Luiza

Significado do Nome Luiza

Luiza: Significa “combatente gloriosa”, “guerreira ilustre”, “gloriosa nas batalhas”.

O nome é a variante feminina de Luís, ou da variante gráfica Luiz. Ele tem origem no germânico Chlodovech, Hlodoviko, Ludwig e é formado pelos elementos hlud, que quer dizer “glória, ilustre”, e wig, que significa “batalha, guerra”.

Como resultado dessa junção, Luiza tem o sentido de “combatente gloriosa”, “guerreira ilustre”, “gloriosa nas batalhas”.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome que reflete coragem e distinção, acreditando-se que possivelmente as meninas assim registradas sejam detentoras desses mesmos atributos.

Muito utilizado como Luísa, foi encontrado na Inglaterra em 1646 sob a forma de Luese, mas só tornou-se popular naquele país por volta do século XVIII.

A base deste nome foi introduzido na Inglaterra após a conquista normanda e, em Gales, é adotado como uma anglicização do nativo Llewelyn. Em Portugal, foi encontrado em documentos datados dos séculos XIII e XIV.

Há santas e rainhas com esse nome, que é popular no nosso país também na variante gráfica Luísa. São exemplos: a santa Luísa de Marillac e a rainha Luísa de Gusmão.

No Brasil, as meninas batizadas com esse nome costumam ser afetivamente chamadas de Lu, Liz ou Lisa.

Apresenta como variantes Louise, em francês; Loise, em inglês; Ludwig, em alemão.

Origem do Nome Luiza

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Luiza

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.