Renato

Significado do Nome Renato

Renato: Significa "renascido", "nascido de novo" ou "ressuscitado". 

Tem origem do latim renatus. Uma vez que natus significa "nascer" e o prefixo re se trata de uma repetição do ato, Renato tem o significado de "renascer", "nascido de novo" ou "ressuscitado".

Ficou bastante popular e se tornou uma referência entre os cristãos após o episódio em que Jesus Cristo disse a Nicodemos que era preciso renascer de novo caso quisesse ver o verdadeiro Reino de Deus:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João, 3-3)

Este bonito nome predominantemente masculino reflete, assim, a capacidade detida pelas pessoas que não se deixam vencer, que têm força de vontade e que conseguem se recuperar das experiências más.

Este nome que se tornou comum na França, principalmente pela influência de S. René ou Renatus, bispo de Angers, que viveu no século V. Na Inglaterra o nome surgiu por volta do século XVII, na forma latina de Renatus.

Em uma interpretação metafórica, Renato significa "aquele que sobrevive" ou "aquele que tem a força vital duplicada". É considerado um nome místico, utilizado pela sociedade cristã para refletir a dupla vida dos seres humanos: a ressurreição após a morte.

Em alguns países de língua hispânica, a contradição entre as palavras "rey" (rei) e "nato" (nascer), faria com que Renato significasse "o nascimento de um rei".

Na língua francesa, o nome ganhou a versão René e Renée

Renato também é um nome muito popular na Polônia, República Checa, Croácia e Eslováquia. 

A versão feminina do nome Renato é Renata. Ambos os nomes são bastante comuns no Brasil e em Portugal.

Origem do Nome Renato

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Renato

Outras Informações do Nome Renato

Renato

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.