Nomes bíblicos diferentes: 23 nomes para meninas e meninos

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Se você é um super fã de nomes bíblicos, mas quer sair um pouco da zona dos populares, em direção a uma escolha mais diferente e original, então confere esse artigo!

Como uma ótima fonte de inspiração nós separamos nomes bíblicos diferentes, tanto para meninos quanto para meninas. Todos eles têm lindos significados, ligados ao divino ou a belas virtudes.

Nomes bíblicos diferentes para meninos

Abimael

Esse nome é citado no antigo testamento da bíblia, no livro 10 de Gênesis, versículo 28. É como se chama um dos filhos de Joctã, o qual é descendente de Sem, um dos filhos de Noé.

É um nome diferente e ousado para quem não quer cair no comum no que diz respeito aos nomes bíblicos.

É derivado do hebraico Avima´el ou Abiyma´el, que quer dizer "Deus é meu pai", "Deus é todo poderoso", "meu pai é o senhor", "de quem Deus é pai".

Asafe

Com uma sonoridade forte e imponente, esse nome simboliza união e junção. Asafe é conhecido, na bíblia, como o chefe dos músicos na época dos reis Davi e Salomão.

‘’Davi nomeou alguns dos levitas para ministrarem diante da arca do Senhor, fazendo petições, dando graças e louvando o Senhor, o Deus de Israel. Desses, Asafe era o chefe (...)’’ (1 Crônicas 16: 4-5).

Esse nome tem origem no título Asaph, que significa "coletor", "cobrador de impostos", "ajuntador", por extensão, fica “quem reúne”. Outras teorias dizem que ele significa "Deus se apoderou", "Deus ajuntou para si mesmo".

Hazael

Você sabia que os nomes bíblicos que terminam ou começam com o termo El são teofóricos, ou seja, fazem uma alusão a Deus, Jeová, Senhor?

Por conta disso, Hazel significa “aquele que Deus viu”, “o ungido de Deus”. O nome diz respeito a um dos reis mais poderosos da Síria.

O senhor diz a Elias no livro 1 Reis 19, versículo 15: "Volte pelo caminho por onde veio e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.’’

Simão

Apesar de não ser tão popular no Brasil, o nome Simão obteve mais de 11 mil meninos registrados com ele de 1930 a 2000. Foi dado a mais de uma pessoa na bíblia.

Uma das personalidades mais importantes dela se chamava Simão, sendo batizado depois como Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo. ‘’Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;’’ (Mateus 10:2)

O nome tem origem no hebraico Shim'on, que deriva do elemento shamá que quer dizer "ele ouviu". Ficando com o significado de "aquele que ouve", "ouvinte".

Zion

Zion é um nome masculino diferente e pouco popular no Brasil, mas apresenta um lindo simbolismo ligado à confiança e à segurança.

Remete a cidade que foi construída pelo rei Davi, antes sendo um monte em Jerusalém, que corresponde ao Monte Sião, em português. Por conta disso fica com o significado de ‘’terraprometida’’.

Áquila

O nome masculino Áquila apresenta uma sonoridade forte, assim como o seu simbolismo. Surgiu a partir de um apelido romano e significa ‘’águia’’.

Ele remete a um personagem do novo testamento da bíblia, que é citado no livro Atos dos Apóstolos 18, sendo casado com Priscila e amigo do apóstolo Paulo.

‘’Ali, encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los (...)’’ (Versículo 2)

Zaqueu

Com um simbolismo conectado à inocência e à puridade, esse nome tem origem no hebraico Zakkáy, a partir do elemento zak, que literalmente significa “puro”, “inocente”. Mais lindo impossível, não é mesmo?

Também ganha o significado de "o que tem pureza". Na bíblia, o personagem que carrega esse nome é um homem rico, responsável por coletar os impostos em Jericó. Ele abriga Jesus Cristo em sua casa.

‘’Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje". Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um pecador". (Lucas 19:5-6-7).

Baruc

Esse nome é bastante original e cada vez vem ganhando mais popularidade no Brasil. Uma variação ortográfica desse nome é Baruque.

Baruc é um personagem que aparece no antigo testamento da bíblia. Era um escrivão e um funcionário administrativo babilônico, além de ser amigo de Jeremias. ‘’Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo, conforme­ Jeremias ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado.’’ (Jeremias 36:4)

O nome é considerado bíblico, com origem hebraica e significa “bem-aventurado”, “próspero”, “afortunado”, “feliz”.

Lemuel

Com apenas 771 meninos registrados com esse nome no Brasil entre 1950 e 2000, Lemuel é um nome bíblico, que apresenta origem hebraica e significa “consagrado a Deus”, “aquele que se dedica a Deus”, “aquele que pertence a Deus”.

Lindo simbolismo, não é mesmo? Sua aparição na bíblia se deu no antigo testamento, mais precisamente no livro Provérbios 31, onde ele fala sobre os seus ditados, como um homem sábio.

‘’Ditados do rei Lemuel; uma exortação que sua mãe lhe fez: "Ó meu filho, filho do meu ventre, filho de meus votos, não gaste sua força com mulheres, seu vigor com aquelas que destroem reis.’’ (Versículos 1, 2 e 3)

Areli

Esse é um nome bíblico pouco conhecido, mas que carrega um lindo e forte simbolismo. Com origem hebraica significa ‘’leão de Deus’’ e ‘’herói’’.

Areli foi um dos filhos de Gade, que aparece no antigo testamento, no livro Gênesis 46. ‘’Estes foram os filhos de Gade: Zefom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli.’’ (Versículo 16)

Malaquias

Malaquias é um nome masculino, originado a partir do hebraico Malaqhiáh / mal'ākhī, uma junção dos termos malaqn, que significa “mensageiro”, e lah, que quer dizer Javé (Deus).

Este é também considerado um nome bíblico, por ter sido um célebre profeta, conforme narra o Livro de Malaquias no Antigo Testamento da Bíblia. Malaquias apresenta os significados de “enviado de Deus” ou “mensageiro de Deus”.

Efraim

Efraim é um nome masculino raro pelo mundo que tem origem a partir do hebraico Ephráyim. Ele é uma derivação da palavra parah, que significa “era fértil”, e do aramaico perá, que pode ser traduzido como “frutificar”.

Dessa forma, apresenta os significados de “frutífero”, “fértil” e, por extensão, o significado relacionado com a "fertilidade". Ele pode ser traduzido também como "aquele que multiplica".

Eliseu

O nome Eliseu possui dois significados atribuídos de origens diferentes. Pode ter vindo do hebraico Elisha como resultado da junção dos elementos El, que significa “Deus” e yésha, que significa “salvação”. Dessa forma, significa “Deus é salvação” e, por extensão, "Meu Deus é salvação", “Deus é o meu auxílio”.

A outra hipótese sugere que a origem do nome pode também ser o mesmo que Elísio, do grego Elysion, que significa “do Elísio”, o qual se traduz para “lugar, ou moradia, agradável”. Esse, de acordo com a mitologia grega, é o nome dado ao local para onde a alma das pessoas virtuosas, tal como a dos heróis, eram enviadas.

Nomes bíblicos diferentes para meninas

Sarai

Na verdade esse é um nome alternativo para Sara, até porque quando Abraão foi para a terra prometida levando a sua esposa, eles se chamavam Sarai e Abrão.

Apresenta um lindo significado, com origem a partir do hebraico Sarah, quer dizer literalmente “princesa”.

No antigo testamento da bíblia ela é dita como uma mulher muito bonita. ‘’Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: "Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: 'Esta é a mulher dele'. E me matarão, mas dei­xarão você viva. Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e mi­nha vida seja poupada por sua causa". (Gênesis 12: 11-12-13)

Ada

Nessa moda de nomes curtos, uma boa opção de nome bíblico é Ada. Este era o nome de uma das esposas de Lameque, mencionada no livro Gênesis.

‘’Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada; a outra, Zilá.’’ (Gênesis 4:19). Com origem incerta, esse nome pode ter surgido do germânico Eada, influenciado pelo hebraico Édhen, que significa “lugar de delícias”.

Já a partir do hebraico iddo, uma abreviatura de addayah, quer dizer “o Senhor concedeu benefícios”. E por último com origem no hebraico Adah, significa “ornamento”, “beleza”.

Hosana

Lembra da expressão ‘’Hosana nas Alturas’’? Ela tem origem no latim e no hebraico, sendo uma forma de pedir ajuda ao Senhor (Deus).

Por conta disso, Hosana não surgiu como nome próprio, mas foi adaptado. Com origem na palavra aramaica Hosha' na', significa "ajuda!" ou "me liberte, eu peço!".

Fica com o significado total de “louvor ao Senhor”, "salvadora", "libertadora", "a que resgata".

Quézia

Esse nome feminino foi dado a uma das filhas de Jó, que aparece no antigo testamento da bíblia.

Tem um sentido muito delicado, com origem no hebraico Kesiah, o qual, por sua vez, origina-se nos termos também hebraicos Kiddah ou qetziáh, quer dizer “perfumada”.

‘’Também teve ainda sete filhos e três filhas. À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque.’’ (Jó 42:13-14)

Jezabel

Tanto esse nome quanto a sua variação gráfica Jezebel são considerados nomes bíblicos. Ele foi dado a rainha fenícia de Israel, casada com o rei Acabe.

No antigo testamento esse nome carregava uma conotação negativa, pois a personagem costumava adorar mais de um deus. ‘’(Nunca existiu ninguém como Acabe que, pressionado por sua mulher, Jezabel, vendeu-se para fazer o que o Senhor reprova.’’ (1 Reis 21:25)

Porém, com o passar do tempo o nome foi perdendo mais esse sentido. Com origem no hebraico ‘Iyzebel ou Izével, significa “Baal exalta”, “Baal é marido” ou "onde está o príncipe?".

Yarin

Com uma sonoridade suave e bonita, esse nome feminino também tem sua simbologia ligada à compreensão. A partir do hebraico, significa “aquela que entende e ouve”.

É um nome bíblico que remete a uma mulher samaritana que Jesus encontrou quando foi beber água em um poço.

‘’Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". (João 4:6-7)

Séfora

Com um simbolismo muito delicado e ligado à natureza, esse nome remete a uma personagem que teve um grande protagonismo na bíblia, além de ser a esposa de Moisés. Ela também ficou conhecida como Zípora.

‘’Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.’’ (Êxodo 2:21)

O nome tem origem a partir do hebraico, com tradução para o árabe na forma de Safura, que significa "pássaro" ou "pequena ave".

Maressa

Esse nome foi dado a uma cidade antiga em Israel, nos tempos do antigo testamento bíblico, era uma cidade localizada no topo de uma montanha.

Por conta disso, ficou com o significado de “aquela que vê”. ‘’Queila, Aczibe e Maressa. Eram nove cidades com seus povoados.’’ (Josué 15:44)

Atalia

Esse nome é considerado unissex, apesar de ser mais usado como gênero feminino. Foi dado a uma personagem da bíblia que não foi considerada muito boa pelo povo na época. Ela acabou por se casar com o rei de Judá, Jeorão, e ser regente no reino.

‘’Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão e irmã de Acazias, pegou Joás, um dos filhos do rei que iam ser assassinados, e o colocou num quarto, com a sua ama, para escondê-lo de Atalia; assim ele não foi morto. Seis anos ele ficou escondido com ela no templo do Senhor, enquanto Atalia governava o país.’’ (2 Reis 11:2-3)

Seu nome tem origem no nome hebraico Athaliah, que significa “Deus é exaltado” ou “Javé é exaltado”.

Zilá

Como já foi visto antes, Zilá era a outra esposa de Lameque, junto com Ada. Ela deu à luz ao menino Tubalcaim e a menina Naamá.

O significado do seu nome remete ao cuidado e à proteção, assim como as mamães. Com origem no hebraico Tzilah, que quer dizer literalmente “a que dá sombra”, por extensão fica “a que protege” ou “a protetora”.

‘’Disse Lameque às suas mulheres: "Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: Eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou.’’ (Gênesis 4:23)

Veja também: