome de origem hebraica Micaías. Este bonito e diferente nome masculino significa "Quem é semelhante a Jeová". De acordo com a tradição católica, Micaías foi um profeta de Deus que viveu em Israel no reinado de Acabe e ficou especialmente conhecido por profetizar a morte deste imperador.

Cyrus

Cyrus é a versão em inglês do nome de origem grega Ciro. Ele significa “senhor” ou “aquele que tem autoridade”. O rei da pérsia, Ciro o Grande, se tornou conhecido por ter conquistado a Babilônia. Ele também é citado no Antigo Testamento da Bíblia como libertador dos judeus.

Felix

Felix é a versão original em latim do nome Felício. Este nome masculino significa "feliz", "sortudo", "bem sucedido" ou "bem-aventurado". O personagem bíblico Marco Antônio Felix, chamado muitas vezes apenas de Felix, é conhecido por ter governado a província da Judeia entre os anos de 52 e 60.

Nomes bíblicos femininos em inglês

Mary

O nome feminino Mary aparece como o 21º nome mais comum em todo o mundo. Ele é a versão em inglês do nome de origem hebraica Maria, personagem bíblico que era a mãe de Jesus Cristo. Mary significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Rachel

Rachel é a versão em inglês do nome de origem hebraica Raquel. Este belo nome feminino carrega os significados de “ovelha”, "mulher mansa" ou "a pacífica". Raquel é o nome de uma personagem bíblica mencionada no Antigo Testamento como a esposa preferida de Jacó e mãe de José e Benjamim.

Rebecca

O nome feminino Rebecca (com c duplo) é a versão mais comum em países de língua inglesa do nome de origem hebraica Rebeca. Os significados associados a este bonito nome feminino são "união", "ligação", "aquela que une" ou "mulher com uma beleza que cativa (ou prende) os homens". No Antigo Testamento da Bíblia, Rebeca é descrita como a esposa de Isaque e mãe de Jacó e Esaú.

Ruth

O nome Ruth é a versão inglesa do nome de origem hebraica Rute. Em inglês, este nome é pronunciado como “Ruf”. Ruth significa “amiga” ou “companheira” e faz referência a uma personagem bíblica que possui o seu livro presente no Antigo Testamento.

Sarah

O nome Sarah (com h no final) é a versão gráfica mais comum do nome de origem hebraica Sara em países que possuem o inglês como idioma oficial. Este belo e popular nome feminino significa "filha do rei", "princesa", "dama" ou "donzela". Na Bíblia, Sara era o nome da esposa de Abraão.

Hannah

Hannah é a versão original em hebraico do nome bíblico Ana. Ele possui os belos significados de "favor", "graça" ou "mulher graciosa". Existem ao menos três personagens bíblicos com este nome nas Escrituras Sagradas. Entre eles, destacam-se a mãe do profeta Samuel e a profeta que reconhece o menino Jesus como o Messias.

Delilah

Delilah é a versão em inglês do nome bíblico de origem hebraica Dalila. Este bonito nome feminino significa "doce", "dócil", "delicada", "frágil", "lânguida" e "oscilante". Na Bíblia, Dalila aparece no Livro de Juízes como uma das personagens da história de Sansão. Ela é subornada pelos filisteus para descobrir a força de Sansão. Quando descobre que a força deriva dos seus cabelos, ordena que um servo os corte quando ele estava dormindo.

Phoebe

O nome Phoebe é a versão em inglês do nome de origem hebraica Febe. Este nome significa “brilhante” ou “pura” e faz referência a uma personagem bíblica que aparece na Epístola aos Romanos, sendo mencionada por São Paulo.

Daphne

Daphne ou Dafne é o nome de um local que aparece na Bíblia. Este nome feminino significa “louro” ou “loureiro” e tem origem grega. Este é também um nome mitológico, pois faz referência a uma ninfa que se apaixonou por Apolo.

Naomi

Nas Escrituras Sagradas, Naomi ou Noemi é o nome da sogra da personagem Rute, citada no Antigo Testamento da Bíblia. De acordo com o Livro de Rute, após a morte do seu marido, Noemi mudou o seu nome para Mara que significa “amargura”. A versão Naomi é a mais popular em países que possuem o inglês como idioma oficial.

Lydia

O nome Lydia é a variante gráfica mais comum utilizada em países que possuem o inglês como idioma oficial para o nome Lidia. A origem do nome Lydia é o grego e ele significa “habitante de Lídia” ou “a que sente dores de parto”. No Novo Testamento, Lídia era o nome de uma mulher que se converteu ao Cristianismo pelo testemunho do apóstolo Paulo.

Eliza

Apesar de possuir a mesma grafia em português, o nome Eliza em inglês é pronunciado como “Elaiza”. Este belo nome feminino tem origem hebraica e significa "o meu Deus é um juramento", "Deus é abundância", “promessa divina” ou “alegre”. O original Elishebba é um nome bíblico citado no Antigo Testamento como a esposa de Aarão. Seu nome muitas vezes pode ser traduzido como Eliseba ou Isabel para o português.

Abigail

Personagem bíblica citada no Antigo Testamento nos livros de 1 Samuel e 2 Samuel, Abigail foi uma das esposas do rei David. No livro de 1 Crônicas é também revelado que uma das irmãs de David também se chamava Abigail. Este bonito nome feminino tem origem hebraica e significa “alegria de meu pai”.

Eden

Eden é um nome feminino bastante popular nas Filipinas e nos Estados Unidos. Ele tem origem hebraica e significa “prazer” ou “pessoa cuja companhia é prazerosa”. Na Bíblia, o Éden é o paraíso onde viveram Adão e Eva.

Deborah

Deborah (com h) é a versão mais utilizada em inglês do nome de origem hebraica Débora. Este bonito nome feminino significa "abelha" ou “mulher trabalhadora e esforçada”. A personagem bíblica Débora é mencionada no Antigo Testamento como uma juíza profetisa que reorganizou as tribos de Israel contra o domínio de Canaã. Ela foi a responsável por levar os israelitas à vitória contra os cananeus.

Dinah

Dinah é a versão inglesa do nome de origem hebraica Diná. Este nome feminino significa “meu Senhor”; “lugar de delícias”, “o Senhor concedeu benefícios”, “ornamento” ou “beleza”. Na Bíblia, Diná foi a única filha mulher de Jacó, que teve ao todo 12 filhos.

Esther

O nome Esther é a versão original do nome popular nome feminino Estér. Ele surgiu a partir da palavra persa stara, que significa “estrela”. De acordo com as histórias da Bíblia, Esther foi uma mulher hebrea casada com Assuero, rei da Pérsia, e tem sua história contada no livro que leva o seu nome no Antigo Testamento.

Jezebel

Jezebel é uma outra versão do nome de origem hebraica Jezabel. Ele significa “Baal exalta”, “Baal é marido” ou "onde está o príncipe?''. É considerado um nome bíblico, pois no Livro de Reis, na Bíblia Sagrada, é narrada a história de Jezabel, a rainha fenícia de Israel.

Leah

O nome Leah tem origem hebraica e significa “vaca selvagem”. É a versão mais comum em países que possuem o inglês como idioma oficial para o nome Lia. Nas histórias bíblicas, Leah foi a primeira esposa de Jacó.

Miriam

Miriam pode ser considerado uma variante de Maria, nome de origem hebraica que significa “senhora soberana” ou “a vidente”. Em hebraico, Miriam era o nome original de Maria, a mãe de Jesus, uma das personagens mais famosas da bíblia sagrada cristã.

Chloe

Chloe é a versão inglesa e em latim de Cloé, proveniente do grego chloé, nome que significa “florescendo” ou “fertilidade”. Este bonito nome feminino é citado no Novo Testamento da Bíblia no Livro I Coríntios e faz referência a uma mulher cristã que vivia na cidade de Corinto, na Grécia.

Eve

Eve é a versão em inglês do nome de origem hebraica Eva e carrega os significados de "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida". É o nome de uma personagem bíblica relatada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, como a primeira mulher da humanidade criada por Deus, a partir da costela de Adão.

Judith

Judith é a versão em inglês do nome de origem hebraica Judite. Ele significa “mulher da Judeia” ou “judia”. É um nome bíblico citado no Novo Testamento como uma das esposas hititas de Esaú. Também é o nome de um livro apócrifo, presente na bíblia católica, que relata a vida de uma viúva da Tribo de Simeão

Sharon

Este belo nome feminino tem origem a partir do nome de um local presente no Antigo Testamento da Bíblia. Ele surgiu a partir do hebraico sharon, que significa "planície", em referência a uma planície fértil que fica próximo da costa de Israel.

Shilo

Shilo (se pronuncia Shailo) é um nome de origem hebraica que significa “seu presente”. Ele pode ser encontrado especialmente na Índia e nos Estados Unidos. Em português, o nome Siló é o correspondente deste nome e faz referência a uma bênção dada por Jacó ao seu filho Judá.

Magdalena

Magdalena é a versão em inglês do nome bíblico de origem hebraica Madalena. Este bonito e imponente nome feminino significa "a que vive na Torre de Deus" e "habitante de Magdala". O nome Madalena se tornou popular por influência de Maria Madalena, personagem bíblica mencionada no Novo Testamento e que recebeu este nome por se chamar Maria e ser de Magdala.

Bethany

Bethany é um nome feminino, derivado a partir do hebraico beit-te’enah, que pode ser traduzido livremente como “casa dos figos”. Este era um nome de uma antiga cidade localizada no Monte das Oliveiras, de acordo com narrativas presentes no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Martha

Martha é a variante francesa, inglesa e alemã de Marta, nome que tem origem no aramaico. Martha é o nome de uma personagem citada no novo testamento da Bíblia como a irmã de Lázaro e Maria, da Betânia, amigos de Jesus mencionados nos evangelhos.

Damaris

O nome Damaris é muito mais comum nos Estados Unidos do que no Brasil. Ele tem origem a partir do grego e significa “bezerra”, “novilha” ou “esposa”. Este nome feminino aparece no Novo Testamento da Bíblia e faz referência a uma mulher que se converteu ao cristianismo após ouvir um discurso de São Paulo.

Susannah

Susannah é a versão mais comum em inglês para o nome bíblico de origem hebraica Susana. Este belo nome feminino significa “lírio”, “açucena” ou "pureza". Susana é o nome de uma personagem mencionada no Antigo Testamento da Bíblia (Daniel 13:1), como uma mulher que foi injustamente acusada de cometer adultério.

Rhoda

Rhoda é a versão em inglês do nome Rode, encontrado no Livro de Atos na Bíblia Sagrada. Este diferente nome feminino significa “rosa” e faz referência a uma escrava que atendeu a porta quando Pedro bateu.

Tabitha

Tabitha é o nome original em latim do nome Tabita, que significa “gazela” ou “mulher elegante e ágil”. Tabitha é uma personagem bíblica que se tornou popular após a Reforma Protestante. Era uma boa mulher, conhecida por ajudar uma pessoa que morreu após adoecer e foi ressuscitada por Pedro.

Tamar

Tamar é um nome de origem hebraica que significa “palmeira”. Este nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi.

Vashti

Vashti é a versão original em hebraico do nome bíblico Vasti. Este nome feminino significa “de beleza incomum” e pode ser encontrado no Livro de Ester na Bíblia Sagrada em referência à primeira esposa do rei da Pérsia Assuero.

Zillah

Zillah é a versão mais utilizada em inglês do nome Zilá, citada no Antigo Testamento da Bíblia, no livro de Gênesis, como umas das esposas de Lameque, um dos descendentes diretos de Caim. Zilá significa “a que dá sombra”, “a que protege” ou “a protetora”.

Veja também: