Ana

Significado do Nome Ana

Ana: Significa "graciosa" ou "cheia de graça".

O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça".

Esse nome feminino reflete um simbolismo de dádiva ou oferta.

Nomes compostos com Ana

Esse nome é provavelmente um dos nomes femininos mais difundidos em todo o Ocidente, na sua forma simples ou em combinações com outros nomes próprios, como, Ana Paula, Ana Luiza, Ana Clara, Ana Beatriz, Ana Carolina, Ana Júlia, Ana Laura, Ana Lívia e Ana Maria.

Outras composições: Ana Alice, Ana Vitória, Ana Cláudia, Ana Sofia, Ana Cristina, Ana Lúcia, Ana Flávia, Ana Cecília, Ana Letícia, Ana Lara, Ana Carla, Ana Rita, entre outras.

O nome Ana na Bíblia

Há pelo menos três personagens bíblicas com este nome, onde duas delas se destacam. A primeira é mencionada no Velho Testamento como a mãe do profeta Samuel, conhecida por ter engravidado em idade muito avançada. A segunda aparece no Novo Testamento como uma profetisa que reconhece o menino Jesus como o Messias.

Curiosidades sobre o nome Ana

Foi um nome muito popular durante o Império Bizantino. Na Idade Média tornou-se muito comum entre os cristãos ocidentais, o que ocorreu sob influência da reverência à Santa Ana.

Apesar de não haver nenhuma confirmação, Santa Ana é considerada a mãe da Virgem Maria e padroeira dos carpinteiros, moedeiros, dos bons cavaleiros, das rendeiras e avós.

O nome surgiu na Inglaterra pela primeira vez no início do século XIII, mas tornou-se popular apenas no início do século XVII. Isso aconteceu quando os ingleses o confundiram erroneamente como uma variante de Agnes.

Foi encontrado pela primeira vez em Portugal em documentos datados na primeira metade do século XVI.

Origem do Nome Ana

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Ana

Outras Informações do Nome Ana

Ana

Derivações do Nome Ana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.