Ana Luíza

Significado do Nome Ana Luíza

Ana Luíza: Significa “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa” ou “famosa na guerra com muita graça”.

Ana Luíza é um nome composto por dois nomes de origens diferentes, Ana e Luíza.

Ana tem origem no hebraico Hannah, que quer dizer “graça, cheia de graça”, a partir da forma posterior vinda do latim Anna.

É nome de pelos menos três personagens bíblicas, nas quais duas são destacadas.

Uma delas, citada no Antigo Testamento, é a mãe do profeta Samuel, conhecida por o ter gerado muito idosa, após várias tentativas frustradas.

Outra, mencionada no Novo Testamento, é uma profeta vinda de Jerusalém que reconhece o menino Jesus como o Messias.

Ana é um nome muito antigo, bastante popular durante o Império Bizantino. Tornou-se comum entre os cristãos ocidentais por influência da Santa Ana, reverenciada como a mãe da virgem Maria e avó de Jesus Cristo.

Luiza é a variante feminina de Luiz, uma versão gráfica de Luís, que surgiu através do nome vindo do germânico Chlodovech, Hlodoviko.

Seu significado, “combatente gloriosa, guerreira famosa ou famosa na guerra”, resulta da junção dos termos hlud, que significa “famoso, ilustre”, e wig, que quer dizer “batalha, guerra”.

A versão masculina Luís surgiu a partir da variante germânica Ludwig, que chegou ao latim como Ludovicus e ao francês como Louis, dando origem a Luís.

A forma feminina Luísa foi encontrada inicialmente na Inglaterra em 1646 como Luese, tornando-se comum somente por volta do século XVIII.

Apresenta como variante gráfica Anna Luíza.

Origem do Nome Ana Luíza

Origem: Hebraica, Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ana Luíza

Ana Luíza

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.