Bárbara

Significado do Nome Bárbara

Bárbara: Significa "estrangeira", "forasteira" ou "a estranha". 

Bárbara surgiu a partir da palavra grega bárbaros, de barbar, que significa "língua incompreensível".

"Bar-bar" era o que os gregos diziam que ouviam quando não entendiam os estrangeiros falando. Era o equivalente ao atual "blá-blá" em português.

O nome Bárbara era considerado um adjetivo entre os antigos romanos, utilizado para designar toda a mulher que não era natural do império romano. 

Ao longo dos anos, o Império Romano travou guerras e combates com vários povos estrangeiros e muitos deles considerados bastante violentos. Assim, começaram a ficar conhecidos como "bárbaros", iniciando a transformação da palavra em um nome próprio.

Segundo a história, acredita-se que não tardou para que a conotação do nome fosse relacionado às meninas estrangeiras ou que pareciam estrangeiras. 

O nome se tornou bastante popular com Santa Bárbara, uma jovem que viveu no século IV e que era filha de um oficial romano.

A menina teria sido decapitada pelo próprio pai ao confessar que estava seguindo as doutrinas do Cristianismo. Ela transformou-se em um exemplo de fé para muitas jovens cristãs que foram batizadas com o nome de Bárbara depois.

Santa Bárbara é considerada a padroeira dos arquitetos, dos engenheiros e de todos os que trabalham com explosivos. Isso porque, de acordo com a lenda, um raio atingiu os seus executores logo após a sua morte.

É um nome com sonoridade forte e marcante, características que fazem com que Bárbara seja um nome bastante popular entre os brasileiros.

Entre alguns apelidos que as pessoas batizadas com este nome recebem, destaca-se Babi.

Origem do Nome Bárbara

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Bárbara

Outras Informações do Nome Bárbara

Bárbara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.